Saltar para o conteúdo
Rotatividade de professores

Rotatividade de professores: 8 dicas para evitar

Neste artigo, você vai encontrar o guia completo sobre um problema que pode afetar o bom funcionamento do sistema de ensino de qualquer instituição: a alta rotatividade de professores.

Por isso, continue a leitura e aprenda com o Edify sobre:

  • As causas e consequências da alta rotatividade de professores
  • Os motivos que levam um professor a trocar de escola
  • 8 dicas para combater a frequente rotatividade de professores

O rodízio de profissionais dentro de empresas é totalmente normal e esperado pelo mercado de trabalho, independentemente do segmento de atuação, porém, quando essa movimentação ocorre frequentemente dentro de escolas, ela traz alguns malefícios para a instituição, principalmente se esse fluxo se concentra no corpo docente.

A rotatividade de professores é um problema que tem afetado inúmeros colégios. Esse quadro é muito prejudicial, pois interfere diretamente na qualidade do ensino oferecido e no resultado obtido pelos alunos, assim, expondo possíveis falhas nos processos internos e dificuldades na gestão escolar.

Por isso, se o vai e vem dos docentes tem se repetido na sua escola, é hora de ligar o sinal de alerta e começar a buscar formas de evitar esse cenário.

O Edify preparou um artigo completo sobre o tema! Vamos conversar sobre o assunto e entender quais são as causas, os efeitos e como combater, de uma vez por todas, a alta rotatividade de professores na sua instituição de ensino!

Vem com a gente!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Entenda os malefícios da rotatividade de professores e por que você deve evitá-los ao máximo

Não há dúvidas de que o professor tem papel fundamental na formação do estudante, sendo, muitas vezes, o grande responsável por estimular a participação dos alunos nas aulas, e por incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências que vão guiar a carreira profissional e a vida pessoal desses jovens.

Porém, como estabelecer uma relação de confiança e respeito, se a rotatividade de professores é algo frequente?

Tal fato quebra a continuidade da linha pedagógica no ensino, onde todo o trabalho desenvolvido pelo profissional é interrompido de maneira brusca.

Além do período extenso para a contratação de professores, ainda é preciso considerar o tempo de adaptação do novo profissional e também dos estudantes, que podem se sentir frustrados com essas constantes trocas.

Com isso, é inevitável que o planejamento escolar entre em risco, afetando diretamente o aprendizado e a relação professor e aluno.

“Se para uma empresa começar do zero com um novo funcionário é difícil, nos colégios a situação se torna ainda mais grave, pois interfere de maneira direta na qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes.”

É o que afirma Heloísa Luck, doutora em Educação pela Universidade Columbia e pós-doutora em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade de George.

O que faz um professor procurar novas oportunidades?

De acordo com uma matéria da ‘Gestão Escolar’, da Abril, há diversos fatores que fazem com que um docente abandone a sala de aula.

Dentre eles, os mais populares são:

  • falta de recursos necessários;
  • perfil da instituição;
  • localização; 
  • salário.

No entanto, também é possível identificar dezenas de condições para que um professor queira entrar ou permanecer em um emprego.

Ainda conforme relata a matéria, “tornar a escola um espaço acolhedor e favorável à aprendizagem é uma boa maneira de atrair e fidelizar o educador”.

Por esse motivo, a gestão pedagógica precisa ter a ciência de que o professor é a ferramenta principal no processo educativo e, com isso, é necessário englobá-lo como elemento chave no planejamento do desenvolvimento estudantil.

Agora que você já sabe mais sobre o que causa e quais as consequências da rotatividade dos professores, é hora de aprender como evitar esse problema na sua escola!

Confira as dicas que o Edify preparou para você!

Converse com um dos nossos consultores!

8 dicas indispensáveis para combater a alta rotatividade de professores na sua escola!

#1. Proporcionar ambiente agradável e com boa estrutura

O ambiente escolar precisa ser favorável para que o docente consiga exercer suas funções na instituição e sinta prazer nisso.

Vale incluir o bom relacionamento entre os funcionários, ou seja, é fundamental que exista um clima de cooperação, onde todos possam sugerir ou criticar algo por meio de seus pensamentos, ideias e apresentação de soluções pertinentes.

O professor deve implementar e explorar as ferramentas disponíveis em cada colégio e apresentar bons resultados em sala de aula, em contrapartida, a escola deve valorizá-lo e motivá-lo.

#2. Disponibilização de recursos pedagógicos e liberdade para exercer o seu modo de trabalhar

Como um professor conseguirá dar aula se não tem recursos básicos para desenvolver estratégias e técnicas de ensino?

A falta de livros, jogos, internet e outras ferramentas didáticas pode gerar um estresse e desgaste ao educador, colocando sobre as próprias costas a responsabilidade de buscar por esses itens e encontrar soluções para essa ausência.

É frustrante para qualquer profissional se sentir limitado por não ter ferramentas básicas para aplicar tarefas e promover o seu trabalho de forma eficiente e otimizada.

No caso dos docentes, por exemplo, é importante oferecer os recursos e apoio necessários antes de exigir aulas com soluções inovadoras e metodologias ativas.

