Saltar para o conteúdo
uma mulher vestindo a máscara em um aluno na volta às aulas pós-pandemia

Volta às aulas pós-pandemia: como um programa bilíngue pode ajudar?

Um dos maiores efeitos da pandemia do Coronavírus foram as exigências de novas medidas e cuidados para garantir a segurança de todos, algo que impactou diretamente as instituições de ensino. Depois de tantos meses com as portas fechadas, os gestores agora se preparam para uma volta às aulas pós-pandemia completamente diferente e desafiadora.

Com as atividades em sala de aula suspensas, coordenadores, professores e alunos tiveram que se adaptar à rotina do ensino à distância. Obviamente, esse processo não foi nada fácil; houve a necessidade de treinar os professores para enfrentar essa nova realidade e serem capazes de dar suporte aos alunos que não tinham condições e infraestrutura para acompanhar as aulas online.

Felizmente, agora chegou o momento de reabrir as portas da escola e receber a comunidade escolar de braços abertos. Contudo, sua instituição está preparada para receber os alunos e professores? Para te ajudar nessa questão, o Edify preparou o conteúdo a seguir para que você entenda como firmar uma parceria com um programa bilíngue pode facilitar a volta às aulas. Veja só!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Por que apostar em parcerias para a sua escola se destacar na volta às aulas pós-pandemia?

Depois de tanto tempo com as portas fechadas, não é incomum que muitas escolas sintam dificuldades para “voltar aos trilhos”. Algumas instituições, por exemplo, sofreram com a perda de alunos, dispensa de profissionais e outros aspectos trazidos por um período tão instável.

Nesse sentido, uma das soluções para retornar a todo vapor, o mais rápido possível, é contar com a parceria de outra instituição, como um programa bilíngue, especialmente se ela estiver em conformidade com as novas normas vigentes, como BNCC e Novo Ensino Médio que, como bem sabemos, exige uma preparação das escolas. A partir disso, sua instituição terá a oportunidade de oferecer aos estudantes uma Educação Bilíngue — excelente forma de inovar no novo ano letivo — e aproveitar soluções como:

  • suporte permanente: sua instituição receberá o apoio necessário para fazer com que o novo programa de ensino presencial funcione da melhor forma possível. Sempre que uma dúvida surgir, os gestores poderão contar com um canal de contato direto a qualquer hora;
  • acompanhamento pedagógico: os coordenadores também receberão o suporte de um time pedagógico altamente qualificado e com anos de experiência no mercado. Tudo para se certificar de que a aprendizagem dos estudantes ocorra com eficiência durante as aulas presenciais e/ou híbridas;
  • capacitação contínua dos docentes: haverá mais recursos e infraestrutura para oferecer o aprimoramento continuado dos professores e de toda a equipe escolar. Assim, eles se manterão atualizados sobre os avanços no setor educacional nesse novo cenário, por meio de cursos, workshops, oficinas, entre outros;
  • suporte de marketing online e offline: além do apoio interno, sua instituição também receberá suporte para trabalhar as campanhas de marketing, a fim de captar novos alunos no pós-pandemia e tornar pública as ações importantes como a adoção de um programa bilíngue – essa é uma ótima forma, inclusive, de mostrar valor aos pais dos alunos. Assim, a nova parceria pode oferecer as ferramentas necessárias, como peças físicas e digitais para divulgação.

Como um programa bilíngue diferencia a sua escola e resolve problemas da volta às aulas no “novo normal”?

Ficou claro que, com o COVID-19, adotamos novos pensamentos e comportamentos. Por isso, podemos afirmar que isso afetará a rotina de toda a comunidade escolar no volta às aulas pós-pandemia. Manter os cuidados com a higienização e o distanciamento social, bem como se adaptar às mudanças nas estratégias de ensino nos mostra um cenário que não era sequer cogitado há alguns anos.

Nesse sentido, a parceria com um programa bilíngue pode ajudar sua escola a se destacar nesse novo cenário, além de auxiliar a resolver os “problemas” do novo normal. Veja a seguir alguns deles!

Suporte que faz diferença no recrutamento de professores

Assim que sua instituição fechar a parceria com um programa bilíngue, precisará de professores capacitados para ensinar na língua inglesa. Desse modo, a empresa parceira deve oferecer todo o suporte necessário para atrair, avaliar, recrutar e formar os novos profissionais.

