Saltar para o conteúdo
temas_para_trabalhar_escola

Temas para trabalhar na escola em 2024

À medida que entramos no ano de 2024, os desafios e oportunidades educacionais continuam a evoluir, refletindo as mudanças em políticas, economias e acontecimentos globais. Enquanto a pandemia de Covid-19 gradualmente deixa de ser o centro dos debates, novos temas para trabalhar na escola emergem, destacando a importância de manter a sala de aula atualizada e alinhada com as dinâmicas contemporâneas.

Conheça alguns dos temas que serão discutidos durante este ano letivo e eventos significativos que permeiam o cotidiano de todos. Confira, abaixo, a seleção Edify.

Conteúdo do Post

Por que os eventos do cotidiano são temas importantes para trabalhar na escola?

Mais do que qualquer coisa, as redes sociais são veículos poderosos de disseminação de informações, verdadeiras ou não, sobre quaisquer assuntos, incluindo tópicos considerados desagradáveis, como confrontos.

Portanto, o papel da escola é fornecer um espaço que proporcione o diálogo com os alunos, para que eles tenham uma visão crítica e elaborada dos tópicos que se apresentam diante deles. Nesse sentido, fica evidente a importância da escola na implementação de estudos sobre letramento midiático, a fim de que os estudantes sejam capazes de identificar fake news por conta própria e por meio do conhecimento adquirido.

“É imprescindível que o cidadão seja capaz de verificar as fontes de informação, comparar narrativas e entender o viés de uma notícia, artigo ou comentário. Lidamos, hoje, com um volume muito grande de informações e precisamos aprender a lidar com essas informações de maneira responsável”, explica Nelson Toledo, editor de conteúdo digital do Edify e especialista em tecnologias educacionais e letramento digital.

Ao mesmo tempo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula que os temas contemporâneos transversais devem fazer parte do plano escolar com o compromisso de que “a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social”.

A Importância do Diálogo em Meio à Sobrecarga de Informações

As redes sociais continuam a ser uma poderosa ferramenta de disseminação de informações em 2024. É essencial que a escola desempenhe o papel de facilitador do diálogo entre os alunos, capacitando-os a desenvolver uma visão crítica em relação aos tópicos em pauta. O letramento midiático torna-se crucial para capacitar os estudantes a identificarem fake news, promovendo um discernimento informacional independente.

Cada uma das temáticas tem suas particularidades e deve ser tratada pela equipe pedagógica como tal; aliás, com a união dos professores de cada área, é possível desenvolver os tópicos de forma primorosa e muito promissora.

9 Temas para Trabalhar na Escola: Refletindo o Presente, Construindo o Futuro

1. Inteligência Artificial e Ética

Diante do avanço acelerado da inteligência artificial, é crucial que os alunos compreendam não apenas os benefícios dessa tecnologia, mas também as implicações éticas associadas a ela. Questões como privacidade, viés algorítmico e impacto social devem ser exploradas, incentivando o desenvolvimento de pensamento crítico e responsabilidade tecnológica.

2. Saúde Mental e Bem-estar Digital

Em um mundo cada vez mais conectado, a saúde mental dos estudantes é uma preocupação crescente. A escola pode abordar temas como o uso consciente da tecnologia, cyberbullying e estratégias para promover o bem-estar emocional. A interdisciplinaridade entre psicologia, educação física e tecnologia pode enriquecer essa abordagem

3. Sustentabilidade e Consciência Ambiental

A urgência das questões ambientais exige uma compreensão profunda dos alunos sobre sustentabilidade e ações para preservar o meio ambiente. A interdisciplinaridade entre ciências, geografia, e até mesmo artes, pode proporcionar uma abordagem abrangente, estimulando a consciência ambiental e ações práticas.

4. Diversidade e Inclusão

Promover a aceitação e compreensão das diversas identidades presentes na sociedade é fundamental. A interdisciplinaridade entre história, sociologia e línguas pode explorar narrativas diversas, desconstruir estereótipos e cultivar o respeito pela diversidade.

