Saltar para o conteúdo
Desenho de uma professora com seus alunos em um evento escolar

Como fazer dos Eventos Escolares um diferencial para a sua escola

Quem não se lembra das festas Juninas, Feiras de Ciências, Jogos Escolares e Mostras Literárias da época de escola? Todos nós temos pelo menos uma lembrança inesquecível destes momentos. Os eventos escolares criam memórias, relações e aprendizados para a vida e por isso são tão importantes para os alunos, corpo docente e famílias. 

Eles unem toda a comunidade escolar e geram interesse pelo que acontece neste ambiente. São esses momentos que marcam a passagem do tempo e também algumas mudanças de fase da vida, os famosos ritos de passagem. 

Há vários benefícios na promoção de eventos escolares e um deles é a união promovida entre escola e famílias. Nestas ocasiões, os pais e responsáveis têm a oportunidade de estar no ambiente no qual seus filhos passam grande parte do dia e também, conhecer melhor os professores e colaboradores da instituição. 

É um ótimo momento para estreitar laços com as famílias e conhecer um pouco mais sobre elas. Através dos eventos escolares, a escola exerce sua função social e promove um encontro de diferentes culturas familiares, criando oportunidade para acolher a diversidade.

Os alunos também se desenvolvem socialmente, pois a elaboração de eventos envolve a expansão de relacionamentos. Eles muitas vezes precisam se relacionar com os colaboradores e alunos de outras séries no desenvolvimento das atividades.

Converse com um dos nossos consultores!

Imagine a confecção da decoração de uma Festa Junina. Crianças de diferentes séries estarão envolvidas e essa interação traz um desenvolvimento esplêndido. Quando pensamos nessas interações, lembramos imediatamente de Vygostky e a Zona de Desenvolvimento Proximal. E é exatamente isso que acontece quando esses alunos interagem! Há um ganho no seu desenvolvimento geral por causa dessa interação com seus pares. 

Um outro ganho significativo é o desenvolvimento da habilidade de comunicação. Durante a elaboração dos eventos, os alunos precisam expor suas ideias, transmitir seus desejos e anseios e também, argumentar. Caso o evento seja uma peça de teatro que será apresentada em uma data especial, haverá também o desafio de falar em público.

Esse desafio envolve preparação técnica e socioemocional e trará muitos ganhos para o aluno, pois ele estará se preparando para ter uma das competências mais importantes do profissional do século XXI, que é comunicar-se bem.

Eventos ajudam a disseminar conhecimento e cultura

Ao participar de uma Feira de Ciências, por exemplo, os alunos aprendem não só o que foi proposto para a série deles, mas o que foi desenvolvido pelos alunos de outras séries. Isso aguça a curiosidade e traz ganhos cognitivos expressivos. 

Ao promover palestras com os pais de alunos para eles falarem de suas profissões, trazemos informações relevantes e, muitas vezes, curiosas para os alunos. Imaginem crianças conhecerem um pai cuja profissão é observador de pássaros? Além de conhecerem sobre uma profissão pouco comum, eles vão conhecer um pouco mais sobre a família do colega.

Isso traz um olhar para a diversidade e também para diferentes possibilidades profissionais. Há ainda o aspecto da interdisciplinaridade. Os alunos podem fazer um levantamento das profissões de cada pai/mãe e criarem um gráfico para visualizarem as profissões mais comuns e as mais raras no grupo. 

Eventos criam uma cultura de colaboração

Ao organizar uma mostra literária, por exemplo, todos irão se empenhar para apresentar o melhor trabalho. Com os estímulos corretos, os alunos entenderão a importância de todos estarem alinhados para que a mostra seja um sucesso e isso pode trazer um olhar para o resultado do grupo e, por consequência, mais empatia e colaboração.

E podemos ir além! A cultura de colaboração pode criar projetos sociais que serão relevantes e podem trazer um impacto muito positivo para a sociedade. Escolher instituições de caridade, visitá-las e promover uma campanha de arrecadação de itens necessários é um caminho que despertará a empatia e solidariedade.

Um aspecto importante é também o aprendizado dos alunos. Para isso, é importante relacionar os eventos com os temas abordados em sala de aula e oferecer eventos que promovam qualidade de aprendizagem. Assim, a Feira de Ciências é a culminância de todo um período de estudos sobre um determinado tema. A Mostra Literária é a coroação de um trabalho desenvolvido em sala de aula. Esses são apenas alguns exemplos.

Os eventos escolares também criam ótimas oportunidades

Eles ajudam a tornar o aprendizado visível para as famílias e comunidade. São nesses momentos que veremos o que as crianças já são capazes de produzir e o quanto elas evoluíram. A visibilidade dessa evolução traz satisfação para as famílias, bem como a segurança de ter feito uma boa escolha para a educação do filho. 

Os pais acompanham o dia-a-dia escolar dos filhos, mas muitas vezes não têm noção do quanto já são capazes. Por isso, levar essa visibilidade para as famílias é muito positivo. Além disso, pessoas que têm interesse em conhecer a escola podem visitá-la em um desses eventos e conhecer um pouco do trabalho que é feito lá. Isso ajuda na captação de novos alunos e no reconhecimento do trabalho da escola para a comunidade. 

Por fim, alguns eventos existem para celebrar os ritos de passagens e são de suma importância para o aluno adentrar na próxima etapa com o sentimento de dever cumprido e abraçar as responsabilidades e novidades da nova fase. Cada formatura traz uma satisfação e a sensação de progresso, por isso devem ser realizadas com cuidado e carinho, para que sejam inesquecíveis.

Não há dúvida de que os eventos escolares podem trazer muitos benefícios para toda a comunidade escolar. Portanto, é fundamental planejar e envolver todos nesse momento tão rico e especial. É importante definir o objetivo do evento e criar estratégias de engajamento para que ele seja um sucesso. E depois é só colher os frutos de cada realização. Com certeza muitas crianças e jovens levarão aprendizados e lembranças incríveis desses momentos!

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

vantagem_competitiva

Vantagem competitiva: 4 motivos para antecipar o lançamento de um programa bilíngue na sua escola

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa de oferecer algo único ou superior em relação aos concorrentes, permitindo alcançar uma posição de destaque e obter sucesso no mercado. Uma vantagem competitiva para uma escola…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!