Saltar para o conteúdo

Qual é o papel do professor na atualidade? Confira!

As mudanças na educação são intrínsecas aos avanços tecnológicos da globalização que, definitivamente, modificou a forma como a sociedade se comporta atualmente.

E, dentre as muitas relações sociais, a educação é, sem dúvidas, a mais importante, afinal, é um conjunto de ações que é capaz de construir e modificar valores, hábitos e costumes de uma nação, que são transferidos de uma geração para outra para que pessoas possam conviver e evoluir em sociedade.

Nesse sentido, o papel do professor na atualidade é fundamental, já que ele é o profissional que guiará toda uma geração de alunos para cumprir a missão que a educação tem na sociedade.

Afinal, qual é o papel do professor do futuro?

O professor deve estar em constante aprimoramento dos seus conhecimentos e habilidades, afinal, a educação é um pilar da sociedade que está em evolução contínua. Dessa forma, é fundamental que esse profissional busque desenvolver habilidades para acompanhar as mudanças na sua área de atuação, sempre visando promover um processo de ensino-aprendizagem efetivo para os alunos. Saiba quais são essas habilidades:

1. Estar antenado com tecnologias atuais

Aliás, essas atualizações de habilidades e competências devem ter o foco na construção do conhecimento juntamente com os estudantes. Nesse sentido, é preciso considerar que as características dos alunos atualmente são totalmente diferentes dos estudantes das gerações passadas.

Em um mundo completamente tecnológico, não é possível descartar todos os recursos que a evolução tecnológica nos proporciona. Na verdade, é totalmente válido se aproximar do universo dos alunos, que crescem usando a internet e os dispositivos móveis.

Neste sentido, criar estratégias de ensino que utilizem esses recursos é fundamental para o professor da atualidade.

Podemos citar a gamificação como um exemplo de estratégia que pode se valer das tecnologias atuais para promover o aprendizado dos alunos. Nela, os estudantes se sentem desafiados pelos objetivos dos games e constroem o aprendizado na prática, enquanto evoluem na linha do tempo do jogo.

2. Conhecer as Metodologias Ativas de Ensino

Aproveitando que citamos a gamificação, podemos ampliar o tema para os métodos ativos de ensino, já que os games são apenas uma das estratégias dentro desse amplo conceito que se mostra o futuro da educação.

Ao promover o aprendizado e a construção do conhecimento por meio das Metodologias Ativas de Ensino, o docente coloca o estudante na posição de protagonista do próprio aprendizado.

Dentre as principais métodos ativos de ensino, podemos destacar:

  • Aprendizado por problemas: nessa estratégia, os alunos aprendem solucionando problemas em uma determinada área do conhecimento, seja em grupos ou de forma individual;
  • Estudo de caso: o aprendizado acontece por meio da análise de casos reais, onde os alunos precisam construir um parecer ou sugerir um caminho para a solução;
  • Aprendizado por projetos: nesse método, os alunos constroem o conhecimento desenvolvendo projetos em determinada área.
  • Sala de aula invertida: nessa estratégia, os alunos precisam estudar o conteúdo antes da aula acontecer. Assim, eles vão para aula com conhecimentos que enriquecem as discussões;
  • Seminários e discussões: apesar dos seminários não serem uma novidade no contexto escolar, também podem ser considerados métodos ativos de ensino, já que os alunos precisam aprender o conteúdo que será apresentado, o que gera discussões enriquecedoras entre a turma;
  • Gamificação: como já falamos anteriormente, nesse método, o aprendizado acontece por meio dos games, que desafiam o conhecimento, a capacidade de decisão e a capacidade cognitiva dos estudantes.

Um professor do futuro precisa se atualizar e atuar com as Metodologias Ativas de Ensino para promover um processo de aprendizado enriquecedor para seus alunos.

3. Desenvolver competências socioemocionais

A aquisição de competências socioemocionais é fundamental para todos os profissionais que buscam se estabelecer e evoluir no mercado de trabalho, afinal, ao desenvolver algumas das características que vamos listar abaixo, o profissional melhora a forma como ele se relaciona com as pessoas a sua volta, além de manter-se mais estável em situações de conflito ou quando precisa atuar precisamente na resolução de problemas.

E essas características também são importantíssimas para o professor da atualidade, já que ele está em constante contato com pessoas, desde os alunos e pais até os outros profissionais que atuam dentro da instituição de ensino.

