Aprender Inglês é fundamental, pois se trata do idioma mais falado no mundo¹. Sua importância se revela especialmente no mercado de trabalho, na cultura e na economia. Hoje, a formação de cidadãos plurais e com senso crítico apurado não pode mais ser feita sem a introdução nesta língua global.
Por isso, ter acesso às estratégias que atendem demandas de aprendizagem no contexto brasileiro e internacional é mais do que necessário para que o ensino de línguas seja efetivo. Nas escolas mais atentas às exigências atuais, o bilinguismo se torna agente na promoção do desenvolvimento de habilidades, ultrapassando os limites do funcionalismo.
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nas razões pelas quais o inglês é tão importante na sociedade atual, além de mostrar as vantagens de conhecer o idioma no ambiente escolar, logo nos primeiros anos do aprendizado. Acompanhe!
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Razões pelas quais todos devem aprender inglês
Primeiro, vamos falar da importância do conhecimento e da autonomia em Língua Inglesa. Afinal, saber inglês continua sendo relevante? Por que as potencialidades do inglês se destacam frente aos outros idiomas? Aqui, listamos algumas (mas não todas) razões pelas quais o inglês deve fazer parte da vida cotidiana.
1. A Língua Inglesa tem status de língua franca
Por possuir cerca de 1.2 bilhões de falantes atualmente, o Inglês é considerado uma língua franca. Essa nomenclatura define qualquer língua que seja eleita por comunidades multilíngues como meio de comunicação.
Como consequência do avanço e mudança dos meios de vida, a necessidade de saber se comunicar nesse idioma universal deixou de ser apenas uma adição no currículo e tornou-se uma necessidade. Mais do que isso, a boa formação de cidadãos globais exige ferramentas que propiciem sua participação ativa no mundo, viabilizando a expansão de seus sonhos e objetivos.
As novas formas de comunicação e criação de relações se transformaram, ultrapassando barreiras de distância, cultura e língua. Por isso, é possível responder de forma muito mais fácil e atrativa a famosa pergunta que muitos professores e coordenadores pedagógicos já ouviram: “por que aprender Inglês?”.
Porque ele nos permite entrar em contato com diferentes povos, dividir culturas e experiências, além de aumentar a criatividade e provocar até mesmo ganhos emocionais, trazendo um mar de possibilidades no futuro de crianças e adolescentes.
2. Permite o acesso a informações valiosas
O mundo globalizado é cada vez mais dominado por sistemas e interações via internet, o que democratizou o acesso a informações e oportunidades. Grande parte dessas interações se dão em Língua Inglesa, e aqueles que dominam o idioma podem transitar pela web e trocar experiências de maneira muito mais completa.
Nos âmbitos da cultura e da ciência, o conhecimento do inglês permite o consumo de peças de mídia e trabalhos acadêmicos sem a necessidade de traduções, com compreensão rica das nuances e sutilezas visíveis apenas no formato original dos conteúdos.
3. Estimula a criatividade e o desenvolvimento cognitivo
Conhecer um segundo idioma é introjetar um leque completamente novo de conceitos e referenciais. No processo de entendimento efetivo de uma nova língua, o falante adquire também uma nova perspectiva sobre o mundo, gerada pela cultura na qual aquele idioma nasceu.
Essa pluralidade de referenciais enriquece o repertório mental e é muito importante para a criatividade. Ao mesmo tempo, a cognição é estimulada pelas rápidas alternâncias entre códigos que uma pessoa bilíngue precisa fazer para se comunicar em duas línguas.
4. Abre portas no meio acadêmico e profissional
Cada vez mais empresas brasileiras e estrangeiras procuram investir em profissionais habilidosos e que saibam se comunicar em Língua Inglesa, pois operam em várias localidades do globo. Um bom exemplo disso é o ramo da programação, que ganha espaço a cada ano. Nesta atividade, o inglês está presente em quase todos os aspectos: da nomenclatura ao network entre profissionais.