Então, assim que sua escola publicar as vagas para docentes, uma equipe especializada deve alinhar os horários e dias adequados para começar a seleção dos candidatos, junto ao seu time de coordenadores pedagógicos. Como dissemos mais acima, esse apoio será fundamental para que o novo programa escolar seja implementado com sucesso.

E não é só isso! Na prática, sua instituição passará a avaliar bem de perto cada candidato, em um processo que inclui um teste escrito, uma atividade escrita e uma entrevista oral. Afinal, é importante garantir a contratação de professores altamente capacitados.

Apoio pedagógico para o seu corpo docente superar os novos desafios da sala de aula

Outro problema comum a ser enfrentado pelas escolas na volta às aulas pós-pandemia é a dificuldade da equipe em se adaptar aos desafios trazidos pela nova rotina. Também abordamos nos tópicos anteriores a importância de investir na qualificação continuada da equipe de profissionais da sua instituição.

Isso porque, os professores, diretores, coordenadores e outros membros da comunidade escolar precisarão estar preparados para guiar os estudantes no retorno às aulas presenciais, além de passar o conteúdo planejado com sucesso — especialmente se a sua escola resolver adotar o ensino híbrido. Ainda mais, a qualificação continuada também contribuirá para manter a equipe engajada em uma época de instabilidade.

Desse modo, a instituição parceira bilíngue entra com forte suporte pedagógico para garantir que o seu corpo docente supere os novos desafios da sala de aula e se mantenha engajado. Até porque, além de contratar novos docentes, você, como gestor, também deve instruí-los sobre as diretrizes da escola, como regras de conduta, perfil educacional, valores e outros.

Converse com um dos nossos consultores!

Apoio de marketing para destacar a sua escola no mercado na volta às aulas pós-pandemia

Se criar uma campanha de marketing para atrair novos alunos em épocas normais já era trabalhoso, na volta às aulas pós-pandemia, então, nem se fala! Essa é uma das razões pelas quais a sua escola precisará do apoio de um programa bilíngue para se destacar no mercado e aprimorar suas estratégias de divulgação.

Com a chegada de um novo ano letivo, os coordenadores e gestores devem prestar bastante atenção nas ações de marketing, a fim de garantir que elas gerem ótimos resultados para a escola. Para isso, é crucial montar um planejamento bem estruturado, com o esforço de toda a equipe profissional escolar, especialmente o setor administrativo, que mantém contato direto com os responsáveis dos alunos.

Porém, sabemos que montar uma campanha do zero é bem complicado. Ainda mais se a sua instituição está voltando da pandemia com recursos escassos. Nesse sentido, a parceria com um programa bilíngue te ajudará nos seguinte pontos:

  • organizar as campanhas de matrícula antecipadamente;
  • mostrar aos responsáveis que sua instituição acompanha as últimas tendências da educação;
  • criar peças publicitárias realistas para as campanhas;
  • usar estratégias para conquistar a confiança dos responsáveis que têm pouco conhecimento sobre a sua escola;
  • usufruir das redes sociais para divulgar a instituição;
  • investir em materiais didáticos atraentes, para manter o interesse dos alunos e a satisfação dos responsáveis;
  • comunicar aos responsáveis, da melhor forma, que uma escola com programa bilíngue é um investimento essencial para o futuro das crianças e jovens.

Depois de aprender como uma parceria com um programa bilíngue pode ajudar sua intuição a voltar com tudo na volta às aulas pós-pandemia, não perca tempo e comece já a pesquisar quais soluções estão disponíveis e oferecem as vantagens que sua escola precisa. O Edify está disponível para acompanhar o retorno das aulas presenciais da sua escola e dar apoio no que mais você precisar. Conte sempre com a gente!

Gostou deste conteúdo? Então, clique no banner abaixo e aprenda a diferença entre Escola Bilíngue vs Programa Bilíngue com o Edify!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

captacao_de_alunos

Captação de alunos: ferramentas de marketing para escolas

O cenário da educação vem enfrentando diversas mudanças, assim como outros segmentos do mercado (não precisamos repetir aquela história batida da maior empresa de transporte de passageiros do mundo não possuir veículos em sua frota,…

parceria_de_negocios

Parceria de Negócios: Qual a Opinião dos Parceiros do Edify

No mundo empresarial, uma parceria de negócios bem-sucedida vai muito além de uma simples transação comercial; envolve confiança mútua, comprometimento e uma visão compartilhada de sucesso. No caso do Edify, uma empresa focada em soluções…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!