Saltar para o conteúdo

Edify e Estrela lançam projeto literário bilíngue na Bienal

Um dos maiores desafios do nosso tempo é formar leitores. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Um possível motivo para isso destaca-se na consulta: 64% dos não leitores nunca leram com seus pais na infância. O acesso aos livros e Literatura é majoritariamente pela escola. Diante desse quadro, não podíamos ficar de braços cruzados. Queremos contribuir com a formação leitora das crianças e aceitamos o desafio de pensar livros e projetos que possam conquistar os pequenos leitores. 

Pensando nisso, o Edify lançou na XIX Bienal do Livro no Rio de Janeiro o “Volta ao Mundo em 25 livros”, projeto de leitura inspirado pelo clássico de Jules Verne que tem como eixos o Multiculturalismo, a Leitura Compartilhada e a Empatia. O kit será disponibilizado a partir de 2020 para as escolas. 

O que podemos aprender dando uma volta ao mundo por meio de histórias? 

Queremos que alunos, professores e famílias percebam que, a partir da Literatura, podemos potencializar a nossa imaginação, o nosso sentir, questionar mais, ser criativos, além de confrontar e relacionar o que lemos com a realidade. Reflexão e criticidade.

O escritor e jornalista Nicholas Carr apresentou uma metáfora que vale a pena reproduzir aqui: ele afirma que, quando lemos um livro, somos como um mergulhador. Vamos para o profundo. Hoje em dia, com as telas, ele se sente como um piloto de Jet Ski: consegue ir longe, mas surfando na superfície. É possível mergulhar e ir longe ao mesmo tempo?

Acreditamos que sim! Com a pegada da leitura mesclada com a ludicidade. Nessa mistura, acreditamos que podemos chegar lá com a formação de leitores para o futuro. Precisamos reforçar que LER é cool. É prazer. Empodera. Transforma. E a estratégia que criamos para isso é a de misturar livros com jogos. O Edify fechou uma parceria com a Estrela Cultural (Sim, a Estrela dos brinquedos!) e está lançando livros bilíngues interativos. É um investimento no leitor do novo tempo, que é não-linear, conectado, curioso e potente.

Preparados para embarcar nessa viagem literária? Pegue a sua mala (Literalmente! Olha só o que bolamos!) e vambora conhecer novos olhares, culturas e histórias. Estamos prontinhos para voar!

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

pessoa_bilingue

Pessoa bilíngue: como se tornar uma?

Uma pessoa bilíngue é aquela que tem fluência em duas línguas. Mas quando, exatamente, uma pessoa se torna bilíngue? Ser bilíngue é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais globalizado. Aprender uma segunda…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!