Saltar para o conteúdo
ferramentas_digitais_educacao

Ferramentas digitais na educação: como elas impactam o mercado e exemplos de ferramentas do Edify

A evolução tecnológica impactou profundamente a maneira como aprendemos e ensinamos. Isso se torna ainda mais evidente quando observamos as diferentes gerações e suas relações com as ferramentas digitais na educação. No recente webinar “Ferramentas digitais: como elas impactam a educação e o mercado”, apresentado por Gilson Cavalcanti e Ana Antonio, da equipe do Edify, exploramos como essas ferramentas estão moldando o mercado educacional e transformando a experiência dos alunos.

As Gerações e Suas Relações com a Tecnologia

Geração X (1960-1980): Os Espectadores

A Geração X, nascida entre 1960 e 1980, prioriza seus próprios interesses e busca um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; além disso, sua abordagem à tecnologia reflete essa busca por harmonia.

Geração Y (1980-1995): Os Otimistas

A Geração Y, também conhecida como Millennials, é informal, impaciente e imediatista, valoriza a competência sobre hierarquias e está disposta a adotar novas tecnologias rapidamente.

Geração Z (1995-2010): Nativos Digitais

A Geração Z é composta de nativos digitais, é inovadora, criativa, aberta e altamente conectada, deseja criar culturas de colaboração e não conhece um mundo sem internet.

Geração Alpha (2010 em Diante): Livres e Versáteis

As crianças da Geração Alpha, nascidas a partir de 2010, são hiperconectadas e questionadoras desde o nascimento. Muitas têm smartphones próprios e passam uma média de 3 horas e 53 minutos por dia usando seus dispositivos. Surpreendentemente, 48% delas usam seus celulares para estudar, revelando uma tendência crescente de aprendizado digital desde tenra idade.

O Tempo de Tela e sua Variedade

É fundamental compreender que nem todo tempo de tela é igual, e não é, necessariamente, prejudicial. O conceito de “superestimulação sensorial crônica”, muitas vezes associado ao uso excessivo de dispositivos digitais, não se aplica a todas as situações. A crítica recai sobre o conteúdo e a forma como este é apresentado, portanto, é perfeitamente possível utilizar a tecnologia e as “telas” na educação sem temer os problemas associados à superestimulação sensorial. Quando essas ferramentas digitais são cuidadosamente projetadas e direcionadas para fins educacionais, elas se tornam aliadas valiosas no processo de aprendizado.

Ferramentas Digitais na educação: Potencializador do Aprendizado

A tecnologia pode ser um meio poderoso para o aprendizado. Ao colocar problemas nas mãos dos alunos e utilizar a tecnologia como ferramenta para resolvê-los, os estudantes se tornam agentes de transformação, e isso ajuda a desenvolver cidadãos globais, preparados para um mundo cada vez mais digital.

School Reinventing Cities: Um Case de Sucesso

A Microsoft Education desenvolveu o programa School Reinventing Cities, que possibilita aos alunos de todo o mundo projetarem soluções climáticas para suas cidades e apresentá-las aos líderes locais, destacando a importância de capacitar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real, independentemente das mídias que intermediam as relações.

O Edify e as Tendências Educacionais

O Edify está atento às tendências e às mudanças no cenário educacional. Nosso objetivo é trazer e testar o que funciona melhor na sala de aula, especialmente quando se trata de envolver as novas gerações.

Exemplos das Ferramentas Digitais do Edify

O Edify oferece um amplo portfólio de produtos digitais alinhados com as demandas da educação moderna, e aqui estão alguns exemplos:

Edify Play: Potencializando a Aprendizagem

O Edify Play é uma plataforma acadêmica inovadora desenvolvida pelo Edify, focada em potencializar a aprendizagem de forma lúdica e interativa. Projetada para enriquecer a experiência educacional, a plataforma abrange uma variedade de recursos destinados a alunos, professores e pais. Ao integrar atividades envolventes, áudios, vídeos e guias, o Edify Play vai além do ensino bilíngue tradicional, proporcionando uma abordagem abrangente e gamificada que estimula o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos.

