Saltar para o conteúdo
Book lab

Book Lab: desenvolva o inglês dos alunos por meio da escrita de um livro!

O inglês é uma língua franca, ou seja, o idioma mais escolhido como o meio de comunicação ideal pela maior parte dos países a nível mundial. Consequentemente, mais do que saber ler e falar em inglês, é importante e necessário dominar a escrita em língua inglesa.

Na era das informações em massa, contar com instrumentos que viabilizem suprir a necessidade de se aprender essa língua é fundamental e o Book Lab é um deles! Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Edify para que estudantes criem seus próprios livros. Para tanto, eles inventam e escrevem suas histórias em inglês, além de produzirem desenhos vetoriais.

Conheça mais sobre um dos sistemas de ensino bilíngue mais inovadores do mercado e compreenda as vantagens para o plano de aprendizagem dos discentes e para as instituições de ensino. Confira!

Como funciona o programa Book Lab do Edify?

Este é um projeto idealizado pelo Edify, cujo propósito é a produção de livros autorais em inglês. Assim, a escrita e a ilustração são feitas pelos estudantes e com a publicação em formato físico, criando-se um espaço de afeto e fraternidade com a possibilidade de a família e os amigos adquirirem a obra em uma noite de autógrafos. Incrível, não?

Escrever um livro em inglês é a ideia central do projeto de ensino, cujo escopo maior é transformar os estudantes em verdadeiros autores do mundo e tudo isso com um detalhe muito importante: a partir da exploração da capacidade de pesquisar, ler, falar e, em especial, escrever em língua inglesa, evidenciando para eles mesmos a sua habilidade com o idioma inglês.

Além disso, a partir do forte índice de aprovação por parte das escolas e do aumento das buscas pela solução, o Edify expandiu o projeto de modo a oferecer também a versão do Book Lab em português. Assim, é possível ampliar o processo de aprendizado da língua pátria por meio da escrita da própria obra.

+ CLIL: o que é? Saiba mais sobre o Ensino Integrado de Conteúdos e Língua.

Como o projeto é desenvolvido?

O Book Lab é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com dois formatos de execução, um antecedente à produção do livro e outro posterior.

Assim, o programa inicia-se com uma etapa de planejamento com as discussões acerca do tema, seguidas de uma ideação da história, ou seja, trata-se do momento em que a narrativa é estruturada. Depois, há a apresentação do projeto e preparação sob orientação de um professor.

Em fase consequente, advém o momento de execução por meio da escrita e ilustração do escrito literário e, em ato contínuo, ocorre a liberação das obras após serem revisadas e aprovadas pelo corpo docente responsável.

Além disso, os responsáveis têm a possibilidade de comprar a versão impressa do livro escrito pelo seu filho e as escolas podem promover uma encantadora noite de autógrafos com os alunos, sendo um momento inesquecível para toda a comunidade escolar.

Um dos principais diferenciais do projeto é, sem dúvidas, a plataforma digital própria e intuitiva que possibilita ao estudante desenhar a capa do seu livro, bem como redigi-lo dentro de um sistema integrado e seguro.

Quais as vantagens do programa para o aprendizado dos alunos?

Conhecer outra língua na infância que não seja a materna é uma excelente maneira de contribuir para o futuro. Isso porque os benefícios que outro idioma, em especial, o inglês, gera para aqueles que o dominam desde cedo são incontáveis e já amplamente conhecidos.

E quando há a aplicação prática da língua estrangeira e da nativa (nos casos em que o projeto é implementado em português), como ocorre com o programa Book Lab por meio da escrita do livro do aluno, surge um campo de desenvolvimento pessoal e performance ainda maior. Nesse sentido, destacam-se algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas durante o processo de aprendizagem infantil com o referido projeto, são elas:

  • Construção e o aperfeiçoamento da escrita bilíngue (em inglês e português);
  • Evolução da leitura, do senso crítico, da observação e fala na língua inglesa e da materna;
  • Multiletramento digital;
  • Aceleração do processo de aprendizagem;
  • Senso de responsabilidade;
  • Contato com perspectivas diferentes;
  • Habilidades linguísticas, cognitivas e socioemocionais;
  • Autoria e autogestão;
  • Capacidade de se expressar;
  • Aptidão com o procedimento de pesquisa;
  • Conhecimento acerca do processo editorial;
  • Uso e ampliação da criatividade.

Além dos vastos inúmeros benefícios para os discentes, também é importante destacar como as instituições de ensino obtêm ganhos com a inserção de um projeto especializado na escrita de um livro. E é o que veremos no próximo tópico!

Leia também: a importância do inglês na educação infantil!

As escolas podem alcançar diferencial competitivo com o programa?

Os organismos educacionais também são agraciados com as vantagens do projeto por meio do Making Learning Visible, ou seja, obtenção de resultados tangíveis de aprendizagem do estudante e propiciação da fácil visualização dessa evolução pelos seus responsáveis.

Outro fator a ser considerado é o engajamento do discente no processo de aprendizagem, fomentando as metodologias ativas e o protagonismo do próprio estudante no seu sistema de aprendizado.

E, enfim, também é possível que as escolas obtenham destaque no setor educacional, tornando-se referências no nicho por meio da desenvoltura que os estudantes conseguem obter por meio do programa.

Veja o que um responsável tem a dizer sobre o Book Lab:

“Que trabalho maravilhoso que vocês fizeram em transformar as histórias das crianças em livro impresso, meu filho ficou mega feliz. Somos do DF, e a história do ano passado (5º ano), que ele criou nas aulas de inglês, foi transformado em um livro. Continuem com esse trabalho no 6º ano, isso é muito gratificante para os alunos.”

Como o Edify dá suporte para que o Book Lab se cumpra?

E o melhor é que o Book Lab pode ser implementado independentemente do programa bilíngue e não tem custo adicional para a escola que deseja colocá-lo em prática com seus alunos!

Isso porque o Book Lab acontece por meio de uma plataforma 100% digital, a qual as instituições podem utilizar para se valer desse recurso e enriquecer seu processo de ensino-aprendizagem.

E o Edify oferece todo o suporte necessário para que o projeto seja cumprido, que se externaliza mediante:

  1. Plataforma exclusiva que pode ser acessada tanto no ambiente escolar como em casa pelos estudantes em formato 100% digital;
  2. Plano pedagógico especializado no idioma inglês com assuntos adaptáveis;
  3. Suporte operacional;
  4. Quadro pedagógico com orientações práticas sobre a implementação do projeto;
  5. E o serviço de implantação ocorre de forma gratuita para a escola.

Aproveitando o assunto, descubra o porquê de aprender inglês na escola é tão importante.

Agora que você conhece o programa e sabe da sua importância, que tal implementá-lo na sua instituição de ensino? Fale com nossos consultores clicando no banner abaixo. Continue acompanhando o conteúdo do nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos. Até mais!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

sistema bilíngue

Sistema Bilíngue: Saiba Como Funciona e Conheça o Edify!

Descubra o universo do sistema bilíngue, uma inovadora abordagem educacional que vai além do ensino tradicional de línguas estrangeiras. No coração dessa metodologia, está o compromisso de proporcionar aos alunos uma proficiência autêntica em duas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!