Saltar para o conteúdo

Orientador educacional: qual é seu papel na escola do futuro?

Os profissionais da educação são fundamentais para que o processo educacional aconteça e os estudantes tenham acesso aos conteúdos e desenvolvam suas habilidades e capacidades a partir deles. Mas, logicamente, precisamos pensar na educação como um conceito que vai além da transmissão de conteúdos, que é uma experiência enriquecedora para que indivíduos descubram que são capazes de construir seus conhecimentos a partir de outros que se encontram disponíveis na literatura.

E, dentre esses profissionais, o orientador educacional tem o papel de dar suporte para que todo esse processo aconteça, mais do que isso, ele é um dos responsáveis por pensar na educação de forma estratégica, se atualizando acerca das metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem. Aqui, no Edify, já ajudamos centenas de gestores escolares e orientadores educacionais a implementar programas bilíngues alinhados com métodos de ensino modernos para inovar as práticas educacionais dentro da escola.

Acompanhe o post e conheça quais são os aspectos que esses profissionais devem ficar atentos para os próximos anos. Confira mais sobre o papel desse profissional no contexto da educação do futuro!

Saiba mais sobre o Edify!

Como funciona o dia a dia do orientador educacional? Quais são suas responsabilidades?

O orientador educacional é um profissional que atua fora da sala de aula, no desenvolvimento dos estudantes, pensando nas metodologias educacionais efetivas.

É ele também quem tem a missão de dar o suporte necessário aos demais profissionais da escola, como o diretor e os professores. Ao lado do coordenador pedagógico, ele tem a responsabilidade de contribuir ativamente para o processo de formação dos alunos por meio da compreensão do comportamento de aprendizagem das crianças e adolescentes.

E precisamos reforçar a palavra “ativamente”, pois o termo está diretamente ligado à postura do orientador educacional, que precisa se libertar da postura passiva e buscar novas soluções educacionais para trazer diferenciais para sua escola. Atualmente, os pais buscam instituições que ofereçam algo além do que apenas o cumprimento da grade curricular das séries ofertadas nos diferentes níveis de ensino.

Portanto, além do atendimento aos alunos e professores no seu dia a dia, é de fundamental importância que esse profissional esteja em constante busca por novas metodologias de ensino que possam ser implementadas na instituição em que está inserido.

Com os programas educacionais do Edify, o orientador também conta com profissionais que oferecem mentoria contínua para ajudar na transição das metodologias tradicionais para metodologias ativas e também para dar suporte para preparar o corpo docente para o ensino bilíngue e interdisciplinar.

A quais tendências educacionais o orientador educacional deve se atentar?

A educação está em constante evolução e as escolas que querem desenvolver seus alunos para as habilidades do futuro devem olhar para as novas tendências educacionais que se mostram muito mais compatíveis com o modo que as crianças e adolescentes aprendem hoje em dia.

Em um mundo predominantemente tecnológico, é necessário e essencial que o orientador educacional olhe para as novas metodologias de ensino a fim de apresentar melhorias tanto para os gestores escolares quanto para a equipe pedagógica. Confira quais são essas tendências:

1. Metodologias Ativas de Ensino

Os métodos ativos de ensino estão sendo cada vez mais difundidos e, na verdade, não podemos dizer que se trata de uma tendência para o futuro, uma vez que eles já são uma realidade em muitas instituições de ensino, principalmente quando falamos de Ensino Superior.

Mas muitas escolas de nível básico já adotam as Metodologias Ativas de Ensino, como a gamificação e a aprendizagem baseada em projetos, que se mostram altamente eficazes para crianças e adolescentes. Então, são metodologias que o orientador educacional deve conhecer profundamente e também buscar meios de implementá-las em sua escola.

2. Educação Socioemocional

As habilidades socioemocionais estão cada vez mais em evidência e se mostram imprescindíveis para o futuro da sociedade de modo geral. Por isso, um ensino com práticas pedagógicas orientadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos é fundamental nos dias atuais.

Desse modo, o orientador educacional deve buscar um programa que contenha as seguintes ferramentas:

  • Abordagem baseada em Projetos;
  • Material didático focado na interdisciplinaridade;
  • Currículo alinhado às diretrizes da BNCC;
  • Conteúdos focados no desenvolvimento das competências e habilidades específicas, como Escrita Criativa, Design Thinking e oralidade.

3. Ensino orientado para os ODS

ensino orientado para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também visa estar em consonância com o futuro da educação.

As diretrizes das ODS foram definidas pelas Nações Unidas e são formadas por 17 objetivos integrados que exploram diversos aspectos sociais e ambientais em áreas relevantes, como erradicação da pobreza, emprego digno e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, dentre outros.

4. Ensino Bilíngue

O ensino bilíngue também é uma realidade que está em conformidade com metodologias de ensino-aprendizagem modernas, já que os alunos estão imersos em um aprendizado globalizado, em contato com uma segunda língua que possibilita que conheçam diferentes culturas.

Dessa forma, quando o orientador educacional busca um programa bilíngue para ser implementado na escola, ele está contribuindo estrategicamente para uma modernização da escola e uma entrega de valor para seus alunos. Os pais estão cada vez mais inclinados a matricularem seus filhos em escolas bilíngues, visando justamente o futuro profissional deles.

Qual o papel do orientador para tornar a escola mais efetiva em seus objetivos?

Olhando para todos esses pontos elencados, é possível observar que o papel de um orientador educacional é pensar, planejar e monitorar as metodologias e aplicação para os alunos da sua escola.

Dessa forma, esse profissional deve estar antenado com as mudanças na área da educação que estão acontecendo graças à velocidade no compartilhamento das informações via internet, a evolução das próprias gerações de alunos que se encontram em sala de aula atualmente.

As soluções do Edify são construídas para atender a todas essas demandas educacionais que surgiram nos últimos anos. Por isso, convidamos todos os orientadores educacionais a conhecerem nossos programas educacionais e também se inscreverem em nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão. Até a próxima!

Referências:

BNCC, Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying . MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying Acesso em: 30 abr. 2021

Bugone, A. C., Dalabetha, A., & Bagnara, I. C. (n.d.). O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Com.Br. Retrieved August 1, 2022, from https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/08369448dbf3c312f4725d7b50416b1b360_1.pdf

Carvalho, B. (n.d.). O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA QUINTINA DINIZ. Edu.Br. Retrieved August 1, 2022, from https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc5-8.pdf

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

combate_ao_bullying

Combate ao bullying: 5 atividades para as aulas de inglês

A cada ano, pessoas ao redor do mundo se unem para reforçar a importância de uma luta diária: o combate ao bullying, incentivando a empatia e fortalecendo os laços de afeto. Substantivo da língua inglesa,…

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!