Saltar para o conteúdo
Neuroeducação

Neuroeducação: como estimular as funções cerebrais e potencializar o aprendizado

Com os estudos recentes nas áreas de neuroimagem, conhecimentos mais amplos sobre as estruturas cerebrais relacionadas à aprendizagem começaram a ser divulgados, e a sala de aula ganhou uma nova dimensão como área de investigação do processo de aprendizagem. Sendo assim, surge a neuroeducação.

Seu objetivo é mostrar como o cérebro e o processo educacional estão interligados, auxiliando os professores a entenderem como as informações são processadas. Assim, eles ficam cientes de como as atividades de sala de aula ajudarão os alunos a aprender de forma mais eficiente.

Aprender é um processo que não se limita à absorção de conteúdo, mas envolve uma rede múltipla de ações neurofisiológicas e neuropsicológicas, bem como a influência do meio em que o estudante está inserido. Nesse processo, destaca-se o papel das funções executivas (FE) cerebrais, que auxiliam o indivíduo a organizar, iniciar, coordenar o seu comportamento e desenvolver uma atividade com um objetivo final determinado, com o auxílio do professor. 

Usando uma imagem metafórica, podemos dizer que, assim como os aeroportos precisam de um eficiente sistema de controle de tráfego aéreo para organizar com segurança as chegadas e partidas das aeronaves, o aluno precisa que os professores atuem de maneira a treinar as FE cerebrais para filtrar distrações, priorizar tarefas, definir e atingir metas e controlar impulsos.   

Saiba mais sobre os programas Edify!

Mas quais são os componentes básicos das funções executivas do cérebro?

Antes de tudo, precisamos entender que o termo ‘executivo’ está sendo utilizado como regularizador do comportamento humano. Desta forma, monitoramento, planejamento, flexibilidade cognitiva, atenção seletiva e memória de trabalho são os constituintes básicos das funções executivas, características primordiais do processo de aprendizagem.

No entanto, as FE demoram a se desenvolver, pois as áreas cerebrais envolvidas estão localizadas no córtex pré-frontal, que é a última área cerebral a amadurecer, e que continua a se desenvolver além da adolescência e até o início da vida adulta. Portanto, crianças e adolescentes não estão maduros o suficiente para automonitorar suas ações e precisam de ajuda para executar diferentes atividades. 

As funções executivas e componentes adaptativos

Para podermos entender melhor o papel das FE, vamos exemplificar algumas de suas ações: imitar e aprender mediante a observação do comportamento alheio, como fazem as crianças de forma mais intensa nos primeiros anos de vida; saber liderar e ser criativo; saber se colocar no lugar do outro: empatia, cumprir regras, escolher como agir em um contexto social específico; usar diferentes ferramentas; desenvolver habilidades comunicativas; liderar grupos; formar coalizões; diferenciar estímulos relevantes e irrelevantes; antecipar e prever as consequências das escolhas, entre outras.

As FE não formam um bloco único e isolado, mas trabalham interligadas. Apenas para fins metodológicos, descreveremos as habilidades separadamente. Acompanhe como as funções executivas podem auxiliar os alunos a absorverem o conteúdo com excelência.

Planejamento: base para qualquer processo de aprendizagem

A execução de atividades de forma eficaz exige planejamento, uma das habilidades das FE. É mediante o planejamento que o indivíduo vai determinar seu plano de ação, ou seja, que decisões serão tomadas, bem como a seleção dos instrumentos e recursos necessários para a conquista das metas estabelecidas. Diante de uma meta e um plano de ação, devemos monitorar a realização de cada passo, e usar as correções necessárias. 

Dessa forma,  ao dar instruções, por exemplo, para a realização de uma determinada atividade, o professor demonstra as etapas que deverão ser seguidas para auxiliar o aluno a planejar o passo a passo da atividade e executá-la de forma eficiente. Sendo assim, é fundamental que o professor sempre verifique se as instruções foram de fato compreendidas pelos alunos.

O monitoramento: elemento primordial no processo de aprendizagem

O monitoramento permite ao indivíduo manter suas ações de acordo com padrões estabelecidos, regular modos de agir, rever e alterar ações. Por exemplo, em sala de aula de ensino de línguas para alunos entre 7 e 11 anos, muitas vezes eles ainda não estão cognitivamente preparados para fazer um automonitoramento de suas ações.

Sendo assim, o feedback dado pelo professor para o aluno para sua produção tanto escrita, como oral, permitirá que desajustes ou erros relacionados à língua alvo sejam identificados e sejam oferecidas oportunidades e mecanismos para que o aluno faça os ajustes necessários e amplie seu potencial de aprendizagem.

