Saltar para o conteúdo
contratacao_professores

Como formar um corpo docente eficaz com um excelente processo de contratação de professores

A educação é feita essencialmente por pessoas, por isso, a contratação de professores é um dos passos mais importantes para um sólido projeto pedagógico. Afinal, os docentes têm um contato mais direto com os alunos e a responsabilidade principal de transmitir os valores da instituição de ensino para eles.

Mas em meio a tantas atividades relacionadas à gestão pedagógica, como montar uma estratégia para selecionar os melhores profissionais?

O Edify está com você em mais essa etapa da gestão escolar! Neste conteúdo, vamos ajudar você a planejar esse processo. Aqui, você vai ver:

  • o porquê de um corpo docente com uma sólida formação inicial e continuada ser um diferencial para a sua escola;
  • dicas para realizar a contratação de professores;
  • como um parceiro especializado pode cumprir um papel importante na atração de talentos;
  • como manter o vínculo e a constante evolução desses talentos.

Vem com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Corpo docente: um grande diferencial para as escolas

Muito além de executar o projeto pedagógico, os professores são agentes essenciais para uma consistente experiência escolar e para a sedimentação dos valores da escola.

Veja como eles podem fazer a diferença no dia a dia das salas de aula:

Conduzindo um bom processo de ensino-aprendizagem

Uma das tarefas dos docentes, que é construir o conhecimento com os estudantes, levando em conta suas necessidades e aptidões, vem sofrendo mudanças nos últimos anos. A pandemia do coronavírus, por exemplo, acelerou a implementação de práticas pedagógicas, que vêm alterando o contexto dos diferentes ambientes de aprendizagem e gerando novas tendências educacionais.

Por isso, a contratação de professores capacitados e com domínio de novas ferramentas pedagógicas e conhecimento de metodologias ativas, como habilidades para conduzir as aulas híbridas, possibilitará aos estudantes o contato com dinâmicas mais efetivas para o aprendizado.

Entendendo as necessidades dos estudantes

Conforme mencionado anteriormente, o professor é o profissional que tem um contato mais recorrente e prolongado com as crianças e os adolescentes, portanto, ele é a pessoa mais capacitada para entender os pontos fortes e os aspectos que devem ser trabalhados com os estudantes e as turmas.

Essa percepção é muito importante para que a escola consiga estabelecer um diálogo assertivo com os responsáveis e apresentar soluções para questões específicas dos estudantes.

Ajudando os estudantes a desenvolver competências e habilidades

Como a escola é um ambiente de aprendizagem importante para que crianças e adolescentes desenvolvam a parte cognitiva, acadêmica, intelectual, física, social, emocional e cultural, o professor é o responsável por trabalhar essas diferentes dimensões do desenvolvimento humano.

Com o uso de metodologias ativas e diferentes ferramentas pedagógicas, como a condução de projetos interdisciplinares, os professores ajudam os estudantes a desenvolver competências, como o trabalho em equipe, a negociação, o raciocínio lógico e o empreendedorismo.

Motivando e engajando os estudantes

Devido à maior proximidade com os estudantes e ao conhecimento de técnicas eficazes, ninguém melhor que o professor para criar uma relação positiva entre crianças e adolescentes e os estudos, não é mesmo?

Por isso, o corpo docente é fundamental para fazer com que os estudantes tenham a melhor experiência possível na instituição de ensino e se sintam motivados a realizar as atividades pedagógicas propostas.

5 passos para organizar o processo de contratação de professores

Algumas das decisões mais importantes de toda gestão escolar são tomadas durante a contratação de professores. A seguir, vamos mostrar 6 dicas para acertar em cheio no recrutamento e formar um corpo docente inigualável. Yey!

