Saltar para o conteúdo
formacao_professores

Ensino bilíngue: investimentos na formação de professores

Duas atitudes essenciais para qualquer profissional é a busca de conhecimento e o aprimoramento do saber, o que, sem dúvidas, diferencia o seu currículo e sua performance na sala de aula.

Nesse sentido, no meio docente, um diferencial de ensino e cursos complementares também garantem uma elevação de qualidade das aulas, melhorando o processo de ensino-aprendizagem para as turmas.

E um desses diferenciais para o professor é a capacidade de ensinar em outra língua, uma vez que o ensino bilíngue está cada vez mais em alta nas escolas brasileiras.

Cabe às escolas investir em seus profissionais com cursos e palestras, principalmente quando se trata do ensino bilíngue, por ser uma vertente cada vez mais buscada por pais e responsáveis. Para ajudar você a entender melhor esse tema, o Edify separou tópicos do porquê fazer esse investimento nos professores da sua instituição.

Como investir na formação de professores para o ensino bilíngue?

Para a formação de professores bilíngues, cabe à escola realizar um investimento em determinadas ações, como cursos, workshops, palestras etc. Com isso, buscar entender qual o passo que a instituição quer dar é primordial para dar início a essas técnicas.

Os meios para se investir nessa formação podem ser vários, mas separamos os mais usados no meio para a capacitação de profissionais:

  • curso da língua a ser implantada: por mais que o profissional já conheça a língua a ser lecionada na escola, é ideal que estude e se aprofunde ainda mais nela, a fim de aprimorar sua capacidade de ensinar;
  • workshops: oferecer workshops focados em atividades bilíngues, com práticas e ações para mostrar como realizar novas atividades com os estudantes contribui bastante para a atualização dos professores;
  • palestras e seminários: são formações mais rápidas e os temas abordados podem atribuir mais conhecimento, técnicas e metodologias. Além disso, é possível demonstrar como lidar com algumas situações corriqueiras em sala de aula.

Esses tópicos são os principais meios de oferecer atualização profissional, mas também cabe à instituição realizar reuniões periódicas com o educador, mantendo o diálogo e conseguindo avaliar qual o desempenho dele, quais as dificuldades e os pontos que já foram melhorados desde que passou pela capacitação.

Por mais que as formações ajudem, o profissional conseguirá entender e colocar seus conhecimentos em prática apenas quando estiver em sala de aula, porque, diferentemente do que muitos pensam, o professor apenas aprende a dar aula estando em sala de aula.

Além disso, também vale a pena, durante a contratação de profissionais, analisar qual o nível de experiência deles nessa área. Diante disso, separamos um post que contém algumas dicas para contratação: Como formar um corpo docente eficaz com um excelente processo de contratação de professores. Confira depois!

Como ter uma equipe pedagógica forte para o ensino de inglês?

Para ter uma equipe forte e com bom desempenho no ensino da língua inglesa, é necessário realizar os cursos de formação na língua adicional e deixar o profissional ainda mais capacitado para exercer essa função. Diante disso, buscar formas que auxiliem a capacitação dos profissionais da escola é extremamente necessário.

Por isso, a formação de professores é um dos diferenciais do Edify!

Entenda também: Escola bilíngue – conceito, vantagens e funcionamento.

Como o Edify pode ajudar você nessa missão?

Queremos fazer desta geração uma geração bilíngue! Para isso, inspiramos não apenas o aluno, mas também o professor, a escola, os pais e o mercado — todos aqueles que fazem parte desse ecossistema bilíngue.

É por isso que, além do nosso amplo cardápio de soluções de inglês para as escolas, a formação dos professores é um dos nossos diferenciais e damos muita atenção a isso.

Além disso, com o Edify, os profissionais da sua instituição terão excelência no inglês utilizando metodologias ativas em sala de aula.

Esperamos que tenha gostado dos tópicos levantados e compreendido a importância de investir em profissionais qualificados para atuar em sua escola, fortalecendo o conhecimento, aumentando a qualidade de ensino da instituição e fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja muito mais eficiente.

E não deixe de conhecer todos os nossos programas!

O Edify está sempre em busca de melhorar e aprimorar o ensino bilíngue nas escolas, logo, trazemos dicas e ideias em nossos conteúdos! Quer receber conteúdos exclusivos para aplicar em sua instituição? Assine nossa newsletter e aproveite!

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!