O isolamento social ao qual estamos submetidos movimentou a educação em diversas esferas. Com escolas, cursos e instituições de ensino superior fechadas por conta da epidemia do COVID-19, professores de todos os segmentos estão mobilizados para entender novas ferramentas digitais com o objetivo de seguir transmitindo conhecimento para os estudantes. Será que uma porta se abre para entendermos de fato para que servem as metodologias ativas na educação a distância?
Somos cobrados em pensar na personalização do ensino, em plataforma de jogos, na inclusão de pessoas com deficiência, em uma nova arquitetura pedagógica da sala de aula e no trato das habilidades socioemocionais de nosso alunado. Em aulas presenciais, o desafio é enorme na hora de lidar com todas essas questões. Como o ensino vai ficar com a necessidade de usar a tecnologia como mediadora dessa transmissão de informação e conhecimento?
Sala de aula invertida
Com essa metodologia, o meio virtual será mediador do acesso ao conteúdo de estudo que o professor vai enviar. O aluno não estará em presencialmente em sala, com a leitura feita e conhecimento prévio do material da aula. Dessa vez, o encontro será pelo Google Meet, em audiovisual, por exemplo.
A boa notícia é que essa situação de se manter online e a distância não é definitiva. Voltaremos a nos encontrar presencialmente.
PBL – Aprendizagem baseada em problemas / projetos
Essa é outra que cabe aplicar em grupos de jovens e adultos. A proposta pedagógica defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. Pode ser uma oportunidade de pensar em rotina, organização do lar, leituras em casa e em outras questões envolvendo nosso ambiente residencial.
Uma aula que faça pensar sobre ecologia, meio ambiente, hábitos saudáveis, não seria legal nesse momento? Proponha uma questão e volte na aula seguinte para discutir as soluções pensadas pelos alunos.
Estudos de caso
Eles são muito bem-vindos na educação online. É sempre bom conhecer e se inspirar em situações que foram vivenciadas por empresas, por exemplo. Reconhecer o erro é engrandecedor e faz parte de uma habilidade socioemocional desse novo milênio.
Mas é bom evitar falhas em nossos projetos futuros e reduzir as incertezas. O estudo de caso, portanto, pode ser entregue ou trabalhado ao longo da discussão online. Ganhamos fazendo benchmarking.
Microlearning
Uma forma de aprendizado também está muito presente no nosso dia a dia em ambiente online. Os influenciadores digitais e os produtores de conteúdo, por exemplo, são bons exemplos dessa informação que chega por meio de vídeos curtos, postagens em redes sociais e lives no youtube e no instagram.
O Youtube Edu é um bom espaço para aprender. A novidade que chega ao mercado é a rede social Tik Tok. Sugerimos conhecê-la. Há professores de inglês muito divertidos por lá.
Esse momento é de mudança de mindset. Uma nova mentalidade que só vai mostrar que tecnologia e educação servirão para soluções de problemas complexos.
Quando usamos a criatividade, surge uma oportunidade. Essa chance de inovação é que não podemos perder, e usar metodologias ativas na educação a distância é só uma parte disso. Educadores dos quatro cantos do mundo estão engajados em promover um ensino de qualidade e inovador.
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