Então, a instituição precisa oferecer recursos para proporcionar aulas mais dinâmicas e construir um ambiente agradável tanto para os professores quanto para os estudantes.

#3. Otimização da comunicação interna

Uma das maneiras de evitar a rotatividade de professores é garantir uma comunicação transparente e contínua entre a equipe, de modo que todos saibam sobre os acontecimentos, planos e ideais da instituição.

Essa prática diminui os ruídos e faz com que o profissional se sinta abraçado pela escola.

Além disso, uma boa comunicação interna evita a disseminação de informações inverídicas ou desconexas, pois preza pelo diálogo sincero e ajuda na manutenção do bom relacionamento, tornando o colaborador seguro em suas relações profissionais.

 #4. Gestão participativa

Ainda pegando carona no tópico anterior, a gestão escolar deve ser uma aliada dos professores, e não o oposto disso. A sensação de impotência por parte do docente faz com que ele deixe de se sentir satisfeito ali, buscando outras oportunidades.

O diálogo é o ponto-chave no processo de retenção dos professores, então, é crucial que a gestão também se atente aos feedbacks, para identificar fatores que desmotivam esses profissionais.

Portanto, de nada vale reconhecer os problemas se não houver uma tentativa de consertá-los, mesmo que o ponto não seja solucionado totalmente.

Quando o profissional percebe que a crítica foi ouvida e levada a sério, entende que sua presença é parte essencial da instituição.

#5. Promoção de atualizações

O mundo muda constantemente e os professores precisam estar por dentro de todas essas mudanças, afinal, compartilham os seus conhecimentos com os alunos.

É importante que a organização estudantil garanta que os docentes tenham acesso a tudo aquilo que engloba seu método de ensino.

Por exemplo, há colégios que usam tablets, mas nem todas as pessoas sabem como manuseá-los de maneira eficiente dentro da sala de aula.

Então, cabe ao colégio garantir que seus colaboradores entendam a importância daquela ferramenta e saibam utilizar todos os seus recursos possíveis em sala de aula.

#6. Formação Continuada dos professores

A formação docente é um fator fundamental para o sucesso de uma instituição e para a valorização do quadro de professores. Principalmente quando o tema é educação, ter um programa de atualização e aprendizado bem estruturado é um diferencial competitivo, não só como argumento de venda para as famílias, mas, especialmente, para garantir um corpo docente satisfeito.

A formação continuada pode ser oferecida aos professores por meio de cursos, workshops, palestras e aquisição de materiais de excelência, que fornecem conhecimento e apoio aos educadores.

Afinal, que profissional não gosta de saber que a empresa investe nele, não é mesmo?

#7. Pesquisas de Clima e Avaliação Educacional

Faz parte da estratégia de retenção de professores, entender, conhecer e buscar melhorias contínuas no ambiente de trabalho.

No entanto, nem sempre tudo é percebido no dia a dia, por isso, nada melhor que uma pesquisa para avaliar a satisfação e o desempenho dos professores e também dos alunos.

Estruturar pesquisas de clima e avaliações educacionais ajuda a compreender o sistema de ensino como um todo.

Assim, o gestor escolar toma conhecimento do ambiente de trabalho e também do nível de aprendizado de seus estudantes, tendo uma visão 360º de todo o ecossistema em que está inserido.

Essa é uma ótima oportunidade para encontrar melhorias e identificar pontos fortes da sua escola.

Desse modo, é possível trabalhar focado nas suas falhas, aperfeiçoar o que já é bom, investir nos professores e lapidar estratégias para a retenção de alunos.

É fundamental que a gestão escolar analise, de verdade, o resultado dessas avaliações para que, de fato, as pessoas respondam motivadas e confiando que serão ouvidas.

#8. Valorize o trabalho do seu corpo docente

Claramente, tudo o que já foi citado ajuda a valorizar o trabalho dos seus profissionais. Mas é fundamental reforçar a importância de reconhecê-los.

Envolva os seus educadores em decisões importantes para a escola, peça opinião, converse e faça-os se sentirem parte integrante e ativa da sua escola.

Com certeza, os professores terão contribuições valiosas para a gestão escolar e poderão oferecer um olhar diferente, com uma perspectiva que, muitas vezes, quem não lida diretamente com o aluno não enxerga.

É necessário ressaltar que valorizar o professor não é apenas torná-lo parte importante da sua gestão, mas também gratificar e remunerar de maneira digna.

Qualquer profissional gosta de saber que a empresa o enxerga. Com isso, a autoestima melhora, o professor fica mais à vontade, confiante e se sente confortável para desenvolver o seu trabalho, feliz e motivado.

Sendo assim, buscar formas de enaltecer o seu corpo docente é fundamental, tanto no que tange diretamente o trabalho realizado, mas também proporcionando instrumentos e materiais de apoio.

Dessa forma, está claro por que todo gestor escolar deve evitar a alta rotatividade de professores, bem como quais são as 8 melhores dicas para evitar esse mal na sua escola.

Quer saber como um programa bilíngue ajuda a sua escola no recrutamento de professores? Clique no banner abaixo e continue aprendendo com o Edify!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!