Saltar para o conteúdo
Melhores escolas de sao paulo

As melhores escolas de SP: como inserir a sua nas listas?

Estar ranqueado em listas de indicadores “dos melhores” é uma ótima forma de estar em evidência no mercado, reforçando a sua marca!

Mas, para inserir sua escola em listas como essas, é preciso conhecer os critérios de seleção e os caminhos que podem ser tomados.

Vamos entender melhor?

Saiba mais sobre os programas Edify!

Como estão as listas das melhores escolas de SP?

Em uma rápida pesquisa na internet utilizando as palavras-chave: “lista das melhores escolas de SP”, você encontrará grupos de resultados com critérios diferentes de avaliação!

Então, antes de tudo, precisamos entender que não existe uma universalidade, uma única lista, que cruza todos os critérios possíveis e que abrange todas as escolas da cidade ou do estado.

As escolas da rede pública são avaliadas – obrigatoriamente – pelo Censo Escolar, realizado a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para medir a qualidade do ensino nacional. Para as escolas particulares, participar do Censo é opcional.

Um dos critérios que atinge a iniciativa privada, mesmo que de forma indireta, é a posição da escola a partir das notas dos seus alunos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O ranking, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), traz diversas informações sobre os resultados dos anos anteriores.

Existem, ainda, os sites e blogs voltados para essa temática, como o “Melhor Escola” ou o “SchoolAdvisor”. São espaços que dão aos pais as respostas para questionamentos, como:

Qual é a escola mais barata de São Paulo? Em quais escolas os docentes trabalham contentes? Qual escola tem a melhor estrutura? Qual escola acompanha as inovações no ensino?

Quem responde a essas perguntas são os pais, os alunos, os ex-alunos, os professores e os funcionários que trabalham ou já trabalharam na instituição.

Viu só? As listas são organizadas a partir de recortes temáticos, tendo como critério diferentes indicadores.

Neste post, vamos falar mais sobre um desses indicadores: o sistema de ensino e como ele pode fazer a sua escola a sua escola entrar para as listas de maior destaque!

Como inserir sua escola nas listas das melhores escolas de SP?

Se a sua meta é estar nas listas de avaliação, saiba que existem ações que podem te levar até lá!

Listamos aqui alguns caminhos, relacionados ao sistema de ensino, que vão te ajudar a manter o seu cliente satisfeito a ponto de ele reproduzir essa aprovação no boca a boca e nas listas da internet. Assim, sua escola será sempre lembrada!

1. Implemente as Metodologias Ativas de Ensino!

As mudanças sociais, culturais e tecnológicas que temos vivenciado fazem com que o ensino tenha que se adequar.

Inclusive, temos um Novo Ensino Médio em vigor, que defende uma aprendizagem mais significativa para os jovens, baseada em metodologias ativas de ensino.

EA BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estimula que cada vez mais o aluno tenha voz e participação no seu processo de aprendizagem e a escola é o principal meio para que ele alcance esse feito.

Então, para atender a comunidade escolar e ser considerada uma boa escola, implemente métodos pedagógicos que coloquem o aluno como protagonista do próprio aprendizado, incentivando sua autonomia.

Se quiser saber mais sobre as Metodologias Ativas de Ensino, confira nosso post: Metodologias Ativas para uma educação inovadora.

2. Invista em um programa bilíngue!

Se a vontade é de se destacar em uma lista de melhores escolas, com certeza, a busca também deve ser por maior competitividade no mercado, bem como pelo reforço da marca da instituição e de sua autoridade.

As Diretrizes Nacionais Curriculares apontam o Ensino Bilíngue como uma tendência no Brasil. O ENEM cobra, em seu programa, o conhecimento da Língua Inglesa. Assim, as escolas que têm um programa bilíngue se destacam no cenário das melhores escolas de São Paulo em diferentes direções!

O Edify oferece programas bilíngues que trazem uma abordagem em que os alunos revisitam o que já aprenderam em outras disciplinas, fazendo um aprofundamento de forma prática em língua inglesa.

