Saltar para o conteúdo
ingles na educacao infantil

Qual é a importância do inglês na educação infantil?

Com o avanço das tecnologias de acesso à internet e a aceleração da transmissão de informações ao nível global, o aprimoramento da comunicação é uma necessidade que demanda a atenção dos educadores. E não é possível falar em comunicação em um mundo globalizado e descartar o aprendizado em inglês, afinal, o idioma é o mais importante do mundo, preferencialmente escolhido como uma língua universal.

O Edify, como uma empresa de soluções bilíngues para escolas, conhece a importância do ensino de inglês desde a educação infantil, de modo que os alunos já crescem internalizando um segundo idioma e desenvolvendo o pensamento em inglês. Mas para que isso possa acontecer, é preciso ir além das aulas programadas no currículo escolar comum.

Normalmente, as escolas reservam apenas 80 horas anuais de aulas de inglês para o Ensino Fundamental, distribuídas em 2 horas/aulas por semana. O cenário no Ensino Médio é ainda mais desanimador, uma vez que são apenas 40 horas anuais (1 hora/aula semanal), o que consideramos insuficiente para o aprendizado da língua.

No programa bilíngue do Edify, os estudantes têm um contato muito mais imersivo com a língua, com uma carga horária 5 vezes maior para o inglês, além de possibilitar aos alunos que convivam em uma rotina escolar com a comunicação predominantemente na língua estrangeira.

Quais os benefícios do ensino de inglês na educação infantil?

No Edify, acreditamos que o ensino da língua inglesa deve ser parte integrante de todos os momentos da vida escolar dos alunos, desde o ato de brincar, na construção de vínculos sociais, até no desenvolvimento da comunicação, articulação de pensamentos e visão de mundo para a criação de novos futuros para cada estudante. Confira 5 benefícios do ensino de inglês na educação infantil:

1 – Desenvolvimento afetivo emocional

O desenvolvimento das habilidades afetivas e emocionais das crianças é fator fundamental para que elas se tornem adultos socialmente funcionais no futuro.

Atualmente, as habilidades socioemocionais chegam a ser mais valorizadas no mercado de trabalho do que as competências técnicas, uma vez que se entende que elas são habilidades mais difíceis de serem desenvolvidas do que as técnicas, que podem ser aprimoradas por meio de treinamentos.

Adultos que conseguem lidar com maturidade diante aos desafios da sociedade são muito mais requisitados para tarefas e cargos de grandes responsabilidades.

Um programa bilíngue baseado no desenvolvimento dessas habilidades é uma ótima ferramenta para que os alunos possam compartilhar experiências entre eles ao aprenderem a língua. Dessa forma, eles têm a possibilidade de fortalecer o sentimento de empatia e a capacidade de trabalhar em grupo, uma vez que é impossível aprender um novo idioma sem o outro.

2 – Desenvolvimento cognitivo

A lógica das estruturas gramaticais da língua inglesa também oferecem o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, visto que são estruturas mais lógicas, diferentes da nossa língua materna.

A cognição é definida como um processo de construção do conhecimento. Ao longo da vida escolar, é necessário que os alunos desenvolvam um conjunto de capacidades mentais, como:

  • Atenção seletiva;
  • Atenção dividida;
  • Memória de longo prazo;
  • Memória de curto prazo;
  • Raciocínio lógico;
  • Processamento auditivo;
  • Processamento visual;
  • Linguagem.

E não há dúvidas que o aprendizado de uma segunda língua contribui ativamente para esse processo, já que os estudantes aprendem a pensar em uma nova linguagem.

3 – Enriquecimento cultural

Outro benefício que os alunos adquirem por meio do aprendizado da língua inglesa é o enriquecimento do repertório cultural. As crianças têm a oportunidade de aprender sobre o comportamento, as tradições, os hábitos e a história de diferentes países por meio de materiais didáticos ricos para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Esse contato com diferentes culturas também é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, uma vez que permite que os alunos compreendam que existem outras crenças, outros hábitos e outras formas de se viver, ampliando as possibilidades dos próprios como indivíduos.

4 – Repertório linguístico

Não há dúvidas que somente estudar já aumenta o repertório linguístico de um indivíduo. Quanto mais leituras mais conhecimentos são internalizados, dessa forma, quando os alunos são colocados em contato com uma nova língua, todo esse enriquecimento linguístico também passa a ser adquirido na língua inglesa.

Então, dentro do contexto de um ensino bilíngue, em que a leitura e a conversação em inglês são incentivadas, não há como negar que o repertório linguístico dos alunos também aumentará significativamente, contribuindo positivamente para o fortalecimento das habilidades apresentadas acima.

5 – Conteúdo e interdisciplinaridade

Outro benefício de trabalhar com um programa bilíngue dentro da escola é a oportunidade de promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos. Afinal, dentro desse modelo de ensino, os professores são incentivados a passar o conteúdo de suas respectivas matérias sempre em língua inglesa (sempre respeitando o nível de ensino em que os estudantes se encontram).

E mais, os conteúdos das disciplinas se conectam entre eles, mostrando aos alunos que nenhum conteúdo é isolado ou sem sentido em seu aprendizado. Dessa forma, é possível promover a aprendizagem significativa dos estudantes.

Afinal, como implementar o ensino de inglês na sua escola?

O caminho mais assertivo para implementar o ensino do inglês na educação infantil e também nos demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio é por meio de um programa bilíngue eficiente, comprovado há muitos anos e em centenas de escolas.

O Edify Education conta com um time expert no ensino de língua inglesa. Temos 20 anos de experiência, por isso, quando a escola faz uma parceria conosco, ela tem um verdadeiro parceiro para promover uma transição segura do ensino tradicional para o ensino bilíngue.

Como o Edify atua na escola para a implantação do ensino bilíngue?

Nossos programas educacionais funcionam de forma integrada e contínua, preparamos os professores com uma trilha de desenvolvimento aplicada pelos mentores Edify. O trabalho desses profissionais em conjunto com a equipe pedagógica da escola é encontrar quais metodologias e experiências de ensino se adequam à realidade dos alunos.

Além de estimular e oferecer novas ferramentas para o trabalho do professor, a fim de superar os desafios com os novos formatos do ensino, também ofertamos um portfólio amplo de produtos que se adaptam aos contextos da escola.

E mais, o Edify oferece suporte para a instituição durante toda a parceria, assim, a escola está sempre em constante evolução na promoção de uma educação bilíngue efetiva.

Quer saber mais sobre as soluções educacionais bilíngues do Edify? Clique no banner abaixo e nós entraremos em contato com você. Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

Diferencie a sua escola!

Referências:

PEREIRA. B. B.; LOPES. C. R. DIRETRIZES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Semana de Línguas e Literatura. Educação na Sociedade Contemporânea. Universidade Estadual de Goiás.

TERRA. G. Confira a importância do aprendizado de uma segunda língua na infância. Família e Escola. Guia do Futuro. Disponível em: <https://guiadofuturo.com.br/confira-a-importancia-do-aprendizado-de-uma-segunda-lingua-na-infancia/>. Acesso em: 15/8/2022.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

lingua_estrangeira

Língua Estrangeira: Conceito e Importância

Vivemos em um mundo superconectado, em que saber mais de um idioma é quase como ter um superpoder. Aprender uma língua estrangeira não só abre portas para novas oportunidades, mas também enriquece a nossa vida…

globalizacao

Globalização: o que é, origem e impactos

Na era atual, o termo “globalização” é onipresente, mas o que realmente significa? De onde surgiu e como tem moldado nossa sociedade? Este artigo explora essas questões fundamentais e mergulha nos impactos que a globalização…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!