Saltar para o conteúdo
Gestão Escolar: como fazer?

Entenda o que é gestão escolar e qual seu objetivo

Em todos os meios, ter uma gestão é fundamental: fazer o controle das finanças, determinar regras e seguir protocolos para haver um ambiente funcional e agradável de se conviver — no âmbito escolar não seria diferente!

Em uma escola, contar com uma boa gestão revela-se ainda mais importante, não apenas para monitorar os resultados financeiros, mas também para que a equipe pedagógica alcance pontos positivos e consiga bons resultados de aprendizado com seus alunos!

Quanto mais os estudantes se desenvolverem, mais mérito a escola terá, deixando os pais e responsáveis satisfeitos e garantindo a permanência desses alunos, além da entrada de novos. Além disso, entender como uma gestão funciona é fundamental para todos que trabalham na instituição!

Por isso, se você quer se aprofundar ainda mais nesse assunto, continue a leitura e saiba qual é a importância de pensar em novas estratégias para uma boa gestão escolar!

Afinal, o que é Gestão Escolar?

Uma gestão escolar nada mais é que a administração da escola de forma ampla e holística, por isso, podemos afirmar que ela é cheia de desafios que devem estar sempre mapeados pelos gestores e coordenadores da instituição.

Como a área educacional se transforma cada vez mais rápido, a escola deve seguir e avançar em conjunto com essas mudanças para crescer e atingir suas metas, visando não apenas o lucro, mas também os melhores caminhos para promoção do conhecimento e melhorando as perspectivas de futuro para todos os envolvidos da comunidade escolar.

Desse modo, uma boa gestão escolar deve saber conduzir a sua administração de forma estratégica para que uma escola tenha sucesso com um ensino de qualidade para gerar bons resultados e aumentar sua rentabilidade.

Quais são os objetivos de uma gestão escolar?

O objetivo da gestão escolar é integrar todas as partes, gerenciando bem os recursos humanos, o financeiro da instituição e os materiais físicos. A gestão, portanto, deve pensar nos números, mas seu principal foco são as pessoas.

Entenda como ter uma boa gestão financeira: Gestão Financeira Escolar: Como ter um Plano de Negócios bem definido.

Qual é o papel de um gestor escolar?

O papel de uma gestão escolar deve ser estimular e capacitar seu time, para haver cooperação entre todos. É necessário entender qual o propósito de uma escola e estar alinhado com a missão definida para a instituição.

Todo gestor precisa entender o que os estudantes esperam, suas famílias, e como está seguindo cada ambiente escolar, com isso, manter um bom diálogo é essencial para essa construção.

Confira depois: Gestão Escolar no século XXI: desafios e possibilidades.

Quais são os tipos de gestões escolares?

Uma gestão escolar deve guiar o ensino de maneira estratégica e eficiente para aprimorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, por exemplo, trazendo novos elementos para a rotina da escola, como a implementação de um programa bilíngue.

Aproveite e conheça como funciona o trabalho do Edify com as escolas parceiras: O que é o Edify Education? Conheça nossas soluções!

Separamos 5 fatores essenciais para qualquer gestão escolar, trazendo mais eficácia e sucesso para a instituição. Confira:

1. Gestão Pedagógica

Essa é a base de qualquer escola, sendo um dos principais pilares escolares. É nessa gestão que são definidas as bases e diretrizes de ensino, garantindo uma grade curricular a ser seguida por todo o ano. E, logicamente, é de responsabilidade dos gestores e coordenadores acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e de todo o corpo docente.

Para entender ainda mais sobre como realizar uma boa gestão pedagógica, separamos um post com 5 passos! Confira depois: 5 passos para uma Gestão Pedagógica de sucesso.

2. Gestão Financeira

A gestão das finanças é parte fundamental para a administração do colégio, tendo base nas entradas e saídas que ocorrem, seja por pagamentos ou investimentos em recursos e afins. Para ter um controle ainda melhor, o uso de software de gestão pode ajudar e facilitar muito nessa tarefa.

Confira: Gestão escolar na crise: ferramentas para manter o seu negócio.

3. Gestão do tempo

Para ter uma gestão eficiente, ter um controle e organização do tempo, é essencial seguir calendários e horários determinados para cada passo, reuniões e encontros que aconteçam. Isso visa evitar atrasos e perda de tempo.

Isso não vale apenas para o gestor educacional, mas para todos os membros do meio escolar.

Não deixe de conferir depois: Gestão educacional: é possível fazê-la sem um parceiro alinhado às diretrizes do MEC?

4. Gestão de comunicação

Esse é um ponto fundamental para minimizar problemas em todo o âmbito escolar. Dessa forma, é importante que todo o corpo docente esteja alinhado conforme as regras e propósitos da instituição. E, claro, que os alunos sejam incentivados a estudar e engajados com os métodos de estudo utilizados pelos professores.

Ou seja, para um ter uma boa gestão, é necessário haver uma ótima comunicação, respeitando as ideias dos outros, ouvindo feedbacks e considerando-os se forem plausíveis.

5. Gestão de pessoas

Esse ponto é bem paralelo com o de comunicação, o gestor escolar vai precisar administrar os recursos humanos, fazendo com que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível, a fim de contribuir para o desenvolvimento do todo.

Descentralização da gestão

Por envolver várias áreas em uma gestão, a divisão delas pode se tornar essencial, garantindo que tenham mais possibilidades de acertos e menos cargas, diferente se apenas uma pessoa assumir todas as gestões.

Afinal, dar conta de tudo e ter o conhecimento para lidar com todo esse meio é algo bem complexo, quanto mais nichado for, mais a pessoa vai se especializar em uma determinada área, fazendo com que seu trabalho e desenvolvimento seja ainda mais eficaz e proveitoso para a escola.

Confira: BNCC: entendendo os conceitos de competência e habilidade

A importância do planejamento escolar

Para uma boa gestão, o planejamento se torna um item primordial. O ideal é que antes mesmo de iniciar o ano letivo, toda a equipe de coordenadores e professores se reúna para estabelecer metas e discutir a estruturação do ano.

Convém destacar que o planejamento é flexível, ou seja, embora haja disposição e detalhamento dos próximos passos, é plenamente possível que novas pautas sejam incluídas ao longo do ano, podendo ser perfeitamente manejadas.

Com isso, verifique quais erros foram cometidos no passado e o que pode ser aprimorado e, claro, analise as estratégias que deram certo, a fim de mantê-las nesse novo ano.

A leitura do post: Calendário escolar: o que não pode faltar para um ano letivo organizado pode ser um ótimo parâmetro para você se embasar para a criação de um calendário escolar!

E aqui entra um ponto extremamente importante: contar com um programa de ensino bilíngue contribui para uma gestão escolar de excelência, ao passo que representa não apenas a busca pelo desempenho dos estudantes e, consequentemente, do colégio, mas também uma evidente preocupação com o desenvolvimento pessoal dos alunos. Isso porque o idioma adicional é, hoje, uma demanda urgente e essencial tanto para o presente quanto para o futuro!

O Edify oferece diferentes tipos de programas que fomentam o bilinguismo e pode te ajudar nesse processo de instituir o gerenciamento escolar. Nesse sentido, alguns deles são:

  • Novo Ensino Médio;
  • Premium;
  • Essential;
  • To Hack.

Por meio deles é possível trabalhar habilidades diferentes mediante as mídias tecnológicas, os conteúdos estudados em outras disciplinas e colocando o aluno como o protagonista no processo de aprendizagem. Assim, além de ampliar diferentes competências na língua inglesa, também é possível alcançar o direcionamento pedagógico, a formação de professores e estudantes e, até mesmo, para a gestão de marketing e a administração financeira da escola.

Portanto, ressalta-se que a gestão escolar é de extrema necessidade para qualquer instituição escolar e fazer a divisão dessa tarefa entre pessoas responsáveis deixa o trabalho muito mais eficiente e rápido para ser realizado, aumentando o conhecimento e a habilidade de cada gestor. Com isso, a escola pode se desenvolver em termos de qualidade de ensino e rentabilidade.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e que tenha tirado suas dúvidas sobre a importância de uma boa gestão escolar e como pode fazer a diferença na escola.

E não deixe de conferir: Implementação do novo ensino médio: como comunicar as mudanças aos responsáveis. Até a próxima!

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

captacao_de_alunos

Captação de alunos: ferramentas de marketing para escolas

O cenário da educação vem enfrentando diversas mudanças, assim como outros segmentos do mercado (não precisamos repetir aquela história batida da maior empresa de transporte de passageiros do mundo não possuir veículos em sua frota,…

parceria_de_negocios

Parceria de Negócios: Qual a Opinião dos Parceiros do Edify

No mundo empresarial, uma parceria de negócios bem-sucedida vai muito além de uma simples transação comercial; envolve confiança mútua, comprometimento e uma visão compartilhada de sucesso. No caso do Edify, uma empresa focada em soluções…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!