O Essential é um programa focado na aprendizagem por meio do método CLIL (Content and language integrated learning), que oferece autonomia para os professores e visa desenvolver a aprendizagem interdisciplinar nos alunos.

O To Hack trabalha habilidades digitais e de programação, com aulas de letramento midiático e de programação em inglês.

Por fim, o Premium é um programa bilíngue baseado na aprendizagem por meio das metodologias ativas de ensino, como: a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida e a gamificação.

O ensino de um idioma estrangeiro integrado à grade curricular é o que gestores escolares vêm buscando para preparar seus alunos para o mercado de trabalho e torná-los cidadãos do mundo.

Além dos benefícios no nível linguístico dos alunos, para os responsáveis, a comodidade de ter seus filhos estudando inglês de qualidade dentro das escolas é outro grande ponto de valor.

Por isso, a oferta do ensino bilíngue é, sem dúvidas, um diferencial para este mercado!

3. Aposte no ensino multidisciplinar!

O ensino multidisciplinar tem o objetivo de analisar a realidade do aluno a partir de diferentes perspectivas, ou seja, partindo do conhecimento das diferentes áreas que são estudadas nas escolas.

A exigência desse tipo de ensino vem do momento que estamos vivendo e, certamente, proporcionará a retenção dos seus alunos. Associada a uma boa estratégia de captação, este nível de retenção vai reforçar a sua autoridade na área educacional.

O ensino multidisciplinar dialoga com o bilíngue e é ideal para desenvolver as competências indicadas nos Currículos Formativos dos alunos!

4. Invista em salas de aula modernas!

A sala de aula moderna é voltada para a autonomia do aluno e para o favorecimento de trabalhos multidisciplinares. Ela tem equipamentos funcionais, internet rápida, acessibilidade e conforto.

Tudo isso faz com que o aluno se sinta pertencente ao espaço!

Além disso, investir em sala de aula faz com que a relação entre aluno e professor seja favorecida, permitindo um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem!

5. Invista na formação de professores

Você deve concordar que, para sua escola se destacar no mercado, o corpo docente deve ser muito bem preparado para ministrar as aulas e atuar nas estratégias que te ajudam a oferecer a melhor experiência de aprendizagem.

Por isso, contar com um parceiro experiente na área educacional é fundamental. O Edify Education acompanha a instituição durante todo o período de parceria, preparando os professores para os reais desafios de sala de aula.

A formação continuada de professores no Edify é uma jornada de desenvolvimento com um programa prático e personalizado, envolvendo mentoria, networking e certificação Edify.

6. Efetue uma boa mensuração do aprendizado

Outro ponto que a gestão estratégica da sua escola deve ter mapeado é como medir o aprendizado dos seus estudantes.

Os programas do Edify contam com um forte pilar de mensuração do aprendizado. Os alunos são acompanhados no dia a dia e a cada momento avaliativo, os resultados são coletados.

Esses dados são informações úteis para os gestores sobre os pontos em que os alunos estão avançando e os que eles precisam melhorar. Assim, a escola, junto com o apoio do Edify, pode atuar em cima de cada uma dessas lacunas.

Esses resultados alcançados também são excelentes dados para serem apresentados aos pais, como um indicador de satisfação escolar, além de ser possível utilizá-los em mídias para o marketing escolar.

Aproveite e leia também: Avaliação de alunos: a jornada avaliativa no Edify!

7. Invista em um conteúdo inovador

O conteúdo apresentado para os alunos também precisa ser inovador e alinhado ao universo que eles estão inseridos. Isso significa que a escola precisa oferecer recursos didáticos para um aprendizado significativo, que desenvolve e engaja os alunos.

O Edify oferece a melhor experiência de aprendizagem aos seus alunos a partir de recursos didáticos inovadores, que desenvolvem neles habilidades socioemocionais importantes para os dias atuais.

Quer colocar a sua escola na lista das melhores de SP? Clique no banner abaixo para falar com um dos nossos consultores e descubra como podemos te ajudar nisso!

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!