No Brasil atual, porém, o número de candidatos qualificados com domínio do inglês é muito inferior às demandas do mercado. Segundo a pesquisa intitulada “Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil” realizada pelo Instituto Data Popular e pelo British Council, apenas 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês². De acordo com a pesquisa, a “falta de um ensino básico de qualidade, somada ao baixo acesso a cursos privados de inglês, faz com que o mercado de trabalho tenha dificuldade em encontrar profissionais com proficiência na língua”.
5. Integração cultural
Aprender inglês também significa ter acesso a um vasto universo cultural. Desde a literatura clássica até a música contemporânea, o cinema, e as séries de televisão, a maior parte das produções culturais globais é originalmente em inglês. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de consumir esses conteúdos de forma autêntica, sem as distorções que podem ocorrer em traduções. Além disso, aprender inglês permite uma melhor compreensão de referências culturais globais, facilitando a participação em discussões e interações culturais mais ricas e diversificadas.
6. Melhoria nas habilidades de comunicação
O aprendizado de uma segunda língua, especialmente o inglês, pode melhorar significativamente as habilidades de comunicação. Isso não se limita apenas à comunicação em inglês, mas também reflete na capacidade de se expressar melhor na língua materna. Estudos mostram que indivíduos bilíngues tendem a ter uma melhor compreensão da estrutura linguística e são mais eficazes em articular seus pensamentos e ideias. Além disso, aprender inglês, que é um idioma amplamente estudado, pode ajudar a identificar padrões e estruturas em outras línguas, facilitando a aprendizagem de mais idiomas no futuro.
7. Aumento da competitividade acadêmica
Para estudantes que desejam seguir uma carreira acadêmica, o inglês é indispensável. Muitas das principais universidades e centros de pesquisa do mundo estão em países de língua inglesa ou conduzem suas atividades predominantemente em inglês. Dominar o idioma permite que estudantes possam participar de programas de intercâmbio, aplicar para bolsas de estudo internacionais, e acessar uma vasta gama de publicações científicas. Isso amplia significativamente as oportunidades acadêmicas e de pesquisa, contribuindo para uma formação mais robusta e competitiva.
8. Preparação para um futuro globalizado
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde as barreiras geográficas são constantemente superadas pela tecnologia e pela interconexão dos mercados. Neste cenário, o inglês se destaca como a língua do comércio internacional, da diplomacia e da tecnologia. Preparar os estudantes para este futuro implica garantir que eles sejam proficientes em inglês, capacitando-os para participar de um mundo onde as oportunidades e os desafios são globalmente interconectados. A fluência em inglês oferece uma vantagem significativa na hora de navegar por esse ambiente globalizado, seja em busca de oportunidades de emprego, em negociações comerciais, ou na simples troca de conhecimento e cultura.
9. Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas
O processo de aprender uma nova língua envolve muita resolução de problemas. Os estudantes precisam constantemente decifrar novas palavras e frases, entender contextos diferentes, e aplicar regras gramaticais. Esta prática contínua desenvolve habilidades de resolução de problemas que são transferíveis para outras áreas do conhecimento e da vida. A capacidade de enfrentar e superar desafios linguísticos prepara os estudantes para lidar com problemas complexos em outras disciplinas e no mundo real.
10. Empoderamento pessoal
Por fim, mas não menos importante, aprender inglês pode ser uma experiência profundamente empoderadora. A aquisição de uma nova língua abre portas para novas experiências e horizontes, proporcionando um senso de realização pessoal. Este sentimento de conquista pode aumentar a autoconfiança e a autoestima dos estudantes, motivando-os a buscar continuamente o aprendizado e o crescimento pessoal. Além disso, a capacidade de se comunicar em inglês permite que os indivíduos se sintam mais conectados ao mundo ao seu redor, ampliando sua rede social e profissional.
Quais são os benefícios de aprender inglês na escola?
