Saltar para o conteúdo

High Tech High: Uma aventura escolar baseada em projetos nos EUA

Meu nome é Raquel Carlos, gerente pedagógica do Edify Education e no início de Novembro, realizei uma visita educacional à High Tech High, em San Diego, EUA. A primeira HTH foi inaugurada em 2000, como uma pequena escola pública, e hoje, após passar por um processo de iniciativa público-privada, atende mais de 5 mil alunos das séries K-12, o equivale aos alunos do ensino infantil ao segundo segmento do fundamental no Brasil.  

Baseada em uma filosofia de aprendizagem por projetos, a escola HTH é uma referência para os entusiastas deste modelo e possui sua abordagem escolar guiada por quatro pilares fundamentais: equidade, personalização, trabalho autêntico e design colaborativo.

Curioso para conhecer os pilares e as percepções que tive sobre cada um deles? Essa aventura escolar vale a pena compartilhar. Vamos lá!

Pilares fundamentais da High Tech High:

1. Equidade

O objetivo deste pilar é erradicar diferenças sociais e ajudar os alunos a atingir seu pleno potencial. Para garantir que as escolas reflitam de fato sobre as diversas comunidades presentes em San Diego e arredores, o critério de preenchimento de vagas é feito através de um sorteio baseado no CEP dos inscritos.

Um exemplo prático que presenciei durante essa experiência, foi a de alguns alunos que viajavam até 2 horas, ida e volta, diariamente, só para frequentar a escola. Outra percepção que tive, foi a de que os professores realmente reconheciam o valor de ter estudantes de diferentes origens trabalhando juntos e por isso, empregavam uma variedade de abordagens para acomodar alunos com background sócio-culturais diversificados.

2. Personalização

Neste pilar, o objetivo é centralizar a abordagem no estudante, buscando apoiar e desafiar cada aluno diariamente. Os alunos perseguem suas paixões por meio de projetos e refletem, individualmente ou em grupos, sobre seu aprendizado.

Assim, eles aprendem a reconhecer a evolução da identidade e crescimento pessoal no convívio social, através de relacionamentos de confiança, carinho e respeito em uma rede educacional de alunos, professores e todos os funcionários da escola.

3. Trabalho Autêntico

Aqui, os projetos “mão na massa” são a estrela do show e integrar mãos e mentes com questionamentos multidisciplinares é imprescindível, gerando trabalhos mais significativos e envolventes dos alunos. Isto porque os pequenos se envolvem com projetos que realmente importam para eles, seus professores e todo o mundo fora da escola.

Os alunos conectam seus estudos ao mundo externo através de trabalho de campo, serviço comunitário, estágios e consultas com especialistas. Todas as instalações são pensadas para envolver a colaboração entre os alunos, com áreas de aprendizado, espaço para trabalho em grupos e áreas comuns para exibição de arte, protótipos e demais trabalhos.

4. Design Colaborativo

Os professores da HTH têm alto grau de autonomia e trabalham colaborativamente para planejar currículos e projetos que reflitam a experiência e a voz do aluno em cada uma de suas  propostas. Assim, os alunos passam de ouvintes passivos a verdadeiros parceiros de design e conteúdo educacional.

O resultado é novamente, uma rede educacional que funciona como uma equipe de profissionais reflexivos, conduzindo a investigação sobre ensino e aprendizado equitativo, cultura escolar, abordagem por projetos e avaliação autêntica.

Essa aventura escolar foi filmada e você pode conferir o dia a dia da escola no vídeo produzido pelo Canal Futura, como mostra o vídeo no final da notícia.

Continue lendo essa aventura na segunda etapa dessa experiência e saiba mais como como adaptar a abordagem baseada em projetos para a realidade do Brasil.

Autor: Raquel Carlos


Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!