Tendências na Educação Bilíngue
A Educação Bilíngue tem tido um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. No entanto, esse conceito pode variar em diferentes contextos. Devido a esse cenário, hoje está em andamento no Conselho Nacional de Educação (CNE) um projeto de resolução que definirá as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue no Brasil, exigindo adaptação e inovação no universo educacional. Destaco aqui um trecho importante desse texto:
§ 2º Escolas bilíngues se caracterizam por promover rotinas de imersão cultural e linguística na segunda língua, observando:
(…)
II – que a segunda língua deve ser meio de instrução de disciplinas, e não somente de aprendizado linguístico nos moldes históricos e tradicionais do ensino de línguas.
(…)
É fundamental que se entenda que a Educação Bilíngue pode (e é desejável que vá) além do ensino de uma língua adicional. Ela pode promover uma experiência educacional diferenciada, integrando a língua adicional com as demais áreas de conhecimento.
Excelência em inovação educacional
New Magic Minds!, coleção do programa bilíngue Edify, é finalista na categoria Excellence in Course Innovation do concurso ELTons Innovation Awards 2020, organizado pelo British Council.
A coleção promove o aprendizado de língua inglesa em linha com o que preconiza a resolução citada acima, promovendo integração entre conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, como matemática, ciências e artes e levando inovação educacional para aulas de inglês em todo o Brasil.
Criando experiências memoráveis
Imagine crianças entre 6 e 10 anos de idade com a satisfação de criar colagens cubistas inspiradas pelas obras de Pablo Picasso, a alegria de decorarem as paredes de sua sala de aula tendo como inspiração os tradicionais e mundialmente conhecidos azulejos Portugueses ou fazendo escolhas conscientes de cores para expressar suas emoções em pinturas.
Consegue pensar no brilho nos olhos dos pequenos experimentando a sensação de descobrir por si mesmas as causas da erosão e tudo o que pode ser feito para minimizá-la? E sua excitação ao simularem um tsunami ou criarem seus próprios ímãs?
Essas são algumas das experiências que a coleção New Magic Minds! proporciona às crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao integrar conteúdos. A inovação educacional também se dá por meio da escolha de abordagens que favorecem o protagonismo dos alunos, convidando-os a realizar atividades hands-on, vivenciar experiências e produzir suas próprias criações.
Além de propiciar esses momentos inesquecíveis, a coleção também cria oportunidades para que as crianças possam se orgulhar e mostrar todas as suas descobertas e realizações para seus colegas de escola e familiares. E tudo isso em inglês!
Integrando conteúdos
New Magic Minds! é composta por duas seções. A primeira delas, Arts & Expression, tem por objetivo desenvolver nos alunos o interesse por diferentes formas de expressão artística e aumentar sua habilidade de se expressar por meio da produção de suas próprias peças de arte, o que está em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
O estudo de Artes promove a formação integral do indivíduo, aumenta sua criatividade, desenvolve o equilíbrio emocional e a habilidade de expressar seus pensamentos, além de desenvolver a autoestima e motivação. Ademais, o estudo de Artes abre um mundo de possibilidades para a criança, ajudando-a a apreciar e lidar com a diversidade.
Crianças são naturalmente curiosas e ávidas por descobertas sobre elas mesmas e sobre o mundo ao seu redor. No contexto escolar, tópicos relacionados à ciência, tecnologia e matemática despertam interesse porque os ajudam a entender fatos e fenômenos que eles vivenciam no cotidiano.
A seção Think & Discover da coleção New Magic Minds! promove um comportamento questionador das crianças diante das situações propostas e oferece ao professor infinitas oportunidades para guiar as descobertas dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades de investigação científica.
A coleção oferece oportunidades para os alunos observarem fenômenos, questionarem, manipularem materiais e verificar hipóteses. Os benefícios de convidar as crianças a colocarem a mão na massa são inúmeros, dentre eles está a oportunidade de aprenderem com seus erros e acertos e se tornarem protagonistas de seu aprendizado, além de serem experiências educacionais inesquecíveis para os pequenos. A BNCC também sinaliza a importância de se desenvolver essa competência nas crianças:
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
A aprendizagem ativa proposta na coleção New Magic Minds! valoriza o processo de aprendizagem e não apenas o produto final. A coleção também visa desenvolver habilidades de pensamento e raciocínio lógico, criando um impacto positivo na formação contínua do indivíduo. Habilidades como análise de informação, tomada decisões e resolução de problemas permitem que a criança ganhe autonomia e esteja preparada para lidar com novos desafios no seu dia a dia.
Com a integração curricular, a coleção permite que os alunos se expressem e compartilhem conhecimentos, conforme destacado no texto da BNCC:
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Habilidades socioemocionais
Conforme indicado anteriormente, o papel da Educação Bilíngue deve ir além do ensino de uma língua adicional, ela deve se comprometer e contribuir com a formação integral do aluno, preparando-os para viver em uma sociedade em constante mudança.
As atividades desenhadas para a coleção New Magic Minds! auxiliam o aluno a se conectar com as pessoas e o mundo ao seu redor. Elas foram desenhadas não apenas para ajudar as crianças a lidarem com suas próprias emoções, por meio do desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autonomia e resiliência, mas também a cultivarem relações saudáveis com o outro e com o mundo, através da colaboração, da empatia e do respeito, dentre outras competências.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue. Brasília, 2020. Disponível em: Acesso em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2020-pdf/146571-texto-referencia-parecer-sobre-educac-a-o-bili-ngue/file._______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
MONTENEGRO, Carla (coord.) New Magic Minds 1. Rio de Janeiro: Learning Factory , 2018.
Conte-nos o que achou sobre o texto!
Escrever comentário