Saltar para o conteúdo
teste_nivelamento_ingles_escolas

Qual é a importância do teste de nivelamento de inglês para escolas?

O teste de nivelamento em inglês é a primeira etapa para a compreensão de qual é o nível de conhecimento de um estudante em relação à língua estrangeira.

Sua importância está no fato de que esse teste é responsável por guiar o direcionamento para o estudo, com base no que se tem enquanto aprendizado prévio e facilitando a possibilidade de soluções de desenvolvimento bilíngue.

Por conta disso, no post de hoje navegamos um pouco mais a fundo a respeito da relevância, formas de aplicação do teste de nivelamento e qual a melhor solução para aplicação na esfera escolar. Acompanhe!

Afinal, qual é a importância do nivelamento de inglês para a escola?

Por meio do teste de nivelamento é possível direcionar os estudos, esse direcionamento é responsável pela construção de maior pertencimento e senso de coletividade, onde juntos os estudantes conseguem trilhar uma jornada de aprendizagem coerente com a bagagem que possuem.

Estar em uma sala onde a etapa de aprendizagem esteja abaixo da sua capacidade pode produzir efeitos de desmotivação e dificuldade na formação de vínculos e comprometimento com aquilo que está sendo ensinado. Por sua vez, quando o conteúdo passado está em uma etapa muito além do conhecimento que os alunos possuem no momento, o processo de ensino pode se tornar um motivo de insatisfação e frustração, já que limita a perspectiva de obter uma real compreensão e aproveitamento do conteúdo repassado.

Esses desencontros são sentidos por toda a comunidade escolar, que acaba por construir um fluxo de aprendizagem defasado e falho em muitos aspectos.

Portanto, a aplicação correta e eficaz do nivelamento em inglês é capaz de construir um processo de ensino-aprendizagem mais coeso, humanizado e adaptado, gerando, para professores e estudantes, maior engajamento, disciplina e resultados palpáveis. Sua importância é também sentida ao compreender essa etapa enquanto basilar de transição para um ensino bilíngue, um modelo de educação atual e necessário no mundo de hoje.

E-book "Aquisição de uma segunda língua"

Como aplicar teste de nivelamento em um programa bilíngue?

Compartilhamos a seguir o desenvolvimento traçado pelos programas de avaliação do Edify, uma solução bilíngue pensada e planejada de forma minuciosa, qualificada e personalizada para todos os tipos de escolas.

1. Nivelamento inicial

O bilinguismo, enquanto capacidade do desenvolvimento da comunicação fluente em duas línguas, requer o direcionamento de algumas etapas responsáveis pela preparação de estudantes, professores e comunidade escolar.

A aplicação do teste de nivelamento é a primeira fase desta jornada, já que assegura que alunos, professores e todo o material utilizado estejam, de fato, alinhados. A proposta pedagógica precisa estar alinhada com os propósitos a serem alcançados, à medida que proporciona, aos estudantes, estímulos capazes de conduzir uma maior entrega e dedicação.

E os educadores, logicamente, não poderiam ficar de fora desse minucioso processo que garante, ainda, que estejam qualificados e preparados para conduzir seus alunos ao longo desse percurso.

2. Avaliação contínua

Tão importante quanto compreender o nível de conhecimento já adquiridos pelos estudantes é a avaliação constante desse processo de aprendizagem. Para isso, algumas métricas são traçadas enquanto instrumentos que permitem esse acompanhamento: manuais, banco de questões e atividades desenvolvidas para examinar se esse nivelamento previamente realizado está seguindo um trajeto de desenvolvimento.

Portanto, no começo de cada semestre são aplicadas as provas diagnósticas — aplicadas na modalidade online, permitem o reconhecimento de aspectos a serem melhor desenvolvidos e áreas que tiveram um bom desempenho. Esses resultados, compartilhados com a equipe pedagógica, permitem o fortalecimento de ações que atendam às necessidades identificadas.

3. Mensuração do aprendizado

A partir da construção de métricas e recursos avaliativos, algumas aptidões são objetivamente mensuradas com base no CEFR, Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, responsável por estabelecer um padrão internacional de nivelamento e referência para as instituições de ensino.

Essas provas têm enquanto objetivo a verificação de habilidades ligadas ao desenvolvimento oral, capacidade de leitura e também de escuta e entendimento da língua inglesa. Dessa forma, são produzidos dados capazes de mensurar a adequação de determinado nivelamento.

Conte com o Edify para aplicação do nivelamento de inglês na sua escola

Realizar o nivelamento em inglês é uma prática que requer investimentos e recursos para além da aplicação de testes. Essa ferramenta precisa ser coesa e inserida em um percurso pedagógico coerente e preparado para recebê-la.

Assim, ao estabelecer entraves passíveis de superação e comuns aos estudantes em uma mesma turma, potencializa o progresso e a construção de motivação e fortalecimento da aprendizagem bilíngue.

Estar a um passo de alcançar a educação do futuro não precisa mais ser um desafio. O Edify conta com programas bilíngues que oferecem soluções pensadas e adaptadas a cada realidade escolar e seus propósitos pedagógicos, com a segurança de uma empresa internacionalmente reconhecida.

Fundado em pilares como o desejo pelo progresso, o amor pelo ensino-aprendizagem, a autonomia e estímulo de interações mais significativas na comunidade escolar, confie no Edify para realização do nivelamento em inglês e dê mais um passo em direção a uma das principais tendências no campo da educação: o bilinguismo!

Conheça nossos programas educacionais bilíngues, concebidos para o fomento das habilidades socioemocionais, oralidade e alfabetização digital. Clique no banner abaixo e entre em contato com nossos consultores para conhecer a proposta de parceria.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…