Melhora cognitiva e de memória, compreensão mais diversificada do mundo, pensamento crítico e empatia são apenas alguns dos benefícios de quem aprende a Língua Inglesa no contexto escolar. O processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras se diferencia da proposta das escolas de idiomas, que visam trabalhar os aspectos mais técnicos e gramaticais, de maneira isolada do restante da experiência acadêmica e de vida dos estudantes.
Os estudos acerca desse tópico evoluíram com o surgimento de programas de ensino bilíngue, uma tendência nacional. A abordagem CLIL ganhou mais espaço, por ser mais inclusiva e abrangente que outras metodologias. O “Content and Language Integrated Learning” ou Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, é aplicado quando se faz o ensino de uma língua estrangeira através de outra disciplina do currículo.
Assim, a formação acadêmica se faz mais completa e participativa, estimulando os estudantes a fortalecerem ou expandirem seu interesse por meio de atividades diversas e plurais, como é o caso do programa Edify Essential. De caráter inter e multidisciplinar, o Essential trabalha retomando conteúdos já vistos no componente curricular, de forma que facilita o engajamento e elimina o sentimento de insegurança ao dar os primeiros passos no bilinguismo.
Oferecer ambientes, materiais e táticas efetivas é essencial para a fruição do interesse e domínio dos estudantes. Isso também acontece no programa Edify Premium Plus, uma inciativa que ensina elementos básicos da programação para crianças, incluindo letramento midiático por meio de uma metodologia que inclui uma sólida base linguística.
Para sistematizar, aqui vai uma lista das principais vantagens do aprendizado de Língua Inglesa dentro da escola, logo no início da vida acadêmica, em especial no modelo bilíngue:
O planejamento é integrado
É feita a junção da Língua Inglesa com os demais conteúdos para auxiliar o processo de aprendizagem. Isso convida os estudantes a se engajarem nas discussões usando a língua como meio para interação social. Esse método também previne que o conhecimento do inglês fique represado e isolado das demais rotinas do estudante, garantindo a constituição de habilidades reais de comunicação.
A carga horária é estendida
Na grade curricular ou no contraturno, entendemos que, quanto maior o tempo de exposição ao idioma, mais rápido será para o aprendiz adquirir fluência em língua inglesa. Vale ressaltar que o parecer do CNE indica que o mínimo de 3h de aulas semanais deve ser utilizado pelas escolas para a educação bilíngue.
O foco permanece no sujeito e suas habilidades
Na educação bilíngue, o ensino de Língua Inglesa possui foco centrado no estudante, com uma abordagem comunicativa visando o desenvolvimento de habilidades linguísticas com enfoque na comunicação oral.
A autonomia é valorizada
A aprendizagem da Língua Inglesa é baseada em projetos em que os estudantes serão convidados a se tornarem agentes de sua própria aprendizagem, usando a língua adicional como um meio para a busca coletiva de soluções para as problemáticas apresentadas em sala de aula.
Há maior comodidade para estudantes e responsáveis
Com a garantia de um ensino de qualidade do inglês na escola, os estudantes não precisarão se deslocar para outro ambiente, conformar-se a outros cronogramas e adaptar-se a novas dinâmicas de aprendizado.
Inovação Pedagógica: Integrando o Inglês como Ferramenta de Aprendizagem Multidisciplinar
No cenário educacional contemporâneo, a integração do inglês como língua de instrução em disciplinas além das linguísticas representa uma inovação pedagógica crucial. O modelo CLIL (Content and Language Integrated Learning) exemplifica essa abordagem, onde o inglês não é apenas ensinado como uma habilidade isolada, mas é utilizado como meio para explorar e compreender conteúdos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento. Ao adotar essa metodologia, as escolas não apenas fortalecem as habilidades linguísticas dos alunos, mas também enriquecem seu entendimento em disciplinas como ciências, matemática, história e artes.
Em um contexto CLIL, os estudantes são expostos a um ambiente de aprendizagem que vai além da simples tradução de palavras e frases. Eles aprendem a comunicar ideias complexas, a discutir conceitos abstratos e a participar ativamente de debates acadêmicos, tudo isso em inglês. Isso não apenas promove a fluência na língua, mas também desenvolve habilidades cognitivas essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.
