Saltar para o conteúdo
Estudantes escrevendo

Exame de Cambridge: o ensino bilíngue ajuda na aprovação?

Os exames de Cambridge certamente fazem parte do sonho de quem deseja a aprovação em um dos testes de proficiência em inglês mais renomados e respeitados do mundo. E quando falamos na construção de pontes e de possibilidades que auxiliam na conquista de boas colocações, indubitavelmente o bilinguismo figura enquanto ferramenta-chave.

Falaremos, hoje, sobre o que é esse exame — tão conceituado mundialmente! — e sobre como o bilinguismo pode auxiliar na preparação para ele ao longo de todo o processo de formação dos estudantes.

Se você é um gestor escolar, coordenador ou outro profissional da área educacional e deseja trazer um diferencial bastante relevante para sua escola, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto em nosso post!

Saiba mais sobre os programas Edify!

O que é o Exame de Cambridge?

Sinônimo de tradicionalismo e um dos mais realizados do mundo, o exame de Cambridge é um importante teste de proficiência em inglês. É por meio dessa prova que se valida a capacidade de domínio da escrita, leitura, compreensão e comunicação oral de um indivíduo em língua inglesa.

Com mais de um século de história, o reconhecimento desse exame faz dele um teste de nível internacional. Afinal, as principais Universidades do mundo o utilizam enquanto um de seus requisitos.

E o que atesta a qualidade deste teste é a minúcia e nível de conhecimento cobrados. Ele é construído com base no Quadro Europeu Comum de Referência, ou Common European Framework of Reference for Languages — CEFR, e estabelece níveis de proficiência.

Anualmente, milhões de candidatos passam pelo exame e, diante dessa demanda, há muitas escolas e cursos preparatórios que buscam qualificar seus estudantes. É neste momento que a educação bilíngue enquanto tendência faz toda a diferença!

Por que investir na educação bilíngue para o exame?

No contexto nacional, o programa de ensino de língua inglesa sempre foi visto como secundário, de pouca importância, relegado a apenas algumas horas ao longo das semanas, portanto, não se contempla com tanta nitidez as reais possibilidades de impacto positivo que o ensino bilíngue pode proporcionar na vida dos estudantes.

É devido a uma verdadeira revolução na área da educação e da compreensão do mundo e das oportunidades, que se passou a enxergar o bilinguismo como uma necessidade!

A possibilidade de tê-lo desde os primeiros anos de desenvolvimento de uma criança certamente a tornará mais apta e qualificada a prestar o teste de inglês de Cambridge no futuro.

Os alunos se familiarizam com inglês desde cedo

É consenso entre especialistas da área que a aprendizagem de uma segunda língua desde os primeiros anos promove inúmeras vantagens no desenvolvimento infantil.

É nessa etapa de formação que o cérebro está mais suscetível a novos estímulos, tornando o aprendizado ainda mais eficaz e fazendo com que toda a metodologia de assimilação do bilinguismo seja mais bem elaborada.

Importante frisar também que a adoção a um programa bilíngue não significa apenas o aprimoramento da leitura e da escrita, mas sim a abertura de entendimento e compreensão de tudo aquilo que permeia uma língua, ou seja, cultura, arte e visão de uma sociedade globalizada.

Com isso, o ensino bilíngue aplicado desde a tenra idade traz para o desenvolvimento mais possibilidades na construção de habilidades, de um repertório linguístico e na capacidade em produzir e dar sentido na comunicação em uma segunda língua.

E é partindo dessa compreensão que existem também certificações internacionais no contexto da educação infantil bilíngue, que visam justamente aferir e estimular esse aperfeiçoamento.

Alunos bilíngues têm muito mais chances de aprovação

Estudantes expostos ao bilinguismo tendem a demonstrar mais foco e melhor desenvolvimento do raciocínio em outra língua. Afinal, o inglês, por exemplo, é compreendido não apenas enquanto uma segunda língua, mas como uma forma de expressão tão natural e tão internalizada quanto o português.

Ao medir todas as capacidades ligadas a uma língua, tais como escrita, escuta, fala e leitura, o exame de Cambridge é realizado de maneira muito menos complexa por aqueles que apresentam menor dificuldade nessas habilidades descritas, ou seja, que possuem competências bilíngues.

Por que é importante ter o certificado?

Ter uma certificação internacionalmente comprovada, reconhecida e renomada é uma ferramenta capaz de abrir as portas do mundo! O inglês, língua mais estudada e mais falada no mundo, é certamente um ponto fundamental na trajetória de estudantes que desejam conquistar as melhores oportunidades — principalmente em termos de carreira profissional!

Sabemos que conhecimento é poder e uma boa colocação no exame de Cambridge é a confirmação de estar preparado para buscar oportunidades em instituições de renome global, além da possibilidade de trabalho em grandes corporações e a chance também de residir e ser reconhecido enquanto cidadão em outros países.

O Edify conta com soluções que atendem as habilidades mais variadas dos estudantes e os ajudam a alcançar a aprovação do teste de Cambridge e, consequentemente, vivenciar todos os referidos contextos. O ponto mais crucial é: a sua instituição pode integrar essas soluções por meio dos programas bilíngues e ter um acompanhamento detalhado pela nossa equipe!

Acesse nosso post e conheça mais sobre o Edify: O que é o Edify Education? Conheça nossas soluções!

A partir dos programas educacionais bilíngues: Novo Ensino Médio, Premium, Essential e To Hack, explora-se a aprendizagem do idioma adicional mediante a interdisciplinaridade, combinando o ensino do inglês com os temas das disciplinas já estudadas, por meio de metodologias ativas e das habilidades digitais e tecnológicas.

Se ainda restar alguma dúvida a respeito da relevância e do impacto que o bilinguismo tem na educação e preparação para o exame de Cambridge, clique no banner abaixo e converse com um de nossos consultores.

Conte com o Edify para ajudar a sua instituição com as principais soluções em bilinguismo, como também, para levar os seus estudantes rumo à aprovação do exame de Cambridge!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

educacao_bilingue_aulas_ingles

Carga horária: entenda por que educação bilíngue não é só aumentar as aulas de inglês

Muitas vezes, quando pensamos em educação bilíngue, a primeira imagem que nos vem à mente é a de crianças frequentando aulas de inglês por mais tempo do que o comum. No entanto, é fundamental entender…

tecnologia educacional

Tecnologia Educacional: o que é, importância e exemplos

A tecnologia educacional está presente em tarefas básicas do nosso dia a dia escolar, como na utilização da internet para pesquisas ou tablets para desenhar algo. Além disso, ela pode ser usada como ferramenta para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!