Há uns 3 anos, planejei uma aula de revisão sobre o VERB TO BE no Simple Present. Eu queria que meus alunos fossem capazes de escrever uma carta sobre si mesmos, dizendo como eles se chamavam, a sua nacionalidade, idade e outros detalhes simples sobre suas vidas. E o que isso e a diferenciação do ensino tem a ver com um desafio Jimmy Fallon? Vou explicar.
O problema era: as crianças tinham níveis diferentes em relação às habilidades com o idioma, e alguns deles precisavam de atenção especial para concluir a tarefa. Eu tinha um aluno com dislexia, alguns com dificuldades parecidas com a média de qualquer outra turma e uma aluna extremamente confortável a língua inglesa.
Era necessário, então, adotar uma estratégia de diferenciação do ensino. Toda essa situação me fez lembrar o Ensino Médio quando eu estava sentado ao lado do Bruno, meu antigo colega de classe, em uma aula de matemática.
O Bruno e eu tínhamos as melhores notas em matemática. Você provavelmente está se perguntando: como um professor de inglês pode obter as melhores notas em matemática? Bem, de alguma maneira eu conseguia. Mas a pior parte foi que nós não nos sentíamos desafiados o suficiente.
Nós resolvíamos as equações mais rapidamente do que os nossos colegas e ficávamos entediados esperando os outros terminarem. Uma vez, o Bruno resolveu uma equação no quadro porque nosso professor do Ensino Médio não conseguia encontrar a resposta. Sério, isso realmente aconteceu!
E nosso professor simplesmente disse que não estava preparado para essa equação específica. Infelizmente, essa é a única lembrança que tenho desse professor – e também o fato de ele ter dedos extremamente longos! Nós, como a maioria dos adolescentes, costumávamos conversar sobre os dedos do professor na aula.
Tivemos outra professora que foi ótima. No entanto, novamente, não fomos desafiados o suficiente. Lembro que o Bruno e eu costumávamos sentar na frente e um dia estávamos tentando sintetizar uma fórmula para logaritmos depois de terminar uma lista de equações antes do que qualquer outra pessoa da sala.
Nossa professora percebeu que tínhamos terminado e nos abordou sussurrando: “Gostaria de poder dar algo extra para vocês. Vocês dois são excelentes alunos ”. Mas ela nunca deu…
Hoje eu me pergunto: e se esses professores tivessem lido sobre diferenciação? Afinal, o que é diferenciação do ensino?
De acordo com o Glossário de Reforma da Educação:
“Diferenciação refere-se a uma ampla variedade de técnicas de ensino e adaptações de aulas que os educadores usam para instruir um grupo diversificado de alunos, com diversas necessidades de aprendizagem, no mesmo curso, sala de aula ou ambiente de aprendizagem. […].
Em salas de aula heterogêneas, por exemplo, os professores variam estratégias de ensino e usam lições mais flexíveis para envolver os interesses dos alunos e atender a necessidades de aprendizado distintas – as quais podem variar de aluno para aluno. A ideia básica é que os objetivos educacionais primários – garantir que todos os alunos dominem conhecimentos, conceitos e habilidades essenciais – permaneçam os mesmos para todos, mas os professores podem usar métodos instrucionais diferentes para ajudá-los a atender às expectativas”
Assim que eu aprendi sobre diferenciação do ensino, tentei aplicar esse princípio nas minhas aulas. É tudo uma questão de desafio e como você oferece diferentes níveis de acordo com as necessidades de aprendizado de seus alunos. A ideia também está profundamente relacionada à motivação. O maior desafio, confesso, é criar diferentes níveis de desafio para o mesmo conteúdo. Isso foi o que eu fiz na aula em questão:
- Designei o papel de tradutor e escritor oficial para a aluna que se sentia mais confortável com o idioma. Também pedi que ela fosse minha assistente e que ajudasse os outros em suas atividades.
- Classifiquei a lista de exercícios do livro de maneira que havia atividades menos desafiadoras, moderadas e mais desafiadoras. Isso significava que os alunos poderiam passar pelos exercícios de acordo com suas necessidades.
- Sentei-me com meu aluno disléxico para garantir que as coisas estavam indo bem. Eu tentei ajudar o máximo possível e imprimi os exercícios com letras maiores e mais espaçamento entre as linhas.
- Pedi à tradutora oficial que escrevesse uma carta para o Tonight Show do Jimmy Fallon e que pedisse a opinião dos colegas. Esse desafio fez com que ela se sentisse muito especial e deu-lhe um propósito, já que ela terminou sua lista de exercícios antes de todos os outros.
Viu só o que eu fiz? Eu criei uma atividade com relevância na vida real da minha aluna e da turma. Em vez de apenas pedir que escrevessem uma carta sobre mim para mim, pedi que escrevessem sobre eles mesmos e para o Jimmy Fallon. Tenho certeza de que isso tornou a atividade muito mais especial.
Em seguida, pedi que os outros alunos escrevessem uma carta para o Jimmy Fallon em casa, com mais tempo para realizar a tarefa. Eu disse que o Jimmy lia cartas de várias crianças do mundo todo e eles ficaram animados quando eu mostrei a eles um vídeo do Jimmy lendo suas Cartas Infantis.
Nós enviamos a carta para a equipe do Jimmy Fallon, que infelizmente nunca leu ao vivo no seu programa. Contudo, recebemos um e-mail de agradecimento pelo envio da carta e eu traduzi a mensagem na sala de aula com ajuda da minha tradutora oficial. Além de desafiar minha aluna e a turma, pude ensinar uma lição valiosa: não devemos desistir de uma ideia só porque ela pode não dar certo ou porque as chances são mínimas. Não ser selecionado faz parte da vida e precisamos lidar com isso.
Minha mensagem final é: todos nós temos pontos fortes e pontos fracos em qualquer arena do conhecimento. Se levarmos isso em conta quando planejarmos nossas aulas, vamos poder oferecer um desafio para aqueles que terminam mais rápido e suporte para aqueles que precisam de mais tempo. Assim, podemos garantir que realmente estamos tentando ajudar cada um de nossos alunos a alcançar o seu potencial, isso trabalhando a diferenciação do ensino. Vale a pena!
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