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O que é um projeto ODS nas escolas e como trabalhar a sustentabilidade

Quando surge a proposta de trabalhar projetos sustentáveis para escolas, muitas vezes surgem as dúvidas: como realizar sua implantação de forma adequada e como incluir os ODS nessa prática. A sigla representa os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, compostos por 169 ações diferentes que fazem parte da Agenda 2030, um compromisso firmado pelos países participantes das Nações Unidas.

Por serem parte das demandas mais emergentes na comunidade educacional, ter um bom entendimento e repertório de atividades que apliquem esses conceitos é fundamental. Na educação, principalmente na infantil, mostra-se necessário o trabalho de tópicos que discutam o bem-estar da humanidade e do planeta.

Atualmente, muitas abordagens técnicas têm sido estudadas e implementadas com o objetivo de construir experiências de aprendizado que tenham caráter plural e formador e que contribuam para a formação plena dos estudantes. Muitas delas tendem a ser alinhadas aos documentos de cooperação internacional, assim como os esforços propostos pela ONU.

Entre as demandas mais emergentes na sociedade atual está a questão da sustentabilidade. Por conta disso, é cada vez mais imperativo que a equipe pedagógica, juntamente com os professores, esteja preparada para adicionar essa temática no currículo escolar com estratégias eficazes e que surtam o efeito esperado.

Continue lendo para entender como a educação pode se beneficiar da inclusão de projetos ODS nas escolas.

Conteúdo do Post

Quais são os ODS propostos pela ONU?

Para que haja a concretização dos objetivos apresentados no documento, primeiramente, é necessário se apropriar do que é tratado nele. Criados no ano de 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, os objetivos traçados vieram como uma maneira de orientar a criação e manutenção de políticas voltadas a diferentes esferas sociais.

Por serem integradas, todas as métricas visam um trabalho unificado que busca, de forma geral, o fim da pobreza, a proteção do planeta e, ainda, garantir que haja paz e prosperidade para toda a população mundial até 2030, como prevê a Agenda para o mesmo ano. Para tanto, as diretrizes são formadas por 17 objetivos integrados que exploram diversos aspectos sociais e ambientais em todas as áreas relevantes. Eles são:

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Boa saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água limpa e saneamento;
  • Energia acessível e limpa;
  • Emprego digno e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

Na educação, o impacto dessas atividades engloba o progresso mental e moral dos estudantes, o que contribui para que diversas habilidades sejam acrescidas ao acervo de conhecimento de cada criança. Além disso, professores e escolas têm a chance de estreitar os laços com a comunidade ao seu redor.

Por que aplicar os ODS no contexto educacional?

Quem trabalha com a docência nos primeiros anos sabe que esse período tem grande importância na formação de adultos saudáveis. É nessa janela em que as experiências e descobertas moldam toda percepção, reação e interação. Portanto, os estímulos oferecidos nessa fase são de altíssima relevância e devem ser considerados.

Ainda, as últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, ou DCNEIs, sugerem que a função sociopolítica e pedagógica da EI (Educação Infantil) deve “construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa”. Ou seja, os ODS e a educação precisam caminhar lado a lado.

Você sabia que julho de 2023 foi o mês mais quente da história? A mudança climática é uma grande preocupação atual, especialmente para as escolas. Afinal, os estudantes pertencem às gerações que serão mais afetadas.

E se esse fosse o tema de uma ação inspiradora e fácil de implementar, que estimula a visão crítica e a empatia entre seus alunos?

Mais uma edição do Projeto Empatia chega para dar voz aos alunos e mostrar que as esperanças deles podem, sim, mover o mundo! Ao participar da ação, sua escola dá a eles a oportunidade de refletir sobre o futuro do planeta e compartilhar seus sonhos. O resultado são jovens engajados e mais conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor!

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Como trabalhar os ODS na escola?

Algumas das sugestões de atividades para trabalhar sustentabilidade na escola é começar a introduzir o assunto por meio de recursos e metodologias ativas que tragam inovação e interesse nas crianças. Isso pode ser feito com práticas simples e que se adaptam muito bem ao currículo comum.

Bons exemplos são a inserção do contato com a natureza por meio de exercícios em que os professores atuam como mediadores da criança. Assim é possível fortalecer o vínculo dos alunos com o meio ambiente e inserir conceitos que tornem a escola um espaço que propicie intervenções positivas ao abordar assuntos variados.

É possível, de maneiras simples e repletas de ludicidade, abordar o assunto de forma integrada com o ambiente estudantil. Além de serem de fácil assimilação, com essas ações, cria-se a oportunidade de que isso se transforme em parte integrante dos valores e da cultura da instituição. Algumas ideias são:

  • Desenvolver ações que eduquem e promovam a participação na seleção e descarte correto dos materiais recicláveis conforme suas categorias;
  • Promover e conscientizar sobre a importância do consumo inteligente de recursos não-renováveis, como a água;
  • Reutilização da água para limpeza de espaços comuns da escola;
  • Fazer o uso de menos papel ou reaproveitamento de objetos para finalidades lúdicas, como construção de brinquedos com plástico e outro materiais;
  • Criação de uma horta cuidada pelas crianças e consumo desses alimentos, estreitando os laços entre os estudantes, a natureza e a origem da comida;
  • Plantio de mudas de flores, árvores e outras plantas na escola ou em outros lugares, como parques, isso ajuda a aumentar o senso de responsabilidade ecológica.

