Saltar para o conteúdo
educação bilíngue é tendência

Educação bilíngue: conheça a modalidade que já é tendência no Brasil

A educação bilíngue vem se expandindo no mundo, impulsionada pelos recursos tecnológicos que abrem um leque de possibilidades no campo educacional. Cada vez mais, a escola monolíngue tradicional abre espaço para inovações e oferece novas oportunidades de desenvolvimento aos estudantes, principalmente no aprendizado de línguas estrangeiras.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue a leitura até o final!

Algumas diferenciações importantes no bilinguismo

Para começar, é importante entender algumas definições ligadas à educação bilíngue.

Escola internacional

Uma escola internacional segue as diretrizes de ensino do país de origem. Calendário, carga horária, currículo, legislação escolar, idioma, nada disso acompanha o país onde a escola está localizada.

Tais instituições funcionam como uma extensão do país estrangeiro. Uma escola internacional americana no Brasil, por exemplo, segue as diretrizes de ensino dos Estados Unidos, e não as daqui. As aulas de todas as disciplinas são ministradas em inglês, enquanto que o ensino do português entra como uma complementação do currículo.

Escola bilíngue

Uma escola bilíngue costuma seguir as diretrizes do país onde está situada, e não as do país estrangeiro. O ensino das disciplinas é oferecido nos dois idiomas: o de origem e o adicional.

Os estudantes são incentivados a se comunicar no idioma estrangeiro. Assim, eles aprendem as disciplinas tradicionais, ao mesmo tempo em que desenvolvem a fluência na língua estrangeira.

Escola de idiomas

O foco nesses centros de estudos são os próprios idiomas estrangeiros, como inglês, espanhol, alemão etc. Normalmente, funcionam em instalações separadas fisicamente e não oferecem currículo relacionado ao da escola tradicional.

Muitas vezes, desenvolvem seu próprio material didático e estabelecem seus próprios métodos de avaliação e suas diretrizes de ensino.

Escola com programa bilíngue

Esse tipo de escola oferece serviços terceirizados para a educação bilíngue. É uma empresa especializada que implanta todo o suporte, como material didático, software, plataforma de ensino e qualificação profissional.

A escola não precisa se preocupar com a instalação de uma estrutura própria para o ensino de idiomas estrangeiros. A empresa terceirizada cuida de tudo, inclusive dos apoios comercial e pedagógico.

Os benefícios de aprender dois idiomas para o estudante

A educação bilíngue vem se revelando um poderoso impulso no aprendizado e no estímulo cerebral. O bilinguismo tem efeito significativo no cérebro e na inteligência humana, muito além de representar vantagens ao ingressar no mercado de trabalho.

Então, agora que já conhece os diferentes canais para a educação bilíngue, saiba quais benefícios ela proporciona aos estudantes. Vamos abordar seis.

1. Desenvolvimento cognitivo

Os estudantes que aprendem uma língua estrangeira costumam se sair melhor em tarefas que exigem pensamento criativo, assim como na resolução de problemas e no entendimento das estruturas gramaticais mais complexas da própria língua nativa.

Nota-se, por exemplo, que os estudantes bilíngues melhoram o desempenho acadêmico em redação, leitura e disciplinas de exatas, como a matemática.

2. Estímulo para a memória

Estudos científicos já demonstraram que o bilinguismo pode apresentar efeitos positivos na memória do estudante também em situações não verbais, como ao relembrar cenas e imagens.

Até mesmo os sinais de doenças degenerativas que provocam declínio de memória, como o Alzheimer, são retardados até uma idade mais avançada em falantes bilíngues, em comparação com os monolíngues.

3. Maior empatia com culturas diferentes

Bons métodos para educação bilíngue incluem a abordagem de elementos culturais do país origem da língua estrangeira que se estuda, como o folclore, os costumes, a música, a gastronomia etc.

Assim, além de aprender o idioma, o estudante passa a entender e apreciar a diversidade cultural, o que leva a uma postura mais empática com relação a outros povos.

4. Vantagem competitiva no mercado de trabalho

Falando especificamente sobre o inglês, que é considerado a língua internacional por excelência, a fluência nesse idioma é um item praticamente obrigatório para que um currículo se destaque entre muitos. De modo geral, quem é bilíngue ocupa cargos mais altos e recebe melhores salários do que pessoas monolíngues.

O inglês é a língua mais usada nos negócios, na ciência, na informática, no turismo e em qualquer situação que envolva a comunicação entre estrangeiros. Pense, por exemplo, em um brasileiro fazendo turismo na Grécia ou negócios na Alemanha. O idioma usado não será o português, nem o grego, nem o alemão, e sim o inglês.

5. Mais confiança nas relações interpessoais

Relacionamentos bem-sucedidos dependem de uma boa comunicação. O domínio de um idioma estrangeiro será mais um instrumento facilitador ao trocar ideias e entender diferentes pontos de vista.

Assim, o bilinguismo promove a autoconfiança e ajuda a derrubar barreiras nas relações interpessoais.

6. Maior amplitude do conhecimento de mundo

A fluência em um idioma estrangeiro, principalmente do inglês, é extremamente útil em viagens internacionais, tanto de turismo quanto de negócios. Além do aspecto prático, a facilidade na comunicação vai promover experiências mais dinâmicas e enriquecedoras, no contato com a cultura estrangeira.

Mesmo sem sair do país, estudar inglês significa entender melhor os filmes, as músicas, os jogos e outros canais de entretenimento, que passam a exercer a dupla função de divertir e de expandir o conhecimento de mundo, ao mesmo tempo.

As vantagens para a instituição de ensino

E quanto às instituições, por que a oferta de ensino bilíngue constitui vantagem?

1. Maior competitividade

Uma escola com oferta de ensino bilíngue certamente vai se destacar da concorrência. O ensino de um idioma estrangeiro integrado à grade curricular é um diferencial de peso para aumentar a competitividade de uma instituição educacional, colocando-a em posição de destaque no mercado.

2. Reforço de marca e autoridade da instituição

Uma escola que oferece ensino bilíngue de alta qualidade tem seu nome reconhecido perante a sociedade. A reputação da instituição com grade curricular diferenciada será reforçada como autoridade na área educacional.

3. Comodidade para pais e alunos

A possibilidade de aprender um idioma estrangeiro dentro da própria escola que o estudante frequenta garante maior conforto e economia de tempo para as famílias. Afinal, além da maior qualidade do ensino e do material didático adequado, não há a necessidade de pegar trânsito no deslocamento para outro local de aprendizado.

4. Captação de novos estudantes

Cada vez mais, pais e alunos procuram escolas que ofereçam formação diferenciada, para garantir uma boa preparação para o mercado de trabalho. Nesse contexto, a instituição com oferta de ensino bilíngue, certamente, terá uma vantagem na captação de alunos em busca de qualidade.

5. Retenção de alunos veteranos

Quem já conta com um bom programa de ensino bilíngue pensará duas vezes antes de trocar o certo pelo duvidoso, ao mudar de escola. Então, a qualidade da educação que sua instituição oferece será um importante fator de retenção de alunos veteranos.

Para saber mais sobre como o Edify pode te ajudar nessa missão de transformar a sua escola, clique no banner abaixo!

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!