1. Elaborar uma descrição completa da vaga

O primeiro passo da contratação de professores é atrair os candidatos com perfil mais adequado, descrevendo, de forma clara e completa, os aspectos mais importantes da vaga, como formação acadêmica exigida, experiência necessária, proficiência em idiomas, habilidades importantes e disponibilidade, bem como o esclarecimento das atividades que serão desenvolvidas pelo profissional.

Uma definição precisa do tipo ideal de colaborador ajuda a selecionar as pessoas que mais se encaixam no perfil desejado. Além de ser uma forma de atrair os melhores talentos, essa prática tende a diminuir o tempo gasto com a análise de currículos e entrevistas.

2. Conhecer bem os entrevistados para a contratação de professores

Debruçar-se sobre os currículos mais atraentes com a devida atenção é muito importante para conhecer melhor os candidatos com melhor potencial para ocupar a vaga.

Buscar referências indicadas e realizar um contato prévio com o profissional por telefone também são estratégias indicadas para realizar uma boa triagem.

3. Fazer os testes adequados às necessidades da escola

Provas de conhecimentos, dinâmicas de grupo e práticas comportamentais são excelentes ferramentas para entender as habilidades e pontos fracos de cada candidato.

4. Mostrar-se disponível para escutar os candidatos

Lembre-se de que a entrevista é um momento de diálogo e não um interrogatório, portanto, é necessário abrir espaço para o candidato realizar perguntas e fazer comentários.

Criar um ambiente descontraído, sem que ele seja demasiadamente informal, e apostar em um tom de conversa cotidiana são iniciativas que tornam o processo mais agradável para todos os envolvidos.

5. Dar feedbacks sobre o processo de contratação de professores

Entrar em contato ao menos com as pessoas que participaram da entrevista é um passo importante para o desenvolvimento profissional dos candidatos, tendo sido eles aprovados ou não.

Além disso, você deixa claro que a escola está aberta para professores que buscam evolução.

Como um parceiro especializado pode ajudar na contratação de professores

Todas as etapas da contratação de professores que listamos no tópico anterior são muito importantes, mas exigem dedicação, tempo e análise aprofundada. Para otimizar esse processo, uma ótima dica é contar com parceiros que auxiliam na seleção e no treinamento de professores.

Você sabe que nós, do Edify, estamos ao seu lado para superarmos, juntos, cada um dos desafios da Educação, não é mesmo? É por isso que existem os Edify Mentors, que são consultores que atuam também no recrutamento de docentes, aplicando avaliação escrita, redação e entrevistas orais em inglês. Os mentores fazem com que a seleção de profissionais atenda cada vez mais aos requisitos de uma educação bilíngue.

Para entender melhor como é realizada a mentoria pedagógica do Edify, aperte o play no vídeo abaixo!

Também contamos com materiais didáticos inovadores, plataforma com conteúdos educativos, assessoria em práticas para atender à nova BNCC e outros serviços.

Ficou curioso? Acesse nosso site e saiba mais sobre as soluções do Edify.

Contratação de professores: ponto de partida para a melhor experiência escolar

Como os docentes são agentes cruciais para que estudantes e responsáveis tenham a melhor relação com a escola, a contratação de professores é um processo que deve ser feito com muito critério. Assim, a instituição de ensino fica cada vez mais alinhada com as necessidades e as novas demandas das crianças e dos adolescentes.

Falando em práticas inovadoras, outro passo importante é se adequar às diretrizes para educação bilíngue da nova BNCC. Preparamos um material especial para ajudar você a entender como inserir línguas adicionais no projeto pedagógico da sua escola da melhor maneira. Clique no banner abaixo e faça o download!

BNCC e Educação Bilíngue: possibilidades e desafios

O processo é contínuo

Depois desse intenso passo a passo, o processo acabou, certo? Errado. O desafio da gestão escolar não acaba quando se identifica os talentos e os traz para dentro da unidade. Esse relacionamento deve ser constante e contínuo, uma vez que isso deve fortalecer a escola como propositora de tendências e mantenedora do espírito de evolução profissional constante para todo o grupo escolar.

