Saltar para o conteúdo
Imersão em Inglês: Como o Edify transformou um aeroporto em sala de aula

Imersão em Inglês: Como o Edify transformou um aeroporto em sala de aula

Por Carlos Mansilha, mentor pedagógico do Edify

A imersão em inglês é uma das formas mais eficazes para o aprendizado de uma nova língua, especialmente quando aplicada em contextos reais e lúdicos. Como mentor pedagógico do Edify, tive a oportunidade de acompanhar de perto um dos momentos mais transformadores para os alunos do Colégio Mater em Porto Seguro: o projeto “Field Trip – Airport”.

Esse projeto tem como objetivo simular uma experiência completa em um aeroporto, permitindo que alunos do pré 2 (5 anos) e do 1º ano do ensino fundamental vivenciem todas as etapas de um processo de viagem internacional, desde a entrevista para o visto até o embarque no avião. Essa abordagem reforça a importância de aprender inglês de forma prática e contextualizada, inserindo o idioma na rotina e no imaginário das crianças desde cedo.

Além disso, essa atividade especial não só reforçou o aprendizado do inglês, mas também proporcionou experiências inesquecíveis para as crianças, ao vivenciarem uma imersão completa em um aeroporto.

Conteúdo do Post

A sala de aula ganha asas

O projeto foi dividido em quatro partes principais: introdução ao aeroporto e ao vocabulário específico, role play dos processos (entrevista para o visto, check-in, revista no raio-X e embarque), atividades práticas “mão na massa” e, por fim, feedback e discussão. Como culminância, as crianças fizeram uma visita ao aeroporto de Porto Seguro, onde puderam encenar todas as etapas vivenciadas em sala de aula. A visita também incluiu uma passagem pelos bombeiros do aeroporto, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a segurança aeroportuária e o trabalho realizado no local. A visita aos bombeiros do aeroporto nos proporcionou um follow up através de uma dinâmica diferenciada. Nesse caso, primeiramente, os alunos aprenderam o vocabulário em português e, posteriormente, em inglês. 

Desde a simulação da entrevista para o visto até o embarque no avião, o projeto trouxe o inglês para a vida prática das crianças, tornando cada passo uma aventura. Lembro de ver nos olhinhos curiosos dos pequenos a expectativa e a empolgação.

Um cenário real para um aprendizado real

Na culminância do projeto, quando os alunos visitaram o aeroporto de Porto Seguro, foi incrível ver como eles incorporaram o que haviam praticado na escola, transformando a teoria em algo concreto.

A professora Edi foi a responsável pela execução de todas as etapas. Ela trabalhou os termos e expressões em inglês em sala de aula, e eu, como mentor da escola, pude fazer a entrevista para o visto. Edi pensa que: “Aulas imersivas como essa vivida pelos alunos no aeroporto são ricas em conteúdo, que fazem com que as crianças pratiquem as habilidades linguísticas (ouvir, entender e falar) em campo, associadas ao que foi visto em sala de aula. Esse tipo de vivência desenvolve a todos, não somente com bagagem pedagógica, como também nos faz colecionar memórias para a vida toda e nos enriquece culturalmente. Temos a certeza de que foi um dia memorável para todas as crianças e equipe Mater. Nosso dia terminou com sensação de missão cumprida e corações alegres de poder proporcionar tamanha experiência”.

Coordenadora Luiza Aguirre e professora Edi Andrade.

A coordenadora Luiza também desempenhou um papel fundamental ao providenciar, por meio de uma parceria com uma gráfica, a produção de passaportes e etiquetas de visto personalizados, trazendo ainda mais realismo à experiência. Ela contou como o projeto impactou no desenvolvimento das crianças: “A preparação para a aula de campo no aeroporto foi um processo envolvente e divertido desde o início. Na escola, os alunos puderam criar seus passaportes e vivenciar a experiência de uma entrevista para o visto. Era visível o rostinho de satisfação de cada um, mostrando orgulho ao responder corretamente às perguntas da entrevista. No grande dia, a empolgação tomou conta quando pisaram no aeroporto. Durante o check-in, estavam concentrados, querendo acertar cada palavra em inglês, como se já fossem verdadeiros viajantes. O ponto alto foi a entrada no avião, onde os olhinhos brilhavam de curiosidade e alegria. A experiência de unir teoria e prática é mais do que uma simples aula. É uma imersão que amplia não só o conhecimento linguístico, mas também social, reforçando a importância do aprendizado experimental.”

Imersão em Inglês: a Educação vai além da sala de aula

O “Field Trip – Airport” é parte do Programa Bilíngue Edify, que busca integrar o ensino bilíngue às vivências diárias dos alunos de forma natural e divertida. O Colégio Mater, em parceria com o Edify, já promove outros projetos de destaque, como o Spelling Bee, o Name It e o Book Lab, que também reforçam a prática do bilinguismo e a importância de desenvolver a fluência no inglês desde cedo.

Além de proporcionar uma experiência educacional rica, o projeto “Field Trip – Airport” contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado. Através dessa simulação, eles não apenas aprenderam sobre os processos aeroportuários, mas também tiveram contato com uma abordagem prática de inglês e ampliaram sua compreensão sobre a necessidade de falar mais de um idioma. Projetos como este são essenciais para o sucesso de qualquer programa bilíngue, pois tornam o aprendizado algo concreto e divertido.

Experiências como essa provam que a educação vai além da sala de aula, abrindo portas para o mundo e novas perspectivas. Para nós, do Edify, foi um orgulho poder proporcionar essa jornada educativa, e para as crianças, uma aventura que, sem dúvida, marcou o início de muitas viagens — dentro e fora da sala de aula.

Vale ressaltar que o Edify, em parceria com o Instituto Reação, também desenvolve projetos sociais que visam ampliar o acesso ao ensino de qualidade e ao bilinguismo. Essa parceria fortalece ainda mais nosso compromisso em oferecer um ensino inovador e acessível para diversas comunidades.

Em resumo, o “Field Trip – Airport” foi um sucesso e mostrou como a imersão em inglês, aplicada de forma lúdica e prática, pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento educacional das crianças. O ensino bilíngue, quando bem executado, vai além da sala de aula, abrindo portas para novas experiências e perspectivas para os alunos.

Quer elevar a qualidade pedagógica da sua escola?

Favoritar o nosso blog é a melhor maneira de garantir que você sempre terá acesso a conteúdos relevantes e atualizados sobre educação e gestão escolar. Favorite o nosso blog e fique por dentro!

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

Dia da Consciência Negra na Escola

Dia da Consciência Negra na Escola: 13 maneiras de trabalhar o tema

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, é uma data de extrema importância para refletirmos sobre a história, a cultura e as lutas do povo negro. Em um país de…

planejamento financeiro escolar

Planejamento Financeiro Escolar: Passos para Criar um Plano de Negócios Sólido e Eficiente

Falar sobre planejamento financeiro escolar pode ser um tanto desconfortável para muitas pessoas, mas quando você tem um negócio, é mais do que essencial dominar esse assunto. Você talvez se pergunte como ter um plano…