Saltar para o conteúdo

Inteligência digital: o que é a codeBuddy Schools?

Atualmente, quando falamos em educação, não podemos deixar de considerar que, mais do que nunca, as gerações em salas de aula já nasceram imersas em um mundo digital. E esse fato vai muito além de os estudantes terem um smartphone, saberem acessar as plataformas virtuais ou conhecerem as funções básicas de um computador.

Em verdade, com o avanço da tecnologia, liderando projetos e proporcionando cada vez mais funções para a nossa vida, convém incluir a sua aplicabilidade também no processo de ensino-aprendizagem a fim de fomentar a inteligência digital. Ou seja, as escolas precisam explorar os recursos tecnológicos em sala de aula.

Você pode saber mais sobre como isso é possível conhecendo a codeBuddy Schools e entendendo de que maneira ela contribui para o seu colégio. E para conferir é simples: continue lendo este conteúdo!

Saiba mais sobre os programas Edify!

O que é a inteligência digital? Entenda o conceito!

Por inteligência digital, entende-se o conjunto de habilidades que possibilitam as pessoas a não só utilizarem adequadamente os recursos digitais, mas também a se adaptarem às necessidades que a vida, conduzida pela via tecnológica, clama.

Assim, ter intelecção digital é saber enfrentar os desafios da vivência integrada à tecnologia do ponto de vista mental, técnico e social. De maneira prática, alguns dos benefícios de estar bem preparado digitalmente falando, são:

  • Conseguir identificar e separar informações verídicas e fake news;
  • Saber reconhecer fraudes e golpes virtuais;
  • Lidar e saber agir frente a episódios de cyberbulling;
  • Aprender de maneira otimizada e sobre assuntos variados via web;
  • Desenvolver soluções inovadoras à realidade virtual, entre outros.

Perceba que a sua relevância é extrema e palpável, considerando que, desde a revolução tecnológica, a tecnologia se expande cada dia mais e a presença virtual se fortalece na velocidade da luz — hoje, já temos até o metaverso como uma realidade que veio para ficar.

Com isso, torna-se indispensável conhecer, compreender e saber manejar as competências necessárias para viver bem nesse novo modelo de existência. É imprescindível estabelecer métodos de formação para o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo para que ele saiba se portar na ambiência digital.

Por que o contato com a tecnologia é importante nas escolas?

Entendida a definição de inteligência digital, convém destacar que a instituição de ensino tem um papel determinante na transmissão de seus ensinamentos.

E, quando os alunos têm contato com a tecnologia na escola, a repercussão positiva pode ser sentida não apenas no aperfeiçoamento dos estudantes, mas também dos educadores. Com isso, todo o ecossistema escolar acaba se beneficiando.

Daí a importância de o colégio dar um passo a mais, não se restringindo a apenas exprimir como se dá o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), mas ir para o próximo nível e preparar os seus discentes para serem aptos, estarem atentos e seguros, ao usarem as tecnologias digitais.

Abaixo, você pode conhecer algumas das vantagens do colégio fornecer as condições basilares para que os seus alunos tenham relação direta com a tecnologia:

  • Estar bem preparado para a vida digital é uma das principais habilidades do século XXI e a escola é um dos agentes mais hábeis a contribuir para isso;
  • Possibilita uma nova forma de agir, raciocinar, pensar e se relacionar consigo mesmo e com os seus próximos, uma vez que as interações virtuais são uma realidade;
  • Estimula-se a capacidade para resolução de problemas, com pensamento crítico e rápido, bem como estimula a criatividade.

Consequentemente, percebe-se que há um alinhamento de expectativas entre pais ou responsáveis e o colégio, afinal, na medida que essa é uma tendência mundial, será desejo deles procurar e escolher escolas que ofereçam esse tipo de serviço.

Neste exato ponto, entra a codeBuddy Schools como uma das ferramentas mais qualificadas para concretizar essa demanda.

Veja também: Letramento digital: o que é? Saiba como aplicar na escola!