Além disso, os programas bilíngues e o ensino integrado de conteúdos e língua preparam os alunos para um futuro profissional globalizado. Empresas e organizações valorizam profissionais que não apenas dominam o inglês, mas que também têm experiência em aplicar esse conhecimento em contextos variados. Os alunos se beneficiam ao adquirir não apenas competências linguísticas, mas também competências interculturais e globais que são essenciais em um mundo onde a colaboração internacional e a diversidade são cada vez mais valorizadas.
Quais são as diferenças entre ensino bilíngue e cursos de idiomas?
O ensino de línguas como conhecemos nas escolas de idiomas não é capaz de suprir as necessidades de integração e desenvolvimento necessárias nos dias atuais. Por serem voltadas para o aspecto funcionalista, as técnicas disponíveis focam na repetição, elementos gramaticais e oralidade mecanizada.
Já no caso do bilinguismo, o que acontece é o caminho inverso. O inglês age como agente facilitador entre quem estuda e os conteúdos que lhe são apresentados. A imersão que esse método insere no cotidiano de professores e estudantes faz com que a integração desse novo idioma seja mais natural e atraente.
Ainda pensando nessa linha de atuação, o Edify trouxe mais um programa que promove a fruição das habilidades socioemocionais, com materiais completos e especificamente criados para estimular a criatividade de forma lúdica e que acompanha as fases de desenvolvimento motor e cognitivo. Conheça um pouco mais sobre o Edify Premium e veja como aplicá-la no seu contexto escolar.
Sendo assim, em contraste com os cursos de idiomas convencionais, que muitas vezes se limitam a métodos de ensino mais estruturados e centrados na prática da língua isoladamente, o ensino bilíngue representa uma abordagem integrada e holística. Ao incorporar o inglês como um meio de instrução em diversas disciplinas, os alunos não apenas aprendem o idioma, mas também aplicam seus conhecimentos de maneira prática e significativa em contextos acadêmicos e sociais. Essa imersão não só facilita a aprendizagem do inglês de forma mais natural e envolvente, como também fortalece habilidades socioemocionais, criativas e cognitivas essenciais para um desenvolvimento educacional completo.
A importância de aprender inglês na escola
Em resumo, aprender inglês na escola não se resume apenas a adquirir habilidades linguísticas; é um investimento no desenvolvimento integral dos estudantes. Desde o aprimoramento da comunicação até o acesso ampliado a conhecimentos globais, a língua inglesa se tornou um poderoso facilitador na educação contemporânea. Integrar o inglês como meio de instrução em diversas disciplinas não apenas promove a fluência linguística, mas também fortalece habilidades cognitivas essenciais como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Além disso, o ensino bilíngue prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, onde a competência no inglês não é apenas um diferencial, mas muitas vezes um requisito básico. As vantagens vão além do contexto profissional, influenciando positivamente na compreensão cultural, na autonomia acadêmica e no enriquecimento pessoal dos alunos.
Portanto, investir em programas que integram o ensino de inglês com outras áreas do conhecimento não só prepara os estudantes para os desafios do século XXI, mas também os capacita a serem cidadãos globais, capazes de contribuir de maneira significativa em um mundo cada vez mais interconectado.
Referências bibliográficas:
1. Eberhard, David M., Gary F. Simons, and Charles D. Fennig (eds.). What is the most spoken language?Ethnologue: Languages of the World. Twenty-fifth edition. Dallas, Texas: SIL International. 2022. Disponível em: https://www.ethnologue.com/guides/most-spoken-languages. Acesso em: 23/03/2022.
2. BRITISH COUNCIL. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil. Instituto de Pesquisa Data Popular. 1 ed. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf. Acesso em: 23/03/2022.
Muito esclarecedor e convincente.
Ficamos felizes que tenha gostado, Izabel!
Muito esclarecedor e multivacional
Que bom que gostou, Djalma! 🙂