Mindfulness na escola

Flexibilidade cognitiva: aprendendo a lidar com ambientes diversos

Dentro das FE, a flexibilidade cognitiva é a habilidade que permite que o indivíduo mude ou alterne objetivos durante a realização de uma tarefa de acordo com o que o meio lhe oferece.

Aprender uma língua, por exemplo, demanda criatividade para formulação de um discurso em uma língua que não é a sua nativa, e o aluno precisa adaptar-se às exigências, estruturas e diferentes perspectivas dessa nova língua. 

A flexibilidade cognitiva também ajuda o aluno na compreensão de expressões idiomáticas, por exemplo, não ficando limitado ao sentido literal da frase, mas tendo acesso ao sentido dito figurado. Sendo assim, o aluno considera diferentes interpretações e tem acesso a uma riqueza de diferentes significados lexicais. 

O controle inibitório: aprendendo a lidar com os impulsos 

O controle inibitório é outra habilidade das FE, que auxilia o indivíduo na obtenção de metas, pois permite o controle da impulsividade e das ações precipitadas e automáticas, ou seja, inibem-se respostas inadequadas ou respostas a estímulos distratores, que impedem o curso efetivo de uma ação.

O uso de jogos em sala de aula auxilia o desenvolvimento do controle inibitório, visto que os participantes precisam respeitar regras e aguardar o momento certo de realizar suas jogadas. Um outro exemplo pode ajudar nessa compreensão: em uma atividade em que dois alunos precisam criar um diálogo, é necessário que os turnos da fala sejam respeitados para que ambos alunos tenham oportunidade de falar.

Dessa forma, o professor precisa ensinar aos alunos técnicas e estratégias de como fazer a tomada de turno. Delimitar o tempo das atividades propostas em sala de aula também auxilia na inibição de comportamentos inapropriados, pois o aluno sabe que precisa realizar a atividade em um tempo preestabelecido.

Atenção seletiva: como lidar com o excesso de informações 

A atenção seletiva, outra habilidade das FE, refere-se à capacidade de saber selecionar apenas o que é de fato importante e adequado em determinada situação e não se distrair com os diversos estímulos presentes no ambiente. 

Em sala de aula, para que o aluno realize tarefas com sucesso, é necessário que ele saiba selecionar as informações relevantes para a execução da tarefa, ignorando os distraidores. Porém, nem sempre os alunos conseguem fazer uma filtragem das informações e pensamentos, e precisam que os professores lhes ajudem a saber exatamente no que é necessário focar a atenção. 

Por exemplo, exercícios de compreensão auditiva exigem um alto grau de atenção seletiva e para tal, os professores precisam fazer atividades preliminares, que preparem o aluno para a tarefa, tais como explicar o significado de algumas palavras e fazer perguntas que ajudem o aluno a focar a atenção no que de fato é relevante.

Memória de trabalho: como reter informações e executar as tarefas

A memória de trabalho é um sistema que armazena as informações enquanto uma atividade está sendo realizada, retendo a informação temporariamente e eliminando-a em seguida. Enquanto sistema cognitivo, a memória de trabalho desempenha um papel fundamental, servindo de base para o desenvolvimento da aprendizagem. 

Na sala de aula, o aluno precisa continuamente usar os recursos da memória de trabalho para poder realizar uma série de tarefas, desde as mais simples, como por exemplo, lembrar as instruções para a realização de uma atividade, até as mais complexas, que exigem o armazenamento e o processamento de informações e o controle do progresso na aprendizagem. 

Formar frases em inglês, por exemplo, envolve vários subprocessos, tais como acessar o vocabulário necessário armazenado na memória de longo prazo e organizar as informações dentro de uma estrutura frasal de acordo com as regras da língua. Tais subprocessos são coordenados e executados pela memória de trabalho de seus componentes. 

Neuroeducação e o aprendizado de excelência

O sucesso da aprendizagem envolve o estabelecimento de objetivos, planejamento, flexibilidade de pensamento, modificação de estratégias para a execução de atividades, manutenção e manipulação de informações na memória de trabalho, autorregulação e verificação de respostas produzidas, revisão e verificação de tarefas, entre outras. 

Verifica-se, desse modo, que a aprendizagem exige a coordenação e integração coerente das múltiplas funções executivas, que ajudarão os alunos a lembrar e seguir instruções, evitar distrações, controlar impulsos, ajustar-se à modificação de regras e persistir no alcance de metas.

Nesse caminhar, os estudos na área de neuroeducação têm como objetivo auxiliar professores e demais profissionais da área de educação a ter uma compreensão mais ampla e consistente do processo de aprendizagem.

Autor: Andreia Fernandes

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!