Saltar para o conteúdo
Uma menina com um headset acessando um notebook

Letramento digital: o que é? Saiba como aplicar na escola!

O mundo digital nos oferece enormes benefícios, como as diversas plataformas que nos permitem conectar e colaborar com pessoas até mesmo do outro lado do mundo. Além disso, a internet abriu oportunidades para aprendermos uma série de novas questões que eram inimagináveis ​​há apenas alguns anos.

Não é exagero dizer que, atualmente, o uso da tecnologia permeia todos os aspectos das nossas vidas!

Dessa forma, os empregadores esperam pessoas que tenham as habilidades necessárias para viver, trabalhar e prosperar em uma sociedade digital. Logo, quando falamos em preparar os estudantes para o futuro, é inevitável considerar o letramento digital na escola.

Você sabe o que esse termo representa? E o que é a alfabetização digital? Acompanhe nosso post até o final e entenda qual é o conteúdo trabalhado com os estudantes dentro dessas competências e habilidades digitais!

O que é letramento digital?

O letramento digital é a capacidade de utilizar, pesquisar, compartilhar e criar conteúdos usando recursos on-line que temos atualmente, incluindo sites, mídias sociais, vídeos e plataformas. Traçando um paralelo com a alfabetização formal das crianças, é a prática na qual elas aprendem a ler, escrever e se comunicar corretamente em ambientes digitais.

Também conhecida como alfabetização digital, as habilidades trabalhadas dentro desse conceito promovem o aprendizado do estudante, fornecendo uma base sólida para que ele utilize ferramentas digitais de forma eficaz no seu processo de alfabetização.

Além disso, o letramento digital desenvolve as habilidades necessárias para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação são realizados majoritariamente por meio de tecnologias digitais, como plataformas on-line, mídias sociais e dispositivos móveis.

Contudo, é válido entender também que, dentro do letramento digital, é essencial desenvolver as habilidades de pensamento crítico dos estudantes. Afinal, eles serão confrontados com uma quantidade enorme de informações de diversas fontes, então é necessário saber pesquisar, peneirar e separar as informações reais/embasadas das demais.

O letramento digital é fundamental para garantir que os estudantes sejam empregáveis no futuro. Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mapeou uma quantidade de 170 milhões de analfabetos digitais em 2019, revelando que uma grande parcela dos brasileiros não sabem usar a internet corretamente.

O que a BNCC diz sobre o letramento digital?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em suas diretrizes que a Tecnologia Educacional é fundamental para as novas práticas pedagógicas e deve ser implementada em todas as escolas, como podemos verificar na 5ª Competência Geral do documento:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018).”

Além disso, a BNCC faz referência às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que correspondem a um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada por meio da inteligência artificial, robótica, telecomunicações, dentre outras.

A nossa sociedade já faz uso das TICs diariamente, mas, para que essas competências sejam utilizadas de maneira adequada e efetiva, é necessário que seus usuários conheçam os seguintes pilares das habilidades digitais:

  • Informação: aprender como usar as ferramentas de busca no ambiente digital e ter a capacidade de filtrar as fontes e informações;
  • Operação: desenvolver a habilidade para operar os recursos digitais: aparelhos, aplicativos, softwares, internet, etc.;
  • Interação: aprender como funciona a comunicação no âmbito digital para estabelecer uma boa relação com os demais usuários.

A base curricular também traz em suas diretrizes que o letramento digital precisa ser trabalhado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, com o objetivo de desenvolver as reflexões a respeito da computação na educação básica e ampliar o uso de tecnologia na aprendizagem.

Por isso, os gestores educacionais, coordenadores e professores devem buscar orientações e recursos para a aplicação de práticas de letramento digital. Com isso, podem desenvolver as competências e habilidades relacionadas à tecnologia nos estudantes.

Apostar em programas educacionais especializados em desenvolver a alfabetização tecnológica nos alunos é o caminho mais assertivo para que a escola atenda às diretrizes da BNCC e também prepare seus estudantes para atuarem conscientemente nos ambientes digitais.

Como implementar o letramento digital em escolas?

Ao contar com parceiros especializados em programas que vão de encontro com a práticas pedagógicas modernas e enriquecedoras, como o Edify, os estudantes da sua escola terão contato direto com habilidades digitais e de programação, além de ter um ensino focado no bilinguismo, preparando as crianças e adolescentes para o futuro.

Com o programa To Hack, a sua escola terá um currículo com os seguintes componentes:

  • Aulas para atingimento do nível linguístico B2 no CEFR ((Common European Framework of Reference for Languages);
  • Aulas de programação em inglês;
  • Inteligência Digital chancelada pelo DQ Institute;
  • Aulas de letramento midiático e segurança digital.

O programa To Hack do Edify é dividido entre o eixo linguístico e as aulas focadas nas habilidades digitais. No eixo linguístico, são trabalhadas todas as habilidades da língua inglesa com um foco na oralidade.

Já dentro das aulas de habilidades digitais, os estudantes têm contato com a programação em inglês a partir da plataforma Edify Coding. Além disso, eles também desenvolvem o senso crítico e adquirem uma visão globalizada nas aulas de letramento midiático.

A alfabetização digital é realmente importante para todos os estudantes, desde a educação básica. Ela envolve conhecimentos fundamentais para o futuro deles!

Atualmente, em todas as esferas da sociedade, precisamos interagir com outras pessoas em ambientes digitais, usar informações de maneira apropriada e compartilhar novas ideias de forma colaborativa. Por isso, ao ter uma base sólida de ensino, os jovens não terão dificuldades ao adentrar no mundo on-line, em que as informações acontecem em ritmo completamente acelerado.

Gostou do nosso conteúdo? Clique no banner abaixo e conheça mais benefícios de ser um parceiro do Edify!

Referências:

ARAUJO. E. V. F. A BNCC E O LETRAMENTO DIGITAL: LEITURA E ESCRITA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO. Disponível em: <http://file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/1197-31-4696-1-10-20210127.pdf>. Acesso em: 4/8/2022b.

SANTOS. A. J. O. LETRAMENTO DIGITAL NA BNCC: A CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Universidade Estadual de Goiás. 2018. Disponível em: <https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/12360>. Acesso em: 4/8/2022.

RIBEIRO. M. A. Os Novos Analfabetos Digitais: segundo o IBGE 170 milhões de brasileiros não sabem utilizar a internet corretamente. Disponível em: <https://belicosa.com.br/os-novos-analfabetos-digitais/>. Acesso em: 4/8/2022a.

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

combate_ao_bullying

Combate ao bullying: 5 atividades para as aulas de inglês

A cada ano, pessoas ao redor do mundo se unem para reforçar a importância de uma luta diária: o combate ao bullying, incentivando a empatia e fortalecendo os laços de afeto. Substantivo da língua inglesa,…

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!