Saltar para o conteúdo
ilustração de quatro pessoas

O mito dos falantes nativos: o restaurante italiano do Jamie Oliver

Um sonoro SIM. É assim que o artigo intitulado “Os falantes nativos de inglês são professores melhores?” no South China Morning Post começa. E continua:

Falantes nativos de inglês são naturais na língua … Os alunos [em Hong Kong] que ouvem uma pronúncia mais imprecisa em inglês na aula acabam falando da mesma forma fora da sala de aula. Desaprender a pronúncia errada requer um grande esforço.

South China Morning Post

Este tópico certamente tem sido um problema para qualquer um ensinando Inglês em diversos contextos. Particularmente se você, como eu, for um professor de inglês não nativo (Non-native English Speaking Teacher). A última vez que me lembro agora que isso foi um problema aconteceu em 2016.

Eu estava participando de uma conferência em Guadalajara, no México. Após o primeiro dia de plenárias e sessões maravilhosas, um americano, que conheci alguns meses antes nos Estados Unidos, estava falando sobre um programa que ele oferecia a professores não nativos. Ele me disse como era importante entrar nesse programa e depois soltou:

Converse com um dos nossos consultores!

Sabe, André, seu inglês é perfeito, mas você ainda tem sotaque

O Americano.

Ao meu lado estava outra americana que eu havia acabado de conhecer e ela tinha mais ou menos a minha idade, muito mais jovem do que aquele homem. Ela não disse nada. Acho que eu estava buscando aprovação ou algo assim, porque o que ele me disse me parecia uma falha, algo indesejado. Na verdade, parecia algo tão negativo que tentei justificar ou negar.

Engraçado. Em muitas outras ocasiões, outros americanos me disseram que eu não tinha sotaque algum. O que eles queriam dizer é que eu soava como eles e que os americanos provavelmente me considerariam um deles em seu país. Por algum motivo, gostei de ouvir isso.

Eu culpo essa ‘ideologia difusa dentro do ensino de inglês, caracterizada pela crença de que os professores “falantes nativos” (NESTs) representam … ideais tanto da língua inglesa quanto da metodologia de ensino da língua inglesa‘, conforme discutido por Adrian Holliday.

Esse ideal é reforçado basicamente por todos os níveis do ensino de inglês. Muitas editoras internacionais oferecem apenas as edições em inglês americano ou inglês britânico de seus livros. Os anúncios de emprego buscam apenas professores nativos, muitas vezes sem qualificação, para preencher vagas de ensino em todo o mundo. E a pior parte, eles recebem mais por isso.

É realmente tão ruim não ser um falante nativo e ter sotaque? Sinceramente, acho que sofri uma lavagem cerebral durante a maior parte da minha vida profissional. Falar inglês perfeito não depende do sotaque. Um bom exemplo disso é o Marek Kiczkowiak (e seu entrevistador, o grande professor Rodrigo Correia) defendendo professores não nativos e lutando contra a ideologia do falante nativo nesta entrevista para o Talking EFL. Na verdade, o vídeo de Marek gerou este primeiro comentário incrivelmente adequado:

marek

Ola Maria: Gostaria que todos os falantes nativos falassem de maneira tão bonita e natural quando o Marek!

Você acertou, Ola Maria. Tive o prazer de conhecer Marek pessoalmente na conferência InnovateELT e suas sessões foram fantásticas. Tudo o que nós, não nativos, queríamos que alguém nos dissesse quando estávamos começando nossas carreiras foi discutido por ele. Ele falou sobre mitos, diferenças salariais, maneiras de lidar com o falante nativo e como fazê-lo em sala de aula, ensinando Inglês como Lingua Franca (ELF).

Selfie com Marek Kiczkowiak

Saí da conferência refletindo sobre tudo e não conseguia parar de pensar em algumas situações que aconteceram comigo. Há cerca de dois anos, participei de uma comissão de coordenação que avaliava novos professores para um cargo de professor na escola em que trabalhava. Éramos cinco, todos não nativos, observando novos professores dando uma aula de demonstração. Um americano chegou, vamos chamá-lo de John, e começou a dar a aula. Perguntamos a ele:

Nós: a aula é de que nível?

John diz: Básico. Ele continuou sem saber no que focar, falando muito rápido e usando palavras difíceis, ensinando desde vocabulário que não fazia sentido até verbo to be, cometendo erros gramaticais básicos e, francamente, dando uma das aulas mais desinteressantes que já tinha visto.

A outra situação foi a palestra da autora Tracey Tokuhama-Espinosa. Ela diz que uma das desvantagens potenciais de aprender uma língua como um adulto é que você pode não ter um sotaque nativo. Ela não vê isso como um problema, no entanto. Ela está falando da perspectiva do que as pessoas geralmente acreditam.