5. Economia Circular e Consumo Consciente

Fomentar o entendimento sobre a economia circular e a importância do consumo consciente pode moldar cidadãos mais responsáveis e sustentáveis. A interdisciplinaridade entre matemática, ciências econômicas e educação ambiental pode enriquecer o aprendizado sobre essa temática.

6. Tecnologia e Educação

A integração eficaz da tecnologia na educação vai além do uso de dispositivos. A interdisciplinaridade entre tecnologia educacional, pedagogia e ciências da computação pode explorar estratégias inovadoras de ensino, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado.

7. Resiliência em Tempos de Crises Globais

Diante de eventos como pandemias, mudanças climáticas e crises econômicas, desenvolver a resiliência dos alunos torna-se crucial. A interdisciplinaridade entre psicologia, geografia, e estudos sociais pode explorar estratégias de enfrentamento, compreensão das causas e a importância da cooperação global para superar desafios coletivos.

8. Economia Colaborativa e Novos Modelos de Trabalho

O advento da economia colaborativa e a transformação nos modelos de trabalho são aspectos cruciais da sociedade contemporânea. A abordagem interdisciplinar entre economia, sociologia e empreendedorismo pode explorar as mudanças nas relações de trabalho, a ascensão de plataformas colaborativas e os desafios e oportunidades para os profissionais no cenário atual.

9. Saúde Global e Pandemias Futuras

A experiência da pandemia de Covid-19 ressalta a importância de compreender a saúde global e estar preparado para enfrentar possíveis pandemias futuras. A interdisciplinaridade entre ciências da saúde, geografia e políticas públicas pode explorar estratégias de prevenção, cooperação internacional em saúde e os impactos socioeconômicos das pandemias.

O papel da interdisciplinaridade na aplicação dos temas para trabalhar na escola

A maneira mais eficaz de aplicar esses temas sempre será por meio do trabalho em conjunto de professores de diferentes competências e disciplinas, pois todas as sugestões acima são permeadas de características de diversas áreas que se complementam.

Historicamente, o ensino de língua inglesa no nosso país focava os aspectos linguísticos, nada mais do que o ensino da língua apenas como uma finalidade. Contudo, documentos como a BNCC ressignificaram essa prática e deram novas abordagens ao aprendizado, como as possibilidades de interdisciplinaridade.

Esse conceito pode ser definido como intersecção entre disciplinas, permitindo que os alunos desenvolvam uma visão mais vasta dos conteúdos, dessa forma, deixa-se de lado a antiga noção de ensino fragmentado, trazendo mais de uma perspectiva e abordagem sobre o mesmo tópico. Os benefícios disso se convertem em:

  • maior interesse dos estudantes no processo educacional;
  • conscientização da globalização;
  • aprendizagem mais contextualizada e prática;
  • maior participação e aprendizado de forma ativa;
  • revisão de conceitos por meio de diferentes óticas;
  • encorajamento do pensamento crítico.

O papel da língua como instrumento de aquisição de conhecimento pode ser aplicado a qualquer assunto ou disciplina, tornando muito fácil implantar projetos que abarcam diversos aspectos de cada ideia, pois a língua estrangeira perpassa óticas históricas, geográficas e antropológicas. Veja como incentivar a interdisciplinaridade na sua escola e trace estratégias efetivas para o ano letivo de 2024.

E se você gostou deste conteúdo, confira o nosso e-book sobre a metodologia CLIL e saiba mais sobre o ensino bilíngue aliado a conteúdos integrados. Vamos, juntos, construir um futuro promissor para nossas crianças.

CLIL para gestores escolares!

Referência bibliográfica

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 1997.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

combate_ao_bullying

Combate ao bullying: 5 atividades para as aulas de inglês

A cada ano, pessoas ao redor do mundo se unem para reforçar a importância de uma luta diária: o combate ao bullying, incentivando a empatia e fortalecendo os laços de afeto. Substantivo da língua inglesa,…

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!