Saltar para o conteúdo
Case de sucesso, edify e instituto reação

Edify e Instituto Reação: conheça o case de sucesso da parceria

Edify e Instituto Reação atuam em ação social de inglês na Rocinha

Desde 2021, o Edify mantém parceria com o Instituto Reação, sendo que, em dezembro do mesmo ano, ocorreu uma iniciativa por parte da empresa e da instituição em fomento ao ensino de inglês na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Por meio dessa iniciativa, mais de 30 crianças puderam bater um papo em inglês com um medalhista de judô sérvio.

Juntos, o Edify e o Instituto Reação, construíram um case de sucesso e as crianças puderam vivenciar uma experiência agregadora naquilo que toca o processo de aprendizagem e assimilação do idioma de uma língua adicional. Continue lendo e entenda melhor como foram as reflexões extraídas da atividade.

Saiba mais sobre os programas Edify!

Como foi a ação social entre Edify e Instituto Reação na Rocinha?

O Edify tem como missão fazer desta geração uma geração bilíngue, por isso, se juntou ao Instituto Reação para promover essa ação social realizada a fim de proporcionar um ensino de inglês de qualidade para jovens da Rocinha. E essa, sem dúvidas, é uma experiência enriquecedora, afinal, o domínio da língua inglesa é uma importante habilidade para proporcionar um futuro melhor para esses estudantes.

O Instituto Reação é uma organização que busca promover tanto a integração social quanto o aperfeiçoamento humano por intermédio de duas importantes ferramentas: a educação e o esporte.

E, ao fechar parceria com o Edify, professores voluntários da empresa passaram a ministrar aulas na comunidade da Rocinha, no Rio, desde 2021.

Em dezembro, a fim de finalizar as atividades anuais, o judoca medalhista mundial da Sérvia, Aleksandar Kukolj, foi entrevistado por cerca de 35 crianças, com idade entre 9 e 14 anos. O encontro se deu na modalidade virtual e o bate-papo foi todo em inglês.

O intuito do projeto foi proporcionar a vivência de uma experiência multidisciplinar e internacional para as crianças e, ao mesmo passo, instigar a conversação em inglês nos alunos.

Assim, ficou demonstrado, de maneira prática, a importância dessa competência para a vida humana e para o seu desenvolvimento pessoal, bem como que a crença de não ser possível aprender inglês, não passa de um equívoco que não deve permear a realidade deles.

Conversar com estrangeiros em inglês promove a aprendizagem da língua?

Com toda a certeza, ter diálogo com um falante nato da língua inglesa é extremamente agregador para o aprendizado do idioma. Isso porque muito embora os ensinamentos teóricos sirvam de base para o progresso do bilinguismo, é tendo o contato direto com a prática ao conversar com uma pessoa que domine o idioma que será possível efetivar aquilo que foi aprendido.

Além disso, entre a maioria das pessoas, sejam crianças ou adultos, que se dedicam a estudar e aprender o inglês, a maior dificuldade é justamente a comunicação verbal em outro idioma.

Dessa forma, é muito comum que elas desenvolvam melhor outras habilidades, como a escrita e a escuta interpretativa, e menos a falada, porém, é fato notório a importância que a oralidade tem no contexto bilíngue.

Assim, confira abaixo algumas das principais vantagens de conversar com um estrangeiro:

  • Coloca em cheque toda a bagagem teórica por meio do exercício de uma das habilidades mais difíceis;
  • Promove uma autoavaliação e gera a compreensão a respeito de quais pontos precisam ser aperfeiçoados e quais estão bem desenvolvidos;
  • Propicia que sejam treinados a pronúncia e o vocabulário em inglês;
  • Ajuda a aguçar a capacidade de raciocínio rápido;
  • Gera maior segurança de fala e, consequentemente, a possibilidade de alcançar maiores oportunidades a longo prazo;
  • Possibilita dar um passo a mais no aprofundamento sobre a cultura e a realidade de outro país.

Como a metodologia do Edify contribui para o ensino de inglês?

Para estarem aptos a alcançar as competências acima, é essencial que os estudantes tenham uma base linguística sólida do idioma adicional e, simultaneamente, tenham a seu dispor, as ferramentas necessárias para explorar tudo aquilo que foi transmitido em termos conceituais e explicativos.

Os programas bilíngues do Edify têm como escopo viabilizar a materialização dessa proposta, afinal, estamos constantemente construindo novas formas de aprender e ensinar. Por isso, fica o convite para que você os conheça melhor no próximo tópico!

Conheça mais sobre os programas bilíngues do Edify!

Atualmente, o Edify Education conta com diferentes soluções para o ensino e a aprendizagem do inglês, são eles:

  1. Essential: o discente poderá explorar o inglês, por meio dos conteúdos aprendidos em outras disciplinas. Assim, há uma dupla assimilação, ou seja, tanto do novo idioma quanto das demais matérias;
  2. To Hack: neste programa ocorrem o letramento midiático e o desenvolvimento da programação e ambos são explorados em inglês;
  3. Premium: aqui, a criatividade e a capacidade socioemocional são exploradas de maneira inovadora a partir do fundamento linguístico da língua inglesa;
  4. Novo Ensino Médio: a linguagem e suas tecnologias são o foco dessa solução. Assim, os gêneros textuais e temas correlatos são esmiuçados em inglês.

Bem, neste post você soube mais acerca da parceria valiosa que o Edify tem com o Instituto Reação e conheceu mais sobre a iniciativa social desenvolvida em prol do aprendizado do inglês.

Além disso, também foi possível compreender a relevância que a conversação com um estrangeiro tem para o processo de assimilação do idioma adicional. Por fim, você pode tomar conhecimento sobre como os programas do Edify podem ajudar com o desempenho da competência verbal dos alunos.

Continue acompanhando o blog para ficar por dentro de tudo que se relaciona com o bilinguismo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

pessoa_bilingue

Pessoa bilíngue: como se tornar uma?

Uma pessoa bilíngue é aquela que tem fluência em duas línguas. Mas quando, exatamente, uma pessoa se torna bilíngue? Ser bilíngue é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais globalizado. Aprender uma segunda…