Saltar para o conteúdo
sistema_avaliacoes_escolares

O que é e como funciona um sistema de avaliações escolares?

A tecnologia vem se tornando uma aliada cada vez mais poderosa das escolas que buscam modernizar seus processos e facilitar a vida de alunos e professores.

São diversas as ferramentas disponíveis no mercado, porém, entre as mais importantes estão os sistemas de avaliações escolares.

Ao longo deste texto, nós da Prova Fácil, a empresa líder em gestão de provas na América Latina, vamos te apresentar todas as vantagens dessa tecnologia e explicar por que investir nessa solução é fundamental para levar a sua escola rumo à educação do futuro.

O que é um sistema de avaliações regulares?

Vamos começar do começo: as avaliações regulares são aquelas previamente previstas nos planos de aula e aplicadas periodicamente (mensalmente, bimestralmente ou semestralmente) para avaliar o aprendizado dos alunos.

Sendo assim, um sistema de avaliações regulares visa automatizar este processo através da tecnologia, tornando-o mais ágil e assertivo, além de menos trabalhoso para os professores.

Neste segmento, a ferramenta mais completa do mercado é o Prova Fácil Escolas, que vai além de um sistema para a elaboração e correção de avaliações, transformando-se em um poderoso aliado para a gestão escolar como um todo.

Como funciona esse sistema?

O sistema de avaliações regulares da Prova Fácil parte do princípio da centralização de todos os processos avaliativos dentro de uma plataforma digital repleta de recursos.

Entre os principais recursos oferecidos estão:

  • Elaboração de avaliações inteligentes utilizando banco de questões editável.
  • Logística de aplicação para avaliações presenciais e online.
  • Correção automática via Inteligência Artificial.
  • Exibição de relatórios completos de resultados.

Para mais informações sobre como esse sistema funciona, acesse o texto “Sistema de gestão de provas, o que é?” em nosso blog.

Alguns benefícios na contratação de um sistema de avaliações escolares

Como dissemos anteriormente, um bom sistema de avaliações escolares é centrado no processo avaliativo, mas acaba, por consequência, otimizando todos os outros processos acadêmicos.

Separamos abaixo alguns dos principais benefícios desta tecnologia para que você entenda o seu potencial revolucionário para o dia a dia escolar:

Automação de etapas

Uma das principais vantagens do sistema de avaliações escolares é a economia de tempo e esforço proporcionada pela automação das mais diversas etapas do processo avaliativo.

Com o banco de questões, é possível elaborar as provas automaticamente, respeitando o nível de dificuldade e mantendo a qualidade das questões.

Já na correção, o professor precisa apenas escanear o cartão-resposta do aluno para obter a nota em questão de instantes.

Essa automação garante mais tempo e qualidade de trabalho para os professores, que poderão, inclusive, se dedicar mais à elaboração das aulas.

No nosso blog, falamos sobre a importância do uso da tecnologia inclusive para garantir a saúde mental dos professores. Confira!

Segurança e qualidade nas suas provas

A ferramenta ainda conta com recursos que garantem a qualidade e a confiabilidade dos resultados obtidos com as avaliações.

É o caso dos recursos anti-cola, como a sala de monitoramento virtual, ideal para aplicar provas online com segurança.

Temos também a randomização, que embaralha aleatoriamente as questões e alternativas nas provas dos alunos, garantindo avaliações diferentes, porém com o mesmo grau de dificuldade.

Com esses recursos, suas avaliações ficam melhor elaboradas e você tem a certeza de que os resultados obtidos refletem o real nível de absorção por parte do aluno.

Falamos mais sobre a randomização de questões e alternativas e a sala de monitoramento virtual no nosso blog!

Geração de dados de avaliação

Com o sistema de avaliações escolares, o processo avaliativo não termina na correção e entrega dos resultados.

A ferramenta ainda gera relatórios com dados completos que permitem a análise do desempenho das turmas e da Instituição como um todo.

Com esses dados, é possível entender o que está e o que não está funcionando na estratégia pedagógica, corrigir os rumos em tempo real e evitar prejuízos para o aluno e para a reputação da escola.

Temos um material completo sobre a importância dos dados na educação: Clique e baixe gratuitamente!

Personalização do ensino e aprendizagem

Também através dos dados, é possível garantir um dos pilares da educação do futuro: a personalização do ensino.

Isso é possível pois, além dos dados gerais de aprendizado, a ferramenta permite que o professor analise o histórico de evolução de cada aluno, proporcionando estratégias de ensino mais assertivas.

Um dos recursos neste sentido é a avaliação inteligente: ele consiste em uma Inteligência Artificial que, após corrigir a prova feita pelo aluno, prepara automaticamente uma nova avaliação, focada somente nas questões que ele errou.

Isso vai de encontro com o pensamento de que cada aluno é único, tem necessidades próprias e precisa de um olhar singular para que seu aprendizado seja assegurado.

Saiba mais sobre a avaliação inteligente, outros dos recursos exclusivos oferecidos pela Prova Fácil!

E os alunos, saem ganhando?

Além da já citada personalização do ensino, que aumenta o engajamento e a absorção do conteúdo por parte do aluno, outras vantagens podem ser observadas para eles, como por exemplo:

  • Acesso a modernas ferramentas tecnológicas para realização de provas online e estudo em casa, trazendo maior comodidade para o aprendizado.
  • Aulas mais bem elaboradas, já que os professores terão mais tempo para se dedicar às atividades que realmente impactam a rotina da sala de aula.
  • Menores chances de erros nas correções e pedidos de revisão de provas, além de mais rapidez nestes processos, o que aumenta a satisfação do aluno.
  • A chance de se preparar melhor para processos seletivos, já que a ferramenta da Prova Fácil também oferece auxílio para a aplicação de simulados nos moldes dos principais exames.

Falando em processos seletivos: leia nosso material gratuito que ensina como preparar seus alunos para largarem na frente dos concorrentes!

Conheça o maior sistema de avaliações escolares da América Latina, a Prova Fácil

Agora que você já conhece as vantagens de um sistema de avaliações escolares, venha conhecer com mais detalhes a Prova Fácil, a líder no mercado da América Latina que traz as soluções mais modernas do segmento educacional.

Na ferramenta Prova Fácil, você ainda encontra vantagens como:

  • Dashboard intuitivo, que permite que cada professor gerencie seus alunos.
  • Gestão centralizada e personalizada, de acordo com o calendário e as necessidades da escola.
  • Parcerias com outras ferramentas que facilitam a vida dos professores, como o editor de fórmulas matemáticas e químicas Wiris.
  • Integração com as principais Inteligências Artificiais do mercado, como o ChatGPT.

Não perca mais tempo e venha conhecer a infinidade de recursos que a Prova Fácil tem a oferecer!

Continue aprendendo!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

sistema bilíngue

Sistema Bilíngue: Saiba Como Funciona e Conheça o Edify!

Descubra o universo do sistema bilíngue, uma inovadora abordagem educacional que vai além do ensino tradicional de línguas estrangeiras. No coração dessa metodologia, está o compromisso de proporcionar aos alunos uma proficiência autêntica em duas…