Para ser um professor sócio emocionalmente preparado, é, preciso desenvolver as seguintes competências:

  • Empatia: buscar ser empático é uma habilidade muito importante para conviver em sociedade, já que se colocar no lugar do outro melhora o relacionamento entre todos os participantes de um processo;
  • Ética: ser ético garante que o professor não cometa injustiças e haja de má fé com nenhum participante do processo de aprendizagem, promovendo aprendizado igualitário para todos os estudantes;
  • Paciência: o desenvolvimento da paciência é fundamental para aprender a lidar com o estresse e a pressão, que pode ser uma realidade em algumas turmas;
  • Autorresponsabilidade: ser autorresponsável significa que o professor precisa saber qual é o seu papel, suas atribuições e responsabilidades, compreendendo a importância da sua atuação para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça;
  • Autoconhecimento: o autoconhecimento é outra característica muito importante para todas as pessoas, já que as melhorias também acontecem além do campo profissional. E, quando o professor se conhece melhor, ele consegue direcionar o aprendizado da melhor forma para os estudantes;
  • Autoestima: todo profissional precisa acreditar que faz um bom trabalho, em especial os professores, já que ele precisa acreditar que os métodos de ensino estão sendo efetivos para o aprendizado dos alunos;
  • Comunicação: uma comunicação clara e eficaz é fundamental em todas as nossas relações e na relação professor-aluno isso não poderia ser diferente, então, desenvolver habilidades de comunicação é fundamental para quem deseja ter sucesso em suas estratégias de ensino;
  • Autonomia: essa é uma das principais características de um professor, já que ele não pode ficar esperando por ninguém para aplicar suas estratégias de ensino. Então, colocar o planejamento em prática e atuar prontamente são ações que demonstram o quanto um docente é preparado para o futuro da educação;
  • Criatividade: por último, a criatividade também se mostra importante para promover um processo de ensino-aprendizado efetivo, já que o professor precisa ter a capacidade de elaborar novas estratégias para suas aulas, assim, ele não fica dependente apenas de métodos já aplicados anteriormente.

Desenvolvendo essas características, os professores tornam-se líderes exemplares para os alunos e passam a ser respeitados por todos dentro da sala de aula.

4. Atuar como mediador do conhecimento

Para atuar como um mediador do conhecimento, o professor precisa abandonar a postura tradicional de detentor do conhecimento que coloca o aluno como um mero receptor de informações.

O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

E atuar como mediador nada mais é do que promover o conhecimento com os métodos ativos e as tecnologias disponíveis atualmente para estar conectado com o universo dos alunos e com a realidade da sociedade atual. Entretanto, muitos professores ainda têm muitas crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem que acabam se tornando barreiras para a evolução da educação.

Contudo, não há mais tempo para ficar estagnado, ensinando com as mesmas metodologias de 20 ou 30 anos atrás, é preciso se atualizar e acompanhar as mudanças de comportamento dos alunos que aprendem cada vez mais de forma dinâmica e ativa.

5. Bilinguismo

Ser um professor bilíngue permite ao docente transmitir seus conhecimentos em uma segunda língua e até mesmo acrescer novos conceitos ao seu próprio modo de pensar, uma vez que diferentes línguas têm concepções distintas e permitem construções de pensamentos heterogêneas.

Além disso, os programas bilíngues estão se tornando cada vez mais uma necessidade das escolas que buscam oferecer uma educação atualizada e globalizada para os alunos, já que possibilita que os estudantes aprendam um código linguístico que ampliará as possibilidades de comunicação com nativos de outras nações.

E, sem dúvidas, o professor do futuro deve estar preparado para essa nova realidade das escolas, dominando um segundo idioma para a promoção da educação bilíngue.

Os proprietários e diretores de escolas já olham para essas 5 habilidades que elencamos aqui para contratar os professores que irão compor o corpo docente, já que os profissionais que as possuem podem elevar a qualidade de ensino na sua instituição.

Atualmente, o bilinguismo é uma das habilidades necessárias para o professor do futuro. Com o programa bilíngue do Edify, a escola tem um programa de formação continuada para seus professores, além de ajudar também no recrutamento da equipe docente para o ensino bilíngue. Se você é gestor(a) escolar, aproveite para conhecer soluções bilíngues inovadoras para sua instituição!

Gostou desse conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse em primeira mão. Aguardamos o seu contato! Até mais!

Converse com um consultor Edify!

Referências Bibliográficas:

Araújo, E. A. S. Oliveira, M. A. Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação. (2016). Revista Educação Pública. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/23/desafios-da-educao-e-o-professor-como-mediador-no-processo-ensino-aprendizagem-na-sociedade-da-informao

Blog Lyceum. Qual o papel do professor nas metodologias ativas? Saiba aqui! (2018, Dezembro 17). Conhecimento Desenvolvendo a Educação. https://blog.lyceum.com.br/papel-do-professor-nas-metodologias-ativas/

Educação, F., & Tecnologia. (2020, Fevereiro 19). Como preparar os professores para trabalhar com as metodologias ativas. Faz Educação. https://www.fazeducacao.com.br/como-preparar-os-professores-para-trabalhar-com-as-metodologias-ativas

Trindade, H. C. S. V.; Costa, V. A. O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. v. 6 n. 1 (2017) / Dossiê, Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia. https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/127

Vaiano, M. C. (2021, August 18). Competências socioemocionais: quais são, principais vantagens e por que é considerado um diferencial competitivo profissional! PontoTel. https://www.pontotel.com.br/competencias-socioemocionais/

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

gamificacao

Gamificação: Tudo o que Você Precisa Saber para Transformar a Educação!

A gamificação transcende a simples aplicação de jogos na sala de aula, representando uma revolução no paradigma educacional. Trata-se da inserção estratégica de elementos e princípios de jogos em contextos educativos, redefinindo a dinâmica do…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!