Saltar para o conteúdo
captacao alunos

Conquiste novos alunos com ações simples de Marketing

“O mercado está em constante mutação!”

Você já deve ter ouvido e, mais do que isso, compreendido a veracidade dessa afirmativa na prática! Tudo tem mudado com uma velocidade vertiginosa e se não nos adequarmos às transformações, ficamos para trás rapidamente.

Essa máxima vale ainda mais para o setor da educação, uma vez que trata-se de um ramo essencial, porém com concorrência acirrada. No entanto, a partir da adoção de boas estratégias de marketing é possível impulsionar os negócios e atrair novos alunos.

Pensando nisso, nós, do Edify, compilamos 16 medidas que podem ser tomadas pela sua instituição e garantir sucesso no processo de captação de novos estudantes. Continue lendo o post para conferir cada uma delas!

Marketing nas escolas: o jeito Edify de atrair alunos!

1. Qualidade na prestação de serviço educacional

Antes de tudo, de nada adianta investir em estratégias de Marketing se o seu serviço não for de qualidade! Por isso, o primeiro passo é centrar a preocupação na excelência do ensino oferecido pela sua instituição. O missão é: venda o melhor serviço na melhor qualidade!

Digamos que uma boa parte do trajeto em busca de novos clientes já será percorrido com a entrega primorosa e qualificada de materiais de apoio pedagógico, uma equipe técnica habilidosa e preparada e a estruturação de um corpo docente competente.

2. Programas bilíngues

E como mencionado anteriormente, na disputa apertada no setor da educação, contar com um diferencial é o que proporcionará notoriedade na área. Para tanto, implantar programas bilíngues é uma excelente e necessária medida a ser tomada!

A base linguística sólida aliada ao desenvolvimento emocional, de habilidades para o futuro e à metodologias ativas como CLIL, são componentes que agregam valor ao serviço prestado pela instituição e podem ser instituídos por meio dos programas to create, Essential, to hack e Novo Ensino Médio do Edify. Acesse nosso site para saber mais sobre eles.

3. Investimento em Marketing Digital

Philip Kotler: esse é o nome do homem que é considerado “o pai do Marketing”. Kotler avalia que o cenário econômico é moldado por duas forças que são muito poderosas, a globalização e a tecnologia. E é bem neste ponto que o Marketing entra em cena!

“O marketing é o principal responsável por alcançar um crescimento lucrativo para a empresa. Ele é responsável por identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer estratégias para alcançar a excelência, quando não dominância, em seus mercados-alvo” (KOTLER, 2021).

Daí a relevância em investir no Marketing. Por isso, tenha uma pessoa específica ou um setor próprio – a considerar a dimensão da sua empresa – que trace apenas os planos de marketing e coloque-os em ação.

Confira também o nosso conteúdo sobre algumas ferramentas de marketing para a captação de alunos.

4. Experiência do cliente

A partir do marketing, será possível dedicar esforços em todos os elementos abaixo, a começar pelo tipo de experiência do usuário.

E o que significa tudo isso, afinal? Significa sempre levar em consideração como os alunos e os seus familiares estão vivenciando o conjunto completo de serviços prestados pela sua instituição.

Significa conhecer mais sobre persona e público-alvo e, assim, estabelecer o perfil ideal de alunos que a sua empresa deseja atrair para ter assertividade em todas as demais ações.

Também é importante conhecer bem o funil de vendas para compreender a jornada de cada aluno. Outras práticas válidas são: identificar melhorias e mudanças na estrutura física e técnica, incentivar a cultura de feedback e sempre medir o nível de satisfação dos clientes.

5. Canais de comunicação

Explore o máximo que conseguir, sempre de forma natural e responsável, a variedade de canais de comunicação que estão disponíveis. Ou seja, marque presença em todos os meios de comunicação digitais existentes.

Comece pelo site institucional, passe pelo blog e chegue nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik-Tok, Twitter, Whatsapp, Youtube e outros.

A intenção é: viabilizar a divulgação da sua empresa por meio de uma comunicação humanizada, criativa e eficaz. Além disso, estar presente em todos estes canais é aumentar o alcance da sua instituição, chegando sempre no seu público-alvo por meio de formatos diferenciados.

6. Imagem da instituição

Para que a comunicação não apenas ocorra, mas flua de modo autêntico e, assim, gere conexão e conversões posteriores, é necessário trabalhar a maneira pela qual a sua empresa deseja ser vista no mercado.

Por isso, estude Branding e aplique os ensinamentos desse ramo no cotidiano da sua marca. Defina propósitos, valores e missão e esteja atento aos fatores externos como a concorrência, a política e o mercado, entendendo como a sua escola se portará em relação a esses setores.

7. Design e identidade visual

Pode parecer bobo, mas esses também são fatores que devem ser levados em consideração para a captação de clientes!

As pessoas têm apego à experiência visual. Por isso, trabalhe muito bem o design e a identidade visual da sua instituição, estabelecendo um alinhamento com os valores, os propósitos e a missão que foram definidos.

Uma excelente dica é: desenvolva uma Big Idea para a sua empresa e explore isso junto com a produção visual, não apenas no espaço digital, mas também no ambiente físico.

8. Conteúdos relevantes e criativos

Estando presente nas redes sociais e trabalhando a imagem e a individualidade visual da sua instituição, é hora de proporcionar valor!

Nesse sentido, invista em Branded Content e produza conteúdo de extrema qualidade, de maneira criteriosa e, simultaneamente, criativa.

Fale sobre os temas que circundam a sua área e mostre como você entende do que está falando e como pode ajudar aqueles que precisam do seu serviço. Isso vai gerar a criação de vínculos, bem como oportunizar propagação e visibilidade para a sua empresa.

Consequentemente, pessoas serão tocadas e depois atraídas por meio desses conteúdos de valor, seja um membro da família ou até mesmo o próprio potencial aluno, desaguando na captação de novos clientes.

9. Iniciativas e divulgações de ações da instituição

Uma estratégia de sucesso é unir bons e velhos enredos com as ações digitais e aqui vale explorar festas e datas comemorativas como dia das mães, dos pais, da família, dos amigos, do estudante, Páscoa, Natal, Halloween, festividades juninas e outras tantas.

Ao mesmo tempo, convém investir na forte divulgação dessas iniciativas tanto no meio digital quanto no famoso boca a boca. Isso vai movimentar a instituição e gerar propagação das ações, da imagem e do sistema organizacional da sua escola, impactando diretamente na conversão de novos alunos.

Entenda mais sobre como os eventos escolares podem ser um diferencial para a sua escola!

10. Tráfego orgânico e pago

O combo do sucesso de toda e qualquer empresa é uma dose de tráfego pago e outra de orgânico. Com a ajuda desses mecanismos, será possível divulgar todo tipo de conteúdo e viabilizar a comunicação da empresa com os clientes.

Assim, foque em tráfego pago e SEO e conte com profissionais capacitados para executar as atribuições de cada um desses ramos do Marketing Digital. isso ajudará a levar os seus serviços e o conteúdo produzido ainda mais longe, ampliando o alcance e alavancando a captação de alunos.

11. Divulgação em rádios, revistas e outros meios

Fazer bom uso das ferramentas do Marketing Digital também representa aproveitá-las em outros espaços. Lembre-se: é preciso estar em todos os ecossistemas possíveis, sejam eles digitais ou não.

Por isso, pegue as premissas do Marketing e aplique-as na divulgação em rádios, revistas, canais de televