Saltar para o conteúdo
leitura com as crianças

Formando leitores: Como trabalhar a leitura com as crianças em casa

Sempre ouvimos falar que o hábito de leitura se adquire na infância, o que muito provavelmente é verdade. Essa fase de fantasia e encantamento tem o poder de criar um laço inseparável entre criança e livro. Mas para que isso aconteça, precisamos oferecer aos pequenos uma contação de histórias de qualidade e que seja significativa para eles. Veja aqui 10 dicas de como trabalhar a leitura com as crianças em casa e oferecer uma experiência incrível para seu filho ou aluno com um bônus surpresa no final!

Eu Leio para uma Criança

Esse projeto do Itaú oferece diversas contações de histórias interativas com efeitos sonoros e animações. Os livros foram escritos por grandes nomes da Literatura Infantil brasileira e podem ser baixados também no celular. Acompanha vídeo do Luis Fernando Veríssimo falando da sua experiência com o pai famoso, Érico Veríssimo, e da importância do contato com livros desde cedo em sua vida.

Acesse a página aqui.

Espaço de Leitura

Direcionado a crianças de 6 a 8 anos, o Espaço de Leitura é uma plataforma de livros digitais fornecida pelo Laboratório de Educação. Depois de ler as histórias, as crianças têm acesso a jogos educativos relacionados a elas. É possível ler as histórias na forma de livros ilustrados ou vídeos, onde se pode ver ou apenas escutar a contação

Acesse a página aqui.

Turma da Mônica

Quem não é fã da Turma da Mônica? Os quadrinhos da turma de Maurício de Souza podem ser acessados pelo aplicativo Banca da Mônica. Há gibis gratuitos e também uma lojinha. A sessão de gibis históricos certamente vai emocionar os adultos! Além do app, a Turma da Mônica conta com um canal no YouTube® com diversos vídeos de histórias com os personagens

Acesse o aplicativo nesse link ou pela loja de aplicativos do seu celular. Acesse o canal do Youtube aqui.

Domínio Público

O Domínio Público é uma biblioteca digital que permite download de livros dos mais variados tipos.  Conta hoje com 21 títulos infantis. Acesse a página aqui.

Storyline Online

Já pensou em ter Oprah Winfrey, Kevin Costner, Viola Davis e Al Gore lendo uma história para o seu filho ou aluno? O Storyline Online é uma iniciativa da SAG-AFTRA Foundation que disponibiliza diversas obras em vídeo sendo contadas por famosos e tem mais de 100 milhões de acessos anualmente. Contações apenas em inglês. Acesse a página aqui.

Grimm Stories

Os contos dos irmãos Grimm são famosos no mundo todo e têm passado de geração em geração por séculos. Nesse site, todas as obras estão disponíveis para leitura em diversos idiomas. Acesse a página aqui.

Conta pra Mim

O Conta pra Mim é um projeto do MEC que estimula a leitura de histórias em casa. Traz orientações para as famílias fazerem uma contação envolvente e divertida e um Guia de Literacia Familiar destinado a orientar os responsáveis pela criança sobre o processo de alfabetização. 

Acesse a página aqui.

Biblioteca Digital Camões

O acervo infantil da Biblioteca Digital Camões é uma ótima opção para baixar livros para crianças que gostam de histórias de aventura. Acesse a página aqui.

Leiturinha

Leiturinha é um clube de assinatura de livros infantis. Há vários pacotes disponíveis para os pais, que podem optar por receber 1 livro por mês, 1 livro mais brindes, dicas, descontos e surpresas ou 2 livros por mês. Ideal para montar uma biblioteca infantil em casa. Acesse a página aqui.

Bamboleio

Bamboleio é um app de Literatura Infantil que visa a valorização da infância e da imaginação. O conteúdo também ajuda os pais a falarem com a criança sobre temas delicados. Está disponível gratuitamente por 14 dias para teste. Acesse a página aqui.

BÔNUS SURPRESA

Você sabia que o Edify também tem contações disponíveis gratuitamente, além de vídeos com atividades maker para as crianças fazerem em casa? Você encontra esse conteúdo especial no nosso Instragram e Facebook.

Autor: Marcela Nesello

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!