Saltar para o conteúdo
gamificacao_em_sala_de_aula

Aplicando a gamificação em sala de aula: 5 passos para acompanhar essa tendência

Na sua escola as novas tecnologias são vistas como inimigas ou parceiras da aprendizagem?

O ensino gamificado é uma tendência que tem ganhado mais adeptos ao longo dos últimos anos. Segundo o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market“, da Metaari, uma empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para empresas de tecnologia e aprendizagem, a gamificação no ensino deve crescer 15,4% entre 2019 a 2024.

E a ideia por trás da trend é relativamente simples: encantar e envolver os estudantes em jornadas que possuem elementos típicos dos jogos.

Mas de forma prática, como a sua escola pode aplicar a gamificação no dia a dia das salas de aula? Confira algumas respostas nesse artigo.

🎯 5 tendências para ficar de olho em 2024.

Afinal, quais são os benefícios da gamificação na aprendizagem?

Aplicar a gamificação na sua escola pode ser uma saída para gerar mais engajamento dos alunos em sala de aula.

Para além desse benefício tão desejado por educadores e gestores, a gamificação também permite que as crianças e jovens desenvolvam competências socioemocionais importantes para a vida em sociedade, como:

Desenvolvimento do pensamento lógico e criativo

Jogar é uma atividade conhecida por estimular habilidades cognitivas importantes, tais como: raciocínio analítico, coordenação motora, memória e poder de interpretação.

Unir os conhecimentos que as crianças e jovens precisam adquirir na escola com jogos é uma excelente saída para trabalhar diversas habilidades em uma só atividade.

Processo de aprendizagem mais dinâmico e prazeroso

Incrementar as atividades em sala de aula com a gamificação garante que crianças e jovens estejam mais atentos e envolvidos nos exercícios propostos, já que esse tipo de atividade pode ser comparada com outros momentos em que os estudantes se divertem em seus momentos de descanso.

Além disso, a própria natureza das atividades gamificadas, com elementos como: recompensas, desafios, níveis, pontuações, rankings e histórias; permite que a aprendizagem se torne um processo mais dinâmico e atrativo para os estudantes, tão acostumados com os estímulos e recompensas constantes das novas tecnologias e das redes sociais.

Autonomia na aprendizagem

O processo de gamificação do ensino também permite ao estudante ter mais autonomia em sua aprendizagem, uma vez que é protagonista das atividades, tendo na figura do professor um guia no processo.

Com essa metodologia cabe ao estudante se envolver, pensar logicamente e agir para vencer as jornadas propostas.

Interatividade com outros estudantes e competição saudável

A competição nas atividades gamificadas em sala de aula faz parte do processo. Porém, as disputas entre os estudantes ganham contornos positivos, com o estímulo por parte dos docentes para a cooperação e o diálogo.

Por isso, estimular a gamificação das atividades na sua escola pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, tais como: convivência com as diferenças e estímulo ao diálogo.

💡 Gestão das emoções: 4 formas de aplicar na sua escola.

Mas como acompanhar essa tendência na minha escola?

Até aqui aprendemos o que é a gamificação e os benefícios dessa prática para os estudantes. Mas, em termos práticos, como a sua escola pode começar a aplicar essa metodologia em sala de aula?

Te mostramos algumas ações:

Projetos e missões em grupo

Uma ótima forma de garantir o engajamento dos alunos é envolver as turmas em projetos ou missões de grupos.

Dividir os alunos em pequenas equipes e dar missões complementares para cada uma delas é uma forma excelente de oferecer um texto macro à aprendizagem.

Além de ser envolvente, esse tipo de atividade permite aos estudantes desenvolverem e reforçarem competências socioemocionais.

Conteúdo em fases

Apostar em um dos aspectos mais conhecidos dos jogos, o faseamento da jornada, pode ser uma ótima estratégia para manter as turmas da sua escola envolvidas com os projetos em sala de aula.

Divida as atividades em blocos e bloqueie os conteúdos de forma que só sejam liberados quando o estudante realizar determinada atividade da fase anterior.

Uma excelente estratégia é trazer pequenas recompensas ao longo de toda a jornada, seja em forma de pontuação e pódio ou outro recurso.

Um ótimo exemplo é o Edify Play, uma plataforma de atividades para o aluno que é uma verdadeira revolução no ensino de inglês nas escolas.

Com o Edify Play, o estudante tem uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente. Dessa forma, os alunos aprendem e se divertem com conteúdos lúdicos e desafios em inglês separados por fases.

Conheça o Edify Play!

Desafios e premiações

Um dos pilares do ensino gamificado é a recompensa pela participação dos estudantes. Por isso, lançar desafios e garantir aos alunos premiações chamativas são ótimas formas de garantir o engajamento e o interesse de crianças e jovens.

Uma ótima estratégia é associar conceitos e conteúdos importantes com os desafios, instigando os estudantes a fazer uma pesquisa ativa ou relembrar aulas anteriores.

Outra forma de garantir não apenas o interesse, mas também trabalhar a recomposição de aprendizagem no pós pandemia, são gincanas, feiras e exposições. Essa é uma ótima forma de premiar os estudantes garantindo, também, que eles se esforcem para chegar aos resultados esperados.

Enigmas

Uma excelente forma de manter a atenção dos estudantes é combinar a curiosidade com o storytelling por meio de enigmas.

Associar essa prática que, à primeira vista pode parecer antiga, com tecnologias como QR codes, plataformas de aprendizagem e aplicativos de enquetes, garante a participação ativa dos alunos.

🤖 Inteligência Artificial na educação: como aplicar e principais alertas.

Mais tempo e recursos para levar o pedagógico da sua escola além

Implementar novas metodologias nas salas de aula da sua escola pode ser um desafio levando em conta a demanda de tempo e recursos da sua equipe escolar.

Por isso, contar com um SuperApp que facilita a jornada escolar, desde o pedagógico, passando pela comunicação com alunos e famílias, até o financeiro, pode ser um ponto de virada para a sua instituição.

Com o SuperApp Agenda Edu a sua escola economiza recursos (diga adeus ao gasto desenfreado de papel) e tempo da sua equipe escolar, que pode focar em de fato transformar a aprendizagem dos seus alunos.

Viva o futuro da educação na sua escola hoje! Conheça mais do SuperApp Agenda Edu clicando aqui.

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…