Para os alunos, o Edify Play representa mais do que uma plataforma de aprendizagem; é um ambiente estimulante que transforma o processo educacional em uma jornada envolvente e recompensadora. As atividades são cuidadosamente elaboradas para se alinhar aos materiais didáticos, proporcionando uma experiência coesa e integrada. Os recursos multimídia, como áudios e vídeos, oferecem uma imersão mais profunda no idioma, enriquecendo a compreensão e a pronúncia.

Além disso, o Edify Play reconhece a importância da parceria entre escola e família. A plataforma serve como um meio eficaz de envolver os pais na jornada educativa de seus filhos. Ao oferecer uma visão transparente das atividades e progresso acadêmico, a plataforma promove uma colaboração mais significativa entre educadores, alunos e familiares. O Edify Play, portanto, não apenas eleva o aprendizado para os alunos, mas também fortalece a conexão entre a escola e os pais, criando uma comunidade educacional mais integrada e participativa.

Teacher’s Toolkit: Facilitando o Planejamento de Aulas

O Teacher’s Toolkit emerge como uma ferramenta digital abrangente e inovadora, projetada especificamente para atender às necessidades complexas do ambiente educacional. Ao oferecer uma solução integrada, a plataforma reúne diversas funcionalidades essenciais para os professores, como planejamento de aulas, organização de materiais, colaboração em tempo real e gerenciamento de tarefas, tudo em um único ambiente intuitivo. Sua interface amigável proporciona uma experiência de usuário aprimorada, simplificando as tarefas diárias dos educadores e permitindo que eles se concentrem no que mais importa: o ensino.

Além de sua notável abrangência, o Teacher’s Toolkit conquistou reconhecimento internacional como finalista do Bett Awards de Londres. Essa honraria é um testemunho da excelência da plataforma, destacando-a entre as principais inovações educacionais do cenário global. O prêmio ressalta não apenas a eficácia do Teacher’s Toolkit em facilitar o trabalho dos professores, mas também sua contribuição significativa para a melhoria contínua do processo educacional.

Edify Coding: Ensino de Programação de Forma Engajadora

A Edify Coding é a solução do Edify para o ensino de programação e inteligência digital adaptada ao currículo escolar. Ela inspira os alunos a se tornarem criadores e a solucionar problemas por meio da tecnologia.

Portal Edify: A Central de Comunicação e Gestão

O Portal Edify é o hub centralizador de serviços para escolas parceiras. Ele facilita a comunicação e a gestão das soluções bilíngues do Edify.

A evolução da educação está intrinsecamente ligada à tecnologia, e o Edify está na vanguarda, capacitando educadores e alunos com ferramentas digitais que transformam a forma como ensinamos e aprendemos. À medida que continuamos a acompanhar as mudanças nas gerações e no mercado, nossa missão é garantir que a educação seja sempre relevante, envolvente e preparatória para o futuro digital.

Em Direção ao Futuro Digital da Educação

À medida que olhamos para o futuro da educação, entendemos que as ferramentas digitais desempenham um papel cada vez mais crucial na formação das gerações vindouras. Como vimos nos exemplos do Edify, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na criação de experiências educacionais enriquecedoras e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. No entanto, nunca devemos esquecer que a educação vai além da tecnologia; ela é fundamentada em valores, empatia e conexões humanas, portanto, o desafio é usar a tecnologia como uma ferramenta de potencialização, enquanto continuamos a valorizar o aspecto humano da aprendizagem.

Sendo assim, à medida que avançamos em direção ao futuro digital da educação, devemos lembrar que, independentemente das mudanças tecnológicas, o objetivo final permanece o mesmo: preparar nossos alunos para serem cidadãos globais capazes de enfrentar os desafios que o mundo moderno apresenta.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…