Saltar para o conteúdo
educacao_ambiental_na_escola

Educação Ambiental na Escola: o Case de Sucesso do Projeto Empatia

A educação é um poderoso instrumento de transformação, e quando aliada a temas relevantes e atuais, pode impactar não apenas os alunos, mas também a sociedade como um todo.

O Projeto Empatia, promovido pelo Edify, é um exemplo concreto de como a educação pode ir além do ensino tradicional, inspirando jovens a serem agentes de mudança em questões críticas.

Conheça este case de sucesso de educação ambiental na escola!

O Projeto Empatia: Uma Jornada Anual de Reflexão e Ação

O Projeto Empatia é uma iniciativa anual do Edify que tem como objetivo estimular a reflexão, a cidadania e, claro, a empatia entre os jovens. A proposta é simples, mas poderosa: escolher um tema relevante a cada ano para integrar as atividades pedagógicas nas aulas de inglês do programa bilíngue, culminando em trabalhos dos alunos que geram um impacto real na sociedade.

Em 2021, o projeto trouxe à tona a importância do respeito à terceira idade, conectando alunos a histórias de idosos de uma casa de repouso em Niterói. Os estudantes transformaram essas vivências em desenhos, que foram projetados em pontos turísticos, uma homenagem tocante ao Dia dos Avós.

No ano seguinte, em 2022, a temática escolhida foi a fome no Brasil. Os alunos foram desafiados a criar frases e poemas, e para cada participante, 10 pratos de comida foram doados em parceria com a ONG Ação da Cidadania. O resultado? Uma doação expressiva de 100 mil pratos de comida.

Empatia 2023: A Urgência da Educação Ambiental na Escola

O ano de 2023 trouxe uma preocupação ainda mais premente: as mudanças climáticas. Com julho sendo o mês mais quente da história, o Edify decidiu levar o tema para a sala de aula de inglês em uma ação que não apenas estimula a conscientização, mas também a ação prática e a empatia entre os alunos.

O Projeto Empatia 2023 deu voz aos alunos, mostrando que suas esperanças podem, de fato, mover o mundo. A campanha foi aberta a todas as escolas brasileiras, e o Edify disponibilizou conteúdo gratuito para alunos e planos de aula para professores. A proposta envolveu os alunos em uma atividade engajadora, colocando-os em contato com a inteligência artificial para que pudessem expressar sua esperança para o futuro do planeta.

Após debates em sala de aula sobre o aquecimento global, os alunos criaram imagens para compartilhar visões otimistas para o futuro. Mais de 300 escolas participaram, resultando em mais de 4 mil imagens criadas por mais de 2 mil alunos.

educacao_ambiental_empatia

O Concurso Cultural e a Premiação Especial

Entre todas as imagens geradas pelos alunos, uma se destacou. Lara Borges, aluna participante, teve seu prompt e imagem escolhidos como os mais criativos do projeto. Sua mensagem inspiradora abordou a importância de superar preconceitos e focar a resolução de problemas ambientais. Lara e seu professor de inglês foram premiados com uma viagem para a Cop28, a conferência da ONU para o clima em Dubai.

O professor expressou sua alegria ao ser selecionado, destacando a importância de ser um agente multiplicador em sua comunidade.

Durante a viagem, ambos participaram de conferências, ativações e palestras com ativistas e especialistas no evento. Além disso, Marina Dalbem, co-CEO do Edify, enviou as imagens dos alunos pessoalmente para autoridades em clima e meio ambiente, incluindo nomes como Marina Silva, Sonia Guajajara, André Trigueiro e Ailton Krenak, inspirando-os com as esperanças dos jovens brasileiros.

Números que Contam uma História de Engajamento com a Educação Ambiental na Escola

A terceira edição do Projeto Empatia foi um sucesso marcante, envolvendo mais de 300 escolas, entre parceiras, não parceiras e públicas. Os números impressionam:

  • Mais de 4 mil imagens criadas.
  • Mais de 2 mil alunos participantes.
Visite a nossa galeria de esperanças!

O Futuro do Projeto Empatia

O Projeto Empatia é uma iniciativa que continua a evoluir a cada ano. Diferentemente das edições anteriores, a ação de 2023 foi aberta a todas as escolas do país, públicas e particulares, tornando-se mais inclusiva e ampliando seu alcance.

Ao se inscreverem, as escolas receberam gratuitamente o plano de aula para professores, conteúdo para crianças e adolescentes, além do link para o site com a Inteligência Artificial criada pelo Edify, em que os alunos puderam gerar imagens para contar suas esperanças para o futuro do planeta.

O sucesso do Projeto Empatia mostra não apenas a capacidade de envolver os alunos em questões cruciais, mas também a relevância de temas atuais e a eficácia da educação como agente transformador. A cada edição, o projeto reafirma o compromisso do Edify em ir além do ensino tradicional, moldando jovens conscientes e engajados, prontos para enfrentar os desafios do mundo real.

Juntos, Podemos Mudar o Mundo

O Projeto Empatia é mais do que uma atividade pedagógica; é uma jornada de reflexão, ação e transformação. Ao dar voz aos alunos e abordar questões urgentes, como as mudanças climáticas, o Edify não apenas educa, mas inspira a próxima geração a ser parte ativa na construção de um futuro sustentável.

Ao compartilhar as esperanças dos jovens com autoridades e líderes de renome, o Projeto Empatia conecta salas de aula a esferas mais amplas de influência, demonstrando o impacto positivo que a educação ambiental na escola pode ter em escala global.

E assim, convidamos todas as escolas, professores e alunos a se juntarem a nós no próximo Projeto Empatia, pois, juntos, podemos, verdadeiramente, mudar o mundo. Afinal, a educação é a chave para um futuro melhor e mais sustentável.

Transforme o ensino de inglês na sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…