É importante que, ao aplicar tarefas como as citadas acima, a escola seja movida a participar como promotora e incubadora de ideias que os próprios alunos possam apresentar. Colocando-os como agentes da mudança, o papel que lhes é atribuído influencia na formação de laços ao mesmo tempo em que reforça as noções de cidadania.

Promovendo a Integração dos ODS nas Atividades Extracurriculares

A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades extracurriculares das escolas desempenha um papel fundamental na conscientização e no engajamento dos alunos em questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar global. Neste contexto, exploraremos como as atividades extracurriculares podem ser uma ferramenta eficaz para promover os ODS nas escolas.

Integração dos ODS nas Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares oferecem uma plataforma versátil para abordar os ODS de maneira envolvente e prática. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os ODS podem ser incorporados às atividades extracurriculares:

Clubes de Sustentabilidade: As escolas podem criar clubes dedicados à sustentabilidade, nos quais os alunos podem se envolver em projetos práticos relacionados aos ODS, como reciclagem, conservação da água e conscientização ambiental.

Projetos de Serviço à Comunidade: As atividades extracurriculares que envolvem projetos de serviço à comunidade podem abordar diretamente os ODS. Os alunos podem se envolver em iniciativas que beneficiem a comunidade local, como limpeza de praias, plantio de árvores ou arrecadação de fundos para causas sociais.

Clubes de Debate sobre Questões Globais: A criação de clubes de debate que discutem questões globais, como a fome, a igualdade de gênero e a mudança climática, pode ajudar os alunos a compreender a importância dos ODS e a desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Arte e Cultura Sustentável: Atividades extracurriculares relacionadas à arte e à cultura podem ser usadas para promover a conscientização sobre os ODS. Os alunos podem criar obras de arte, peças teatrais ou apresentações musicais que abordam questões sustentáveis.

Competições e Desafios: A organização de competições e desafios entre os alunos, como concursos de redação sobre os ODS ou desafios de inovação sustentável, pode estimular o interesse e o engajamento com os objetivos.

Benefícios da Integração dos ODS nas Atividades Extracurriculares

A integração dos ODS nas atividades extracurriculares oferece uma série de benefícios:

  • Engajamento dos Alunos: As atividades extracurriculares relacionadas aos ODS podem despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.
  • Ampliação do Impacto: Ao integrar os ODS em atividades extracurriculares, as escolas têm a oportunidade de alcançar um público mais amplo de alunos e, assim, ampliar o impacto da conscientização sobre questões globais.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Os alunos que participam de atividades extracurriculares relacionadas aos ODS desenvolvem uma variedade de habilidades, incluindo liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
  • Promoção da Cidadania Global: Ao se envolverem em projetos relacionados aos ODS, os alunos são incentivados a se tornarem cidadãos globais conscientes e responsáveis.
  • Preparação para o Futuro: O conhecimento e as habilidades adquiridas por meio das atividades extracurriculares relacionadas aos ODS preparam os alunos para um futuro no qual a sustentabilidade e a responsabilidade social desempenharão um papel cada vez mais importante.

Língua Inglesa e sustentabilidade: inove na sala de aula

Outra boa ideia é a introdução de tarefas lúdicas nas aulas de Inglês, como as disponíveis no site Go Goals e no World’s Largest Lesson, criados para fornecer recursos aos professores. Esse movimento só é possível porque esses objetivos são globais e se aplicam a todas as nações, já que envolvem o lar que dividimos enquanto humanidade.

As equipes pedagógicas, ao lado dos docentes, podem e devem se aproveitar dessa temática na construção de aulas de inglês que instiguem ainda mais a participação dos alunos. Colocar os estudantes como protagonistas e agentes da mudança lhes dá oportunidades de criarem e interagirem com o mundo.

Órgãos como a UNICEF, com a plataforma Kid Power, proporcionam uma infinidade de materiais internacionais que se encaixam muito bem no que já é desenvolvido nas escolas brasileiras atualmente, como a reciclagem, a conscientização sobre consumo de plástico e a redução do gasto de água.

Esse tópico e, acima de tudo, o esforço global devem ser explorados em toda a sua potencialidade dentro do âmbito escolar, por serem algo que impacta grandemente a sociedade sem distinção geográfica, de raça, credo ou qualquer outro aspecto da natureza humana. Ou seja, saber como trabalhar a Agenda 2030 envolve saber como trabalhar a sustentabilidade e o ser.

Uma escola que pensa no futuro oferece as ferramentas necessárias aos seus alunos na busca e construção de um planeta com mais equidade, cooperação e harmonia.

Se você se interessa pela evolução do seu trabalho pedagógico, não deixe de acompanhar o nosso blog. Aqui, disponibilizamos conteúdos de grande relevância no dia a dia de quem trabalha formando crianças e jovens cidadãos capazes de revolucionar o planeta!

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Referências Bibliográficas

RAMBO, Graciele Cristiane; VON BORSTEL ROESLER, Marli Renate. Vivência com a natureza no ambiente escolar na primeira infância e sua relevância para construção do respeito e cuidados com o meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 111-131, 2019.

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O que já falaram sobre:
  1. Maria Daluz Ribeiro Boian

    Gastei muito do texto. Realmente é uma necessidade urgente precisa ser trabalhado nas escolas. São projetos incríveis!

    • Edify Education

      Que bom que gostou, Maria! Agradecemos o seu comentário 🙂