Ela diz que, como nossa língua é um músculo e que deixamos de ouvir certos sons se não formos expostos a eles na primeira infância, podemos nos contentar em pronunciar as palavras o melhor que pudermos, desde que o ouvinte compreenda nossa mensagem, afinal , o objetivo é se comunicar. Em teoria, poderíamos nos forçar a aprender o sotaque de um falante nativo, assim como podemos aprender a correr uma maratona se realmente quisermos.

Isso me leva ao restaurante italiano de Jamie Oliver. Minha esposa e eu fomos para o de Victoria, Londres, há algumas semanas, depois de voltar de Barcelona. Sempre gostamos dos shows e receitas do Jamie. Comida mais caseira do que comida gourmet ultra-sofisticada cara. Jamie não é italiano e muitas vezes nem seus chefs. No entanto, eles podem fazer massas bastante autênticas e, talvez, adicionar um toque aqui e ali.

Lembro-me de ter comido espaguete à bolonhesa em Bolonha e dessa vez pedi um Tagliatelle à bolonhesa no restaurante do Jamie e, para ser sincero, o Jamie foi melhor. A carbonara de primavera da minha esposa estava ainda melhor. Apenas um prato superou esses três na Itália. Era um pappardelle al ragù em Siena, provavelmente o melhor prato italiano já feito neste planeta.

Pode ser. Para ser justo, tenho quase certeza de que posso encontrar restaurantes italianos em todo o mundo com funcionários locais (não italianos), fazendo pratos incríveis. Agora, quão absurdo seria exigir que todos os restaurantes italianos fossem abertos ou contratassem apenas italianos? Quão absurdo é supor que todo italiano pode fazer macarrão melhor do que qualquer outra pessoa no mundo? Isso é exatamente o quão absurdo é pensar que apenas professores nativos podem ensinar inglês bem ou melhor.

De volta a Guadalajara, lembro-me de provar os tacos locais na rua e pensar:

Uau, eles são ótimos. Mas acho que posso torná-los melhores.

Amo cozinhar e amo comida mexicana. Não me entenda mal, muitos tacos são muito melhores do que os que eu posso fazer. Mas nem todos eles.

Posso usar alguns ingredientes diferentes aqui e ali, posso não ter o mesmo tipo de abacate, mas estou confiante de que poderia receber mexicanos de verdade para um banquete e eles adorariam minha versão da sua comida. O mais engraçado é que, se os italianos optassem pelos ingredientes nativos, o prato que é sua marca registrada nem existiria.

De acordo com registros históricos, os tomates são nativos da América, as cenouras são originárias da Pérsia (atual Irã) e a massa provavelmente foi trazida para a Europa do leste da Ásia. Se essas culturas não tivessem se encontrado, bye bye espaguete à bolonhesa.

Se eu pudesse voltar no tempo até aquele momento em que o americano disse que eu tinha sotaque, sabe o que eu diria?

Saiba mais sobre os programas Edify!

Você também. Todo mundo também. E está tudo bem.

Acredito que a mensagem que quero deixar é que ser um falante nativo não importa mais do que ser um professor treinado. E que ter sotaque não deve torná-lo menos competente. Sinceramente, acho que alguns falantes nativos têm um sotaque muito mais difícil de entender do que o meu, o de Marek ou o de Rodrigo.

Portanto, sempre que alguém disser que falantes nativos são professores melhores, pergunte:

“Nativo de qual país? De qual estado? De qual cidade ou região? Um nativo da Califórnia ou um londrino? De Dublin? Um nigeriano? Australiano? Canadense? Indiano? Texano? ”

Pense em todas as vantagens que os não nativos têm:

  • Eles são pelo menos bilíngues e podem fazer comparações entre sua língua materna e o inglês.
  • Eles realmente sentiram na pele o que é ser um aprendiz de um idioma.
  • Eles podem não estar tão presos à sua própria bolha linguística como os nativos monolíngues.
  • Eles podem ter estudado o idioma que estão ensinando de forma mais abrangente e sistemática.

Gostaria que ambos os nativos e não nativos coexistissem pacificamente e que fossem julgados por sua competência de ensino e não por sua nacionalidade ou sotaque. Que possamos chegar a um ponto em que esses termos sejam esvaziados de significado e parem de ser usados ​​para categorizar as pessoas de acordo com algo que realmente não importa. Que possamos simplesmente chamar professores de todo o mundo de professores.

Agora, se vocês me derem licença, vou fazer penne à bolonhesa para o almoço.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!