Saltar para o conteúdo
Pesquisa de satisfaçao

Pesquisa de satisfação escolar: como elevar a nota da escola

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta com grande potencial para melhorar o desempenho da instituição escolar, pois, se bem implementada, oferece subsídios para elevar a satisfação dos responsáveis e alunos por meio de mudanças que melhorem a qualidade do serviço prestado.

Por meio de uma pesquisa de satisfação, é possível estabelecer um parâmetro do desempenho alcançado, para assim traçar um plano de ação de maneira eficaz e que traga resultados positivos! Parece bom, não é mesmo?

Então, o Edify separou os pontos principais a respeito da pesquisa de satisfação escolar e quais ganhos são possíveis de serem atingidos na sua escola!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Por que implementar uma pesquisa de satisfação na sua escola?

Em primeiro lugar, obter canais eficientes de comunicação promove uma aproximação entre a escola e seus clientes, favorecendo o diálogo e a colaboração. Sob essa perspectiva, a pesquisa de satisfação faz com que os pais e, consequentemente, os alunos se sintam valorizados e integrados ao trabalho desenvolvido pela escola.

Assim, as famílias podem participar ativamente na educação de seus filhos! E podem, ainda, contribuir com críticas e sugestões que irão efetivamente fazer a diferença nas ações desenvolvidas pela gestão escolar.

Mas é importante que a pesquisa seja um processo contínuo e não uma iniciativa isolada, combinado? O fluxo de informações deve ser permanente: os pais e alunos dão o seu feedback, a escola analisa os dados e os divulga, tornando-os acessíveis a toda comunidade escolar.

E precisamos reforçar que a pesquisa não é fim, ela é o meio! A partir das informações coletadas, um planejamento é elaborado e melhorias são propostas. Saiba mais sobre o potencial e as possibilidades da utilização dessa estratégia para a sua escola:

Você consegue identificar pontos a serem melhorados?

O benefício mais óbvio de se implementar uma pesquisa de satisfação é a escola conseguir identificar as áreas que podem ser melhoradas, a partir de outros pontos de vista que não apenas o da gestão.

Com base nos dados obtidos em uma pesquisa aberta a opiniões de terceiros, é possível traçar competências desejáveis para a capacitação, contratação e gestão de profissionais, que serão os principais responsáveis pela efetivação da proposta pedagógica da escola.

É desejável que a instituição de ensino seja cuidadosa na seleção e na retenção desses colaboradores, em especial de professores, já que a alta rotatividade de docentes prejudica todo o processo pedagógico, quebrando a continuidade do trabalho e as relações construídas com os educandos.

Aproveite e leia mais sobre: como evitar a alta rotatividade de professores!

Você consegue identificar os anseios dos pais na educação dos filhos?

Por meio da pesquisa de satisfação, é possível conhecer melhor estudantes e famílias, alinhando o trabalho com base no público atendido. O engajamento também melhora, visto que alunos e pais se sentem valorizados por serem ouvidos e contribuírem positivamente com a escola.

Frequentemente as escolas perdem alunos sem identificar o que realmente motivou a transferência. Além disso, apenas uma família insatisfeita pode refletir negativamente em alunos em potencial, através de relatos que podem diminuir o número de matrículas, o que não é desejado.

Ao conhecer a comunidade escolar, é possível engajar alunos através de atividades e metodologias mais atraentes, como as que são solicitadas pelo Novo Ensino Médio.

Bons resultados em vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são importantes, mas não são garantia de retenção de alunos: é necessário que a escola tenha uma boa qualidade de ensino e se mantenha atualizada.

A escola, por meio dos dados da pesquisa, passa a saber o que é importante para seus clientes e dedica-se a isso, verificando falhas e investindo em metodologias atuais e eficazes.

Portanto, buscar por soluções educacionais modernas e inteligentes para aplicar em sua escola, como os programas educacionais bilíngues do Edify, é fundamental para se destacar e melhorar a nota da instituição!

Se você ainda não conhece nossas soluções, aproveite e leia: O que é o Edify Education? Conheça nossas soluções!

É uma oportunidade de mostrar as inovações da sua escola

Outro aspecto interessante que pode ser levantado por meio de pesquisas de satisfação, é conhecer o perfil e qual imagem a instituição está passando para o público. Com a captação dessas informações, é possível agir para alinhar o que se espera e o que efetivamente acontece com relação ao marketing.

Em termos de publicidade, a pesquisa é capaz de mostrar os pontos fortes da escola, que pode enfatizar e investir em programas, atividades e agendas relacionadas que a façam se destacar no mercado.

Por meio dos resultados da pesquisa, há a possibilidade, ainda, de avaliar pontualmente inovações ou melhorias já implementadas. Assim, sempre que necessário a gestão pode se valer da pesquisa para avaliar as repercussões das suas práticas.

Busque soluções educacionais inovadoras para elevar sua nota!

Tenha em mente que não basta apenas entender onde melhorar. Para elevar a nota da escola e a qualidade do ensino, é necessário repensar desde o uso de metodologias, formação de professores, materiais didáticos, integração da tecnologia e do inglês no ensino, entre outros aspectos.

O programa Edify Premium é uma solução bilíngue com foco no desenvolvimento integral do aluno. Com abordagem baseada em projetos, o aluno atinge o nível linguístico B2 no CEFR, por meio de metodologias e materiais didáticos reconhecidos e especializados, desenvolvidos para cada nível de ensino, desde o Ensino Infantil, Fundamental até o Ensino Médio.

Conheça mais sobre o Premium: programa para um ensino bilíngue de qualidade!

Já o Edify Essential é um programa bilíngue de fácil implementação, concentra-se na multidisciplinaridade e desenvolvimento linguístico e abrange o Ensino Infantil e Fundamental, oferecendo treinamento para professores, materiais didáticos e acompanhamento pedagógico. Através desse programa, o aluno atinge o nível linguístico B1 no CEFR.

Aliando a tecnologia e o inglês, o programa Edify To Hack oferece aulas de programação em inglês para o Ensino Fundamental, além de proporcionar o letramento midiático bilíngue.

O aluno atinge o nível linguístico B2 no CEFR. Além disso, a escola conta com material didático, apoio pedagógico presencial e treinamento de professores ao longo de toda a parceria entre o Edify e a sua instituição.

A adaptação ao Novo Ensino Médio é um desafio para as escolas. Pensando nisso, o programa Novo Ensino Médio do Edify oferece o como diferencial o ensino bilíngue em um currículo mais flexível, que contém uma Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.

Conheça mais detalhes sobre essa solução no post: como sua escola está se preparando para o Novo Ensino Médio?

Deu para compreender a importância da Pesquisa de Satisfação Escolar?

Entender seu público é o caminho para o sucesso da sua escola!

Porém, além de mapear esse perfil, são necessárias estratégias educacionais inovadoras que dialoguem com os anseios dos pais e alunos e que desenvolvam as competências do século 21: o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração, a resolução de problemas, a inovação e a criatividade!

Para saber mais sobre uma parceria entre o Edify Education e sua escola, clique no banner abaixo para falar com um dos nossos consultores!

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

combate_ao_bullying

Combate ao bullying: 5 atividades para as aulas de inglês

A cada ano, pessoas ao redor do mundo se unem para reforçar a importância de uma luta diária: o combate ao bullying, incentivando a empatia e fortalecendo os laços de afeto. Substantivo da língua inglesa,…

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…