Como a codeBuddy Schools pode ajudar as escolas?

A codeBuddy Schools é uma solução por meio da qual se promove o ensino de programação e inteligência digital para crianças e adolescentes e isso ocorre mediante uma plataforma em inglês e português. Assim, são apresentadas diversas possibilidades do mundo tecnológico em idiomas adicionais.

Com uma metodologia de ensino que busca o protagonismo do aluno, utiliza-se um storytelling divertido e abordando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), de modo que as crianças aprendem raciocínio lógico e colocam a mão na massa usando a tecnologia.

Para o ensino da programação, são trabalhadas diferentes linguagens como JavaScript, C e Python e, por meio delas, os estudantes aprendem a desenvolver aplicativos, jogos, sites, robôs, entre mais.

A codeBuddy Schools é uma das soluções mais completas justamente por não focar apenas em robótica, haja vista que isso não permite ao aluno conhecer outras áreas da tecnologia.

Para tanto, o método é dividido em 6 continentes e cada um deles equivale a um ano letivo e aborda a programação sob uma temática diferente. Veja quais são eles:

  • Continente dos apps: aqui, serão explorados a resolução de problemas, as redes e o uso cívico da tecnologia;
  • Continente dos games: nele, serão feitas otimizações e serão trabalhados Javascript, C#, banco de dados e Game Design;
  • Continente maker: serão aprendidos mecânica básica, Elétrica básica e Integração do físico com o digital;
  • Continente da lógica: neste tópico, serão vistos Cibersegurança, Algoritmos, Debug e outras variáveis;
  • Continente web: são ensinados criação de websites, UX/UI, criptografia e HTML, CSS e PHP;
  • Continente final: aqui, serão fomentados a inteligência artificial e a internet das coisas.

Perceba que, por meio dela, é possível inserir a tecnologia na grade curricular de escolas a fim de desenvolver as habilidades essenciais para as novas profissões e desafios do século XXI.

Mediante a plataforma gamificada e o ambiente multidisciplinar, os discentes são estimulados a apresentar soluções criativas para problemas contemporâneos utilizando a programação e a robótica, com responsabilidade, segurança e ética.

Não deixe de conferir:O papel da tecnologia na educação bilíngue.

O que é preciso para implementar o método codeBuddy para os alunos?

O programa não requer o cumprimento de grandes critérios ou exige burocracias. Na realidade, as aulas ocorrem nas instalações da escola, em uma sala de aula normal, não existindo necessidade de laboratórios.

Por isso, é necessário que o aluno apenas conte com um dispositivo individual com acesso à internet, um mouse e um fone de ouvido e um professor treinado para orientar o desenvolvimento da turma.

Ademais, existe também a possibilidade de unir a ensinança da programação com o ensino bilíngue, mediante o programa To Hack, trabalhando tanto a aprendizagem da linguagem bilíngue sólida quanto a aptidão para letramento de mídias e programação, uma vez que elas se mostram soluções inovadoras que podem ser unificadas para elevar o nível da sua escola, preparando os alunos para o cenário atual da educação moderna.

Para tornar a sua escola um diferencial em ensino, tecnologia e bilinguismo, entre em contato com a nossa equipe e seja nosso parceiro! E não deixe de acompanhar o blog do Edify. Até a próxima!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

parceria_de_negocios

Parceria de Negócios: Qual a Opinião dos Parceiros do Edify

No mundo empresarial, uma parceria de negócios bem-sucedida vai muito além de uma simples transação comercial; envolve confiança mútua, comprometimento e uma visão compartilhada de sucesso. No caso do Edify, uma empresa focada em soluções…

material_didatico_do_edify

Por que o material didático do Edify contribui para diferenciar a sua escola?

Existem alguns fatores que determinam o sucesso da aprendizagem dos alunos, e um deles é, sem dúvidas, um material didático de excelência, que seja moderno, atualizado e composto por recursos que favorecem a aquisição do…