Até porque a retenção de bons profissionais vem se tornando um desafio cada vez maior no mercado da educação, e quando falamos em universo bilíngue, esse desafio merece ainda mais atenção.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente. Aqueles que falam inglês, mas não de maneira tão avançada, representam 5% da população.

Fazendo uma relação desses dados com os docentes, vemos que dos 172 mil professores de língua inglesa no Brasil, 16% não possuem ensino superior completo. Segundo o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, apenas 30% das turmas de inglês possuem docentes com titulação adequada, sendo que a maioria não possui formação complementar superior a 80 horas.

Isso nos leva a dois caminhos:

  1. Esforce-se para manter talentos em sua unidade;
  2. Ajude-os a manter a educação continuada.

Saiba mais sobre esses dois pontos abaixo.

1. Esforce-se para manter talentos em sua unidade

Como vimos, o universo de professores com mais de uma língua tem suas limitações, e isso significa que, se você encontrou um docente que cumpre sua agenda de requisitos e desempenha esse papel com excelência, é importante que ele encontre motivos para ficar.

Afinal, a rotatividade de professores é um problema que afeta inúmeros colégios, e esse quadro é muito prejudicial, uma vez que interfere diretamente na qualidade do ensino oferecido e no resultado obtido pelos alunos, expondo possíveis falhas nos processos internos e dificuldades na gestão escolar.

De acordo com reportagens recentes, quatro principais situações fazem com que os professores saiam de uma unidade escolar. São eles: falta de recursos necessários, perfil da instituição, localização e salário.

Mas é claro que o universo empregatício é bem maior que esse e contempla uma infinidade de fatores, por isso, selecionamos dicas que podem fazer com que o professor tenha maior afinidade com a escola, assim como a gestão teve com ele durante o processo de contratação

  • proporcionar ambiente agradável e com boa estrutura;
  • disponibilizar recursos pedagógicos e liberdade para exercer o seu modo de trabalho;
  • otimizar a comunicação interna;
  • ter uma gestão participativa;
  • promover atualizações;
  • pesquisar clima e realizar avaliação educacional;
  • valorizar o trabalho do corpo docente;
  • incentivar a formação continuada dos professores.

+8 dicas para evitar a rotatividade de professores.

2. Ajude-os a manter a educação continuada

Esse item ganhou espaço dedicado porque é o que vem encabeçando os debates dentro do universo escolar. É cada vez mais sensível a necessidade dos professores de ter suporte em seu próprio processo de educação.

O fator tem alta relevância porque diz respeito a dois mundos: o do docente, que vai se manter ativo em sua trajetória educacional, e o da própria escola, tendo um profissional em constante evolução, o que garante aos alunos conteúdos atualizados e didáticas inovadoras.

A formação continuada pode ser oferecida aos professores por meio de cursos, workshops, palestras e aquisição de materiais de excelência, que fornecem conhecimento e apoio aos educadores.

+O passo a passo para um plano anual de formação continuada de professores.

O Edify, com sua matriz tecnológica de ensino bilíngue, também consegue auxiliar nesse assunto. Nossos programas preparam o educador para que ele possa entrar na sala de aula com confiança, sabendo que conta com o melhor apoio pedagógico possível, dispondo de novidades modernas e abordagens inovadoras com a convicção de que está preparado para oferecer uma excelente aula para os alunos.

Aliás, um dos maiores diferenciais do Edify é a trilha personalizada de formação para os professores, em que são identificados os pontos que precisam ser desenvolvidos e definida a formação adequada, de acordo com cada profissional. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

sistema bilíngue

Sistema Bilíngue: Saiba Como Funciona e Conheça o Edify!

Descubra o universo do sistema bilíngue, uma inovadora abordagem educacional que vai além do ensino tradicional de línguas estrangeiras. No coração dessa metodologia, está o compromisso de proporcionar aos alunos uma proficiência autêntica em duas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!