Saltar para o conteúdo
planejamento_aula

Ferramenta tecnológica facilita o planejamento de aula para professores: conheça o Teacher’s Toolkit

Quem conhece a rotina escolar sabe que a dificuldade em fazer um planejamento de aula é unânime entre os professores, mas que ele é importante e fundamental para um bom desenvolvimento pedagógico ninguém discorda, e é justamente por isso que ele é tão defendido. No entanto, para chegar até ele, o caminho do educador é árduo.

A principal dificuldade está no momento de elaboração. Uma pesquisa feita pelo Edify, por meio de entrevistas com professores, mostrou que, em média, um plano de aula demora de 4 a 5 horas para ser finalizado. Porém, todo esse tempo não está determinado entre as atividades docentes, o que significa que ele é feito em horários “livres” e, muitas vezes, sem remuneração.

E os desafios não param por aí. Por meio de um exercício simples de rotina escolar, é possível entender essa situação. Por exemplo, imagine-se, agora, montando um plano escolar. Você vai para a mesa; pega o livro do aluno e o seu livro de professor; levanta o calendário nacional com feriados e emendas; insere-o no calendário da escola, em que constam as programações internas; reúne todo o material necessário de papelaria, como folhas, canetas coloridas, régua etc.; e pega o seu computador para realizar as suas pesquisas. Ufa! Agora você pode iniciar esse planejamento. Após 4 horas de intensa concentração e produção de conteúdo, é hora de começar tudo de novo, porque esse planejamento foi só para uma turma.

Se ler já é cansativo, imagina para quem vive essa prática diariamente, montando essa programação em escalas, sem tempo, em ambientes caóticos e sem retorno financeiro direto por essa atividade.

É por isso que o professor vive o paradigma: de um lado, a vontade de entregar o melhor no ensino, do outro, a falta de tempo e valorização para isso.

Foi levando em consideração todos esses pontos que o Edify se debruçou para encontrar uma solução que pudesse facilitar a vida dos educadores, e, então, nasceu o Teacher’s Toolkit.

A tecnologia como aliada do planejamento de aula

Não precisamos enumerar as facilidades que os recursos tecnológicos trouxeram para a vida moderna, como contatar pessoas a qualquer momento, trabalhar de forma remota, não precisar ir ao banco, ter a comida na porta de casa… Enfim, a lista é grande. No entanto, agora, podemos incluir nesses benefícios o apoio no planejamento escolar. Sim, é o início de um sonho que deu certo.

O Teacher’s Toolkit é um dos produtos digitais do Edify que coloca o professor no centro da solução. Toda a plataforma foi desenvolvida em contato direto com os educadores, que, por meio de interações e entrevistas, passaram detalhadamente suas rotinas e, em especial, suas principais dores na sala de aula.

As discussões e dificuldades em torno do planejamento de aula se transformaram em uma ferramenta digital de fácil acesso que prioriza a organização e a eficiência para a vida do professor. Entenda, abaixo, como ela pode, na prática, auxiliar no dia a dia escolar.

3 valores que o Teacher’s Toolkit carrega

Antes de se colocar frente a frente com a tela, entenda se o seu modo de trabalho tem sinergia com os princípios do Teacher’s Toolkit. De acordo com Patrick Passos, Product Manager do Edify, três valores foram essenciais para o desenvolvimento da plataforma.

Centralização de recursos

Se pudéssemos resumi-lo de forma prática, seria: “tudo em um só lugar”. Nós já falamos sobre como é cansativo para o professor ter de separar tantos materiais para diferentes turmas e se deslocar com tudo isso. Até hoje, é muito comum ver os professores, entre uma aula e outra, carregando dezenas de materiais para lecionar.

Além do esforço mental, isso também acarreta um desgaste físico, deixando o dia ainda mais cansativo.

O valor da centralização vem nesse sentido de diminuir a quantidade, mas não a eficiência. Na prática, a ferramenta comporta o planejamento, vídeos, áudios, lições e outros recursos, sempre de forma digital, dispensando o peso do papel.

Personalização

Como uma ferramenta nativa digital, este é um dos seus principais benefícios: ser completamente editável e modular. Por isso, assim que o professor se conecta à plataforma, já visualiza um dashboard com todas as suas turmas, desse modo, pode deixar de lado todo material que vem ocupando a sua mesa há tanto tempo.

Direto do computador, o professor pode inserir, por data, os conteúdos que irá abordar. Aliás, dentro da metodologia Edify, ele consegue selecionar as lições do dia e adicionar conteúdos extras, como áudios e vídeos.

Ou seja, simples como você está lendo aqui, identificando o teor, escrevendo e adicionando conteúdos na plataforma.

Praticidade

Agora que todos os recursos foram centralizados e personalizados para cada turma, como levar isso para a sala de aula?

Tudo na palma da mão. O Teacher’s Toolkit pode ser acessado por um aplicativo mobile, ou seja, direto do seu celular, e essa consulta pode ser feita de forma offline, isso significa que você não precisa estar conectado com a internet para acessar o planejamento de aula.

Aliás, você nem precisa se preocupar em encher seu telefone pessoal com os materiais de uso, pois eles desaparecerão do seu celular (mas não da plataforma online) automaticamente e no intervalo de 3 semanas — prazo em que o sistema reconhece que você não precisará mais daquele conteúdo.

O resultado é para todos

Agora que você foi devidamente apresentado ao Teacher’s Toolkit, é importante que saiba para quem é essa solução, e, em resumo, é para toda a comunidade escolar.

A ferramenta coloca o professor em primeiro plano, com o objetivo de facilitar a sua rotina de trabalho e descomplicar um processo árduo, mas fundamental, que é o planejamento de aulas. Com uma solução que o ajuda em sua tarefa, o profissional ganha tempo para a vida além da escola.

Mas não é somente ele quem se beneficia, uma vez que a otimização do tempo e a maior facilidade de personalização de ensino, já que a ferramenta permite o planejamento de acordo com o nível da turma, reflete na qualidade do ensino e na preparação dos materiais para os alunos. Ao mesmo tempo, a gestão escolar também consegue acompanhar o que vem sendo desenvolvido, do ponto de vista pedagógico, de forma mais ágil e aberta para troca de opiniões e ideias.

Dessa forma, todos da comunidade ganham com esse aliado no processo de planejamento.
Para saber ainda mais sobre o Teacher’s Toolkit, fale com nossos especialistas.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…