As mudanças na educação são intrínsecas aos avanços tecnológicos da globalização que, definitivamente, modificou a forma como a sociedade se comporta atualmente.
E, dentre as muitas relações sociais, a educação é, sem dúvidas, a mais importante, afinal, é um conjunto de ações que é capaz de construir e modificar valores, hábitos e costumes de uma nação, que são transferidos de uma geração para outra para que pessoas possam conviver e evoluir em sociedade.
Nesse sentido, o papel do professor na atualidade é fundamental, já que ele é o profissional que guiará toda uma geração de alunos para cumprir a missão que a educação tem na sociedade.
Afinal, qual é o papel do professor do futuro?
O professor deve estar em constante aprimoramento dos seus conhecimentos e habilidades, afinal, a educação é um pilar da sociedade que está em evolução contínua. Dessa forma, é fundamental que esse profissional busque desenvolver habilidades para acompanhar as mudanças na sua área de atuação, sempre visando promover um processo de ensino-aprendizagem efetivo para os alunos. Saiba quais são essas habilidades:
1. Estar antenado com tecnologias atuais
Aliás, essas atualizações de habilidades e competências devem ter o foco na construção do conhecimento juntamente com os estudantes. Nesse sentido, é preciso considerar que as características dos alunos atualmente são totalmente diferentes dos estudantes das gerações passadas.
Em um mundo completamente tecnológico, não é possível descartar todos os recursos que a evolução tecnológica nos proporciona. Na verdade, é totalmente válido se aproximar do universo dos alunos, que crescem usando a internet e os dispositivos móveis.
Neste sentido, criar estratégias de ensino que utilizem esses recursos é fundamental para o professor da atualidade.
Podemos citar a gamificação como um exemplo de estratégia que pode se valer das tecnologias atuais para promover o aprendizado dos alunos. Nela, os estudantes se sentem desafiados pelos objetivos dos games e constroem o aprendizado na prática, enquanto evoluem na linha do tempo do jogo.
2. Conhecer as Metodologias Ativas de Ensino
Aproveitando que citamos a gamificação, podemos ampliar o tema para os métodos ativos de ensino, já que os games são apenas uma das estratégias dentro desse amplo conceito que se mostra o futuro da educação.
Ao promover o aprendizado e a construção do conhecimento por meio das Metodologias Ativas de Ensino, o docente coloca o estudante na posição de protagonista do próprio aprendizado.
Dentre as principais métodos ativos de ensino, podemos destacar:
- Aprendizado por problemas: nessa estratégia, os alunos aprendem solucionando problemas em uma determinada área do conhecimento, seja em grupos ou de forma individual;
- Estudo de caso: o aprendizado acontece por meio da análise de casos reais, onde os alunos precisam construir um parecer ou sugerir um caminho para a solução;
- Aprendizado por projetos: nesse método, os alunos constroem o conhecimento desenvolvendo projetos em determinada área.
- Sala de aula invertida: nessa estratégia, os alunos precisam estudar o conteúdo antes da aula acontecer. Assim, eles vão para aula com conhecimentos que enriquecem as discussões;
- Seminários e discussões: apesar dos seminários não serem uma novidade no contexto escolar, também podem ser considerados métodos ativos de ensino, já que os alunos precisam aprender o conteúdo que será apresentado, o que gera discussões enriquecedoras entre a turma;
- Gamificação: como já falamos anteriormente, nesse método, o aprendizado acontece por meio dos games, que desafiam o conhecimento, a capacidade de decisão e a capacidade cognitiva dos estudantes.
Um professor do futuro precisa se atualizar e atuar com as Metodologias Ativas de Ensino para promover um processo de aprendizado enriquecedor para seus alunos.
3. Desenvolver competências socioemocionais
A aquisição de competências socioemocionais é fundamental para todos os profissionais que buscam se estabelecer e evoluir no mercado de trabalho, afinal, ao desenvolver algumas das características que vamos listar abaixo, o profissional melhora a forma como ele se relaciona com as pessoas a sua volta, além de manter-se mais estável em situações de conflito ou quando precisa atuar precisamente na resolução de problemas.
E essas características também são importantíssimas para o professor da atualidade, já que ele está em constante contato com pessoas, desde os alunos e pais até os outros profissionais que atuam dentro da instituição de ensino.
Para ser um professor sócio emocionalmente preparado, é, preciso desenvolver as seguintes competências:
- Empatia: buscar ser empático é uma habilidade muito importante para conviver em sociedade, já que se colocar no lugar do outro melhora o relacionamento entre todos os participantes de um processo;
- Ética: ser ético garante que o professor não cometa injustiças e haja de má fé com nenhum participante do processo de aprendizagem, promovendo aprendizado igualitário para todos os estudantes;
- Paciência: o desenvolvimento da paciência é fundamental para aprender a lidar com o estresse e a pressão, que pode ser uma realidade em algumas turmas;
- Autorresponsabilidade: ser autorresponsável significa que o professor precisa saber qual é o seu papel, suas atribuições e responsabilidades, compreendendo a importância da sua atuação para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça;
- Autoconhecimento: o autoconhecimento é outra característica muito importante para todas as pessoas, já que as melhorias também acontecem além do campo profissional. E, quando o professor se conhece melhor, ele consegue direcionar o aprendizado da melhor forma para os estudantes;
- Autoestima: todo profissional precisa acreditar que faz um bom trabalho, em especial os professores, já que ele precisa acreditar que os métodos de ensino estão sendo efetivos para o aprendizado dos alunos;
- Comunicação: uma comunicação clara e eficaz é fundamental em todas as nossas relações e na relação professor-aluno isso não poderia ser diferente, então, desenvolver habilidades de comunicação é fundamental para quem deseja ter sucesso em suas estratégias de ensino;
- Autonomia: essa é uma das principais características de um professor, já que ele não pode ficar esperando por ninguém para aplicar suas estratégias de ensino. Então, colocar o planejamento em prática e atuar prontamente são ações que demonstram o quanto um docente é preparado para o futuro da educação;
- Criatividade: por último, a criatividade também se mostra importante para promover um processo de ensino-aprendizado efetivo, já que o professor precisa ter a capacidade de elaborar novas estratégias para suas aulas, assim, ele não fica dependente apenas de métodos já aplicados anteriormente.
Desenvolvendo essas características, os professores tornam-se líderes exemplares para os alunos e passam a ser respeitados por todos dentro da sala de aula.
4. Atuar como mediador do conhecimento
Para atuar como um mediador do conhecimento, o professor precisa abandonar a postura tradicional de detentor do conhecimento que coloca o aluno como um mero receptor de informações.
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
E atuar como mediador nada mais é do que promover o conhecimento com os métodos ativos e as tecnologias disponíveis atualmente para estar conectado com o universo dos alunos e com a realidade da sociedade atual. Entretanto, muitos professores ainda têm muitas crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem que acabam se tornando barreiras para a evolução da educação.
Contudo, não há mais tempo para ficar estagnado, ensinando com as mesmas metodologias de 20 ou 30 anos atrás, é preciso se atualizar e acompanhar as mudanças de comportamento dos alunos que aprendem cada vez mais de forma dinâmica e ativa.
5. Bilinguismo
Ser um professor bilíngue permite ao docente transmitir seus conhecimentos em uma segunda língua e até mesmo acrescer novos conceitos ao seu próprio modo de pensar, uma vez que diferentes línguas têm concepções distintas e permitem construções de pensamentos heterogêneas.
Além disso, os programas bilíngues estão se tornando cada vez mais uma necessidade das escolas que buscam oferecer uma educação atualizada e globalizada para os alunos, já que possibilita que os estudantes aprendam um código linguístico que ampliará as possibilidades de comunicação com nativos de outras nações.
E, sem dúvidas, o professor do futuro deve estar preparado para essa nova realidade das escolas, dominando um segundo idioma para a promoção da educação bilíngue.
Os proprietários e diretores de escolas já olham para essas 5 habilidades que elencamos aqui para contratar os professores que irão compor o corpo docente, já que os profissionais que as possuem podem elevar a qualidade de ensino na sua instituição.
Atualmente, o bilinguismo é uma das habilidades necessárias para o professor do futuro. Com o programa bilíngue do Edify, a escola tem um programa de formação continuada para seus professores, além de ajudar também no recrutamento da equipe docente para o ensino bilíngue. Se você é gestor(a) escolar, aproveite para conhecer soluções bilíngues inovadoras para sua instituição!
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Referências Bibliográficas:
Araújo, E. A. S. Oliveira, M. A. Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação. (2016). Revista Educação Pública. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/23/desafios-da-educao-e-o-professor-como-mediador-no-processo-ensino-aprendizagem-na-sociedade-da-informao
Blog Lyceum. Qual o papel do professor nas metodologias ativas? Saiba aqui! (2018, Dezembro 17). Conhecimento Desenvolvendo a Educação. https://blog.lyceum.com.br/papel-do-professor-nas-metodologias-ativas/
Educação, F., & Tecnologia. (2020, Fevereiro 19). Como preparar os professores para trabalhar com as metodologias ativas. Faz Educação. https://www.fazeducacao.com.br/como-preparar-os-professores-para-trabalhar-com-as-metodologias-ativas
Trindade, H. C. S. V.; Costa, V. A. O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. v. 6 n. 1 (2017) / Dossiê, Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia. https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/127
Vaiano, M. C. (2021, August 18). Competências socioemocionais: quais são, principais vantagens e por que é considerado um diferencial competitivo profissional! PontoTel. https://www.pontotel.com.br/competencias-socioemocionais/
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