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Práticas pedagogicas

Afinal, o que são práticas pedagógicas?

Pedagogia é um termo abrangente que pode ser resumido como o trabalho de um professor para promover o processo de ensino-aprendizagem para seus alunos. A pedagogia também pode ser definida como a aprendizagem, o ensino e o desenvolvimento influenciado pelos valores culturais, sociais e políticos sustentados por uma forte base teórica e prática.

E a qualidade de um processo de ensino-aprendizagem passa por práticas pedagógicas edificadoras que facilitam o acesso ao conhecimento para diversas crianças, por meio de atividades e oportunidades para aprimorar suas habilidades de forma plena.

A aprendizagem significativa deve levar o aluno a aprender a aprender e fornece uma base sólida para um aprendizado contínuo em relação aos objetivos do currículo da primeira infância e aos valores culturais, comunitários e familiares.

Já as práticas pedagógicas são definidas como um conjunto de ações intencionais definidas pela escola para promover a aprendizagem dos alunos. Para isso, é preciso compreender a importância de serviços de educação, que devem ser mais conhecidos e valorizados, assim como o trabalho do professor.

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Qual é a importância da implementação de práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas são fundamentais para a promoção da educação desde o ensino básico para garantir que as crianças alcancem os resultados esperados de acordo com o nível escolar que se encontram.

Pesquisas sobre ensino, aprendizagem e resultados mostram que práticas pedagógicas de qualidade são alavancas chaves para melhorar o desenvolvimento educacional das crianças. Os educadores devem pensar em práticas efetivas para fornecer às crianças bases sólidas para aprendizagem e desenvolvimento contínuo em todos os aspectos da vida.

E ao longo do ano letivo, com a aplicação das práticas definidas pela equipe pedagógica, é possível evidenciar se a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças estão seguindo o que foi planejado a nível de aprendizado. Nesse sentido, o cronograma educacional definido deve promover o bem-estar das crianças, aumentando o sentimento de pertencimento e desenvolvimento das habilidades de forma geral. Dessa forma, a escola estará desenvolvendo os seguintes aspectos nas crianças:

  • Forte senso de identidade;
  • As crianças se conectam e contribuem ativamente para o mundo;
  • Enorme sensação de bem-estar;
  • As crianças se tornam aprendizes confiantes;
  • As crianças são comunicadores eficazes.

Para a estrutura das práticas pedagógicas, compartilham destes 5 princípios:

  • Relacionamentos seguros e respeitosos;
  • Parcerias;
  • Altas expectativas e equidade;
  • Respeito pela diversidade;
  • Aprendizado contínuo e prática reflexiva.

O que considerar na hora de definir as práticas pedagógicas na escola?

Na hora de definir as práticas pedagógicas, o gestor educacional junto com sua equipe pedagógica devem considerar diversos aspectos para cumprir o objetivo educacional contemplando sempre os princípios descritos no tópico acima. Então, ao escolher uma prática pedagógica é preciso buscar atingir os seguintes objetivos:

  • desenvolver um relacionamento saudável entre as crianças e suas famílias;
  • comunicar-se de forma colaborativa com a comunidade de escolar;
  • envolver-se em um aprendizado profissional contínuo para apoiar a sua prática pedagógica;
  • gerar um ambiente que promova curiosidade e inclusão;
  • nessa diretriz prática, a comunidade do aprendizado é composta pela equipe pedagógica, professores, alunos e pais ou responsáveis.

Os professores e a equipe pedagógica devem utilizar esses recursos para ajudá-los aprender sobre:

  • seu papel e responsabilidades profissionais relacionadas com a sua prática pedagógica;
  • a relação entre pedagogia e currículo escolar;
  • a importância da investigação das atividades para aprendizagem, relacionamentos colaborativos e reflexão crítica;
  • estratégias de orientação pedagógica: observação, documentação, planejamento, implementação, avaliação e adaptação;
  • maneiras de usar o julgamento profissional e demonstrar liderança em pedagogia prática.

Dessa forma, é possível fornecer exemplos práticos, cenários e reflexões para ajudar os docentes a pensarem sobre sua prática, teorias e ideias na hora de atender a comunidade escolar.

Em sua prática diária com os alunos — a sua comunidade de aprendizagem — é possível criar experiências pedagógicas que promovam a alegria de aprender.

Aproveite e leia também: Qual é o papel do professor na atualidade?

5 exemplos de práticas pedagógicas

Para ajudar os gestores educacionais e o corpo docente a promover inovações na rotina escolar, elencamos 5 exemplos de práticas pedagógicas fundamentais para uma educação edificadora que gera aprendizados significativos para os alunos. Acompanhe:

1. Estimular a socialização na prática escolar

A socialização é fundamental em todas as área da nossa vida, afinal, compartilhamos experiências com diferentes pessoas o tempo todo, por isso, a sugestão é que a escola promova atividades interativas, que proporcionem criação e colaboração entre os alunos. Afinal, a socialização é um fator determinante para o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.

Para isso, o professor pode elaborar perguntas investigativas aos estudantes para que eles tenham a oportunidade de expor suas opiniões com argumentos válidos para debater com os demais colegas. O objetivo desta prática pedagógica é fazer com que os estudantes construam novas possibilidades de aprendizado, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de comunicação.

Nesse sentido, o professor deve assumir o papel de mediador para garantir que todos os alunos tenham oportunidade para falar. Também é válido pensar em uma dinâmica para a atividade, apoiando-se sempre no que a turma já sabe sobre o conteúdo proposto.

2. Promover a interdisciplinaridade na escola

A prática pedagógica que promove a interdisciplinaridade na educação é um modelo de ensino moderno que busca desenvolver a integração e complementação dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento, mesmo que aparentemente distintas.

Com programas educacionais voltados para interdisciplinaridade, a escola oferece diferentes perspectivas em contextos distintos para que os alunos consigam ver um sentido mais amplo no seu aprendizado.

Para esse modelo de ensino funcionar da maneira esperada, a escola deve promover uma transição gradativa em seus processos de ensino e, se possível, contar com uma empresa especializada nesse tipo de prática pedagógica para contar com um suporte profissional qualificado.

3. Implementar as metodologias ativas de ensino

As metodologias ativas de ensino propõem que os estudantes recorram aos conhecimentos prévios e pesquisem ativamente para encontrarem a solução para o desafio proposto pelo professor.

O aprendizado baseado em problemas ou em projetos são exemplos de práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas que podem ser adotadas pela escola, a fim de promover a aprendizagem significativa, uma vez que coloca o aluno no centro do processo, fazendo que ele seja o principal responsável pelo seu próprio aprendizado, com a orientação do professor.

Nesse sentido, o professor enquanto mediador do conhecimento deve:

  • Direcionar o conteúdo trabalhado em aulas para que os alunos tenham conhecimentos suficientes para resolver o problema proposto;
  • Incentivar os estudantes a raciocinar de forma lógica;
  • Orientar os alunos a pensar em diferentes estratégias para encontrar a solução;
  • Garantir o respeito e o debate saudável entre os estudantes.

4. Propor atividades experimentais em sala de aula

Outra prática pedagógica efetiva que retira os alunos de uma postura passiva na aquisição de conhecimento são os experimentos em sala de aula. Essa prática pedagógica busca trabalhar um dos pilares da investigação científica, a experimentação, que está prevista nas diretrizes da BNCC.

Quando são propostos experimentos para alunos, eles têm a oportunidade de colocar as teorias em prática, desse modo, podem levantar hipóteses, fazer questionamentos e tirar conclusões sobre o aprendizado proposto.

Por isso, também podemos afirmar que esse é um caminho para promover a aprendizagem significativa, já que os alunos desenvolvem o pensamento crítico e a autonomia que os ajudará a lidar com as situações ao longo da vida, dentro e fora da escola.

5. Estimular as práticas da educação 4.0

A Educação 4.0 é resultante de todas essas mudanças tecnológicas que alteraram a forma como nos relacionamos nas duas últimas décadas. A educação digital é uma abordagem educacional que surgiu para contemplar as necessidades da chamada 4ª Revolução Industrial, a Era Digital.

É uma proposta pedagógica que vai ao encontro dos interesses dos alunos que cresceram no mundo digitalizado e, portanto, pensam e aprendem de uma forma muito mais dinâmica e acelerada.

Por isso, também se faz necessário que a escola disponibilize práticas pedagógicas que faça uso dos recursos tecnológicos atuais para estimular o engajamento dos alunos nas aulas. Nesse sentido, o contato com a tecnologia deve extrapolar a sala de informática e pode fazer parte da rotina escolar por meio de atividades lúdicas e criativas, como games educativos que são pensados para promover a aprendizagem ativa.

Aproveite e leia também: Gamificação na educação: o que é e como implementar essa tecnologia?

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Referências:

BALDISSERA. O. 5 práticas pedagógicas para estimular o aprendizado das suas turmas. Os reinventores da educação. Disponível em: <https://poseducacao.unisinos.br/blog/praticas-pedagogicas>. Acesso em: 8/8/2022.

NOEMI, D. Educação 4.0: entenda o que é e como se adaptar a essa nova realidade. Disponível em: <https://escolasdisruptivas.com.br/tecnologia-educacional/educacao-4-0-entenda-o-que-e-e-como-se-adaptar-a-essa-nova-realidade/>. Acesso em: 8/8/2022.

College of Early Childhood Educators. Practice Guideline. Disponível em: <https://www.college-ece.ca/en/Documents/Practice_Guideline_Pedagogical_Practice.pdf>. Acesso em: 8/8/2022.

Child Australia. WHAT IS PEDAGOGY? How does it influence our practice? Disponível em: <https://www.childaustralia.org.au/wp-content/uploads/2017/02/CA-Statement-Pedagogy.pdf>. Acesso em: 8/8/2022.

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