Saltar para o conteúdo
curriculo_edify

Currículo Edify: um convite para a construção coletiva do futuro do ensino bilíngue no Brasil

Atualmente o Brasil carece de documentos orientadores oficiais direcionados às práticas de Educação Bilíngue. A BNCC é um documento de caráter normativo para a Educação Básica Nacional mas não abarca a Educação Bilíngue. Alguns estados possuem legislações locais sobre o tema, mas não há nada em âmbito nacional. As Diretrizes Curriculares Nacionais para oferta de Educação Plurilíngue, que cumpririam essa função, ainda não foram homologadas. Diante desse cenário, nós no Edify sentimos a necessidade de criar um currículo proprietário a fim de garantir que as nossas soluções estejam alinhadas com nossa visão de Educação Bilíngue.

Nós acreditamos que um sujeito bilíngue transita com mais facilidade no mundo global e interconectado em que vivemos. E para que isso aconteça, não basta que esse sujeito tenha competência linguística. Nós no Edify entendemos que para além do conhecimento linguístico, a Educação Bilíngue deve ser um veículo para a formação integral do estudante, desenvolvendo nele as habilidades e competências que irão proporcionar a esse estudante a possibilidade de navegar com conforto pelo mundo.

Por meio do Currículo Edify será possível assegurar que esses objetivos sejam atingidos, realizando nosso sonho de fazer desta geração uma geração bilíngue.

Estrutura do Currículo Edify

O Currículo Edify contempla todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nele nós estabelecemos as habilidades que queremos desenvolver em nossos estudantes e as distribuímos em seis dimensões, conforme indicadas na representação visual a seguir.

As quatro dimensões centrais — Communication, Social Emotional Learning, Digital Literacy e Learning for Life — possuem cerca de 700 descritores que irão nortear nosso processo de criação de experiências de aprendizagem. Esses descritores foram criados tomando como inspiração documentos de referência nacionais, como a BNCC, e internacionais, como o CEFR, CASEL, Common Sense Media e DQ. Sendo o Currículo Edify um documento para aplicação no contexto nacional, a BNCC é o nosso principal norteador para todas as dimensões. No entanto, também buscamos estar alinhados às melhores práticas internacionais tomando como referência os documentos internacionais selecionados.

As outras duas dimensões do Currículo Edify — Making Learning Visible e Knowledge Areas — não possuem descritores próprios mas têm a função de se articular às outras dimensões, proporcionando uma riqueza de possibilidades para a prática pedagógica.

O Currículo Edify possui três atributos que merecem ser destacados:

  • Característica modular: o professor ou a instituição que utilizar o Currículo Edify como referência não precisa cobrir todos os descritores ou dimensões em todas as turmas, anos escolares ou segmentos. A característica modular permite que seja feito um recorte de descritores e dimensões que melhor atenda às características de seu contexto escolar e seus objetivos educacionais.
  • Conexões intra e extra curriculares: ao navegar pelos descritores de cada dimensão, é possível notar indicações de conexões entre as dimensões do próprio Currículo Edify, além de conexões com os documentos norteadores nacionais e internacionais.
  • Recycling e Progressão: o Currículo Edify também se baseia no conceito de aprendizagem em espiral, revisitando conhecimentos ao longo da sua jornada escolar, com o intuito de trabalhar com diferentes níveis de complexidade e aprofundar esses conhecimentos.

Como usar o Currículo Edify

Aqui no Edify o Currículo é um documento de referência para a criação de nossos produtos e soluções, sejam eles materiais didáticos — físicos ou digitais — soluções avaliativas ou formação de professores, organizando conteúdos e habilidades que queremos desenvolver nos estudantes.

Como acreditamos que educação é sobre troca, estamos compartilhando integralmente o nosso Currículo com as escolas, os professores e o mercado para juntos construirmos novas formas de aprender e ensinar.

Assim, convidamos a todos na comunidade escolar a serem designers de experiências de aprendizagem, tomando o Currículo Edify como guia. Ele pode ser o ponto de partida para se trazer práticas sociais para as salas de aula, estimulando os estudantes a refletirem e analisarem criticamente essas experiências e criarem novos conhecimentos a partir disso.

Vamos juntos impulsionar a qualidade da Educação Bilíngue no Brasil?

Acesse o site para conhecer e explorar todas as possibilidades que o Currículo Edify pode proporcionar.

Vamos juntos construir o futuro do ensino bilíngue no Brasil!

Autor: Carla Montenegro

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

acompanhamento pedagógico

Acompanhamento pedagógico como ferramenta de gestão educacional bilíngue

Durante muito tempo, o acompanhamento pedagógico foi entendido como uma prática restrita à sala de aula. Algo ligado unicamente à observação do professor, ao desempenho do aluno ou ao registro de dificuldades pontuais. Embora esses…

avaliacao-educacional

Nossos princípios norteadores em avaliação educacional bilíngue

Por muito tempo, a avaliação educacional foi associada a momentos pontuais: a prova no fim do bimestre, o teste de fechamento de unidade, a nota registrada no boletim. Esse modelo, ainda presente em muitas escolas,…