Saltar para o conteúdo
Ideias de metodologias para coordenadores pedagógicos

Ideias para o coordenador pedagógico: 5 opções!

O coordenador da escola sente a necessidade de estar cada vez mais inteirado quanto às inovações e mudanças do universo educacional. Não apenas para oferecer o melhor ensino aos seus alunos, mas também para ter sua escola como uma referência no mercado.

Por isso, a busca por melhorias para o ambiente escolar, colaboradores, alunos e metodologias deve ser constante. Pensando nisso, o Edify selecionou ideias para o coordenador pedagógico aplicar em sua escola. Confira!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Confira 5 ideias de metodologias para aplicar na sua escola

Com a participação do corpo docente, melhorias no material didático e aplicação de uma metodologia focada na aprendizagem efetiva, essas ideias serão um marco importante na história do colégio e em sua carreira. Vamos às dicas!

1. Invista em um programa bilíngue

O ensino bilíngue se tornou uma realidade. Muitos familiares procuram por opções de colégios que tenham esse diferencial, mas sabemos que ensinar inglês com qualidade pode ser um desafio.

Mesmo contando com profissionais qualificados, sem uma metodologia estruturada, as aulas de inglês podem se tornar desinteressantes e repetitivas.

Portanto, contar com soluções bilíngues para escolas é ter uma base para se nortear. Afinal, com uma solução assim é possível seguir uma metodologia preparada para diferentes idades e níveis de aprendizado.

Com os programas do Edify, a escola tem todo o suporte necessário para se transformar em uma instituição bilíngue, desde as etapas iniciais de preparação até o acompanhamento constante com treinamentos efetivos para os professores e para toda equipe pedagógica. Dessa forma, fica muito mais fácil para o colégio tornar-se bilíngue e oferecer uma metodologia diferenciada para seus alunos.

Junto disso, o treinamento e capacitação constante dos colaboradores oferece mais confiança e entusiasmo no ensino. Um ensino bilíngue pode ser um fator decisivo na escolha da instituição e, com o método certo, garantia de resultado para os estudantes.

2. Aposte nas metodologias ativas de ensino

As metodologias ativas são estratégias e formas de ensino que visam um aprendizado autônomo e ativo do aluno. Com isso, tornam-se métodos ideais para uma educação inovadora. Elas são possíveis a partir de tarefas que estimulem o pensamento criativo, lidando com situações reais e na resolução de problemas.

É uma ótima ideia para ser aplicada pelo coordenador, pois fornece ao aluno situações de estímulo positivo, permitindo que ele desenvolva uma postura pró-ativa e criativa. Além disso, o foco em competências sociais e indução a trabalhos em times e duplas, faz com que o senso de partilhar informações seja aprofundado, o que estimula a discussão de ideias e inovação!

3. Invista em metodologias voltadas para aprendizagem ativa

A aprendizagem ativa reconhece o aluno em uma posição de atuação. Nela, ele tem um papel atuante no desenvolvimento de suas próprias competências, saindo de um local passivo e passando a agente na própria curva de aprendizagem.

Uma das formas usadas na aprendizagem ativa é a sala de aula invertida. Nesse formato, o aluno estuda a matéria como lição de casa e as tarefas são realizadas na sala de aula. Com isso o aluno contribui com o conteúdo, não apenas ouvindo o que o professor tem a dizer, mas participando ativamente!

O programa Premium do Edify é uma solução para trazer o bilinguismo com aprendizagem ativa para a sala de aula. A inovação oferece uma metodologia baseada em projetos e sala de aula invertida. Com isso, potencializa o desenvolvimento da autonomia do aluno, aumentando um repertório cultural e desenvolvendo um mindset de “aprender a aprender”.

Existem outras possibilidades de metodologias e aprendizagens ativas, identifique a opção que mais se adéqua a sua realidade e implemente na sua escola.

4. Disponibilize materiais didáticos atualizados para os alunos

Os materiais didáticos contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Contar com opções de qualidade, associado a uma metodologia inovadora, oferece uma atmosfera propícia ao aprendizado. Afinal, os materiais servem de apoio, sendo uma das principais fontes de pesquisa do aluno em casos de dúvidas.

Abordar conceitos alinhados ao cotidiano dos alunos e valorizar o conhecimento que eles adquiriram até o momento, é uma realidade com os materiais didáticos do Edify. São soluções atualizadas, formuladas com base nas necessidades reais do aluno, portanto, sempre estão alinhadas com aquilo que o estudante realmente precisa aprender.

5. Aposte na interdisciplinaridade no ensino

Ao relacionar diferentes disciplinas e oferecer ao aluno uma visão macro do conteúdo, oferecemos uma possibilidade de compreensão mais ampla. O objetivo é capacitá-lo, de forma que consiga aplicar e correlacionar conhecimentos específicos em diferentes cenários.

Com práticas pedagógicas que promovam a interdisciplinaridade de forma natural, ofereça ao aluno diferentes perspectivas em contextos variados, dessa forma ele poderá visualizar ainda mais sentido em seu aprendizado.

Com essa ideia implantada na escola, surgem desafios ao coordenador, como cativar o corpo docente, estar sempre atualizado e aplicar a interdisciplinaridade. Contudo, os ganhos envolvem a melhora na compreensão dos conteúdos pelos aprendizes, garante resultados significativos e resulta em um melhor desempenho em tarefas estudantis.

Conte com o Edify para implantar essas ideias na sua instituição

Para facilitar a implementação do ensino bilíngue na sua instituição, com materiais didáticos atualizados, mentores experientes, treinamento completo e um programa educacional inovador e eficaz, conte com o Edify!

Nós oferecemos soluções completas para sua escola, com abordagem que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Para saber mais sobre uma possível parceria, clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

sistema bilíngue

Sistema Bilíngue: Saiba Como Funciona e Conheça o Edify!

Descubra o universo do sistema bilíngue, uma inovadora abordagem educacional que vai além do ensino tradicional de línguas estrangeiras. No coração dessa metodologia, está o compromisso de proporcionar aos alunos uma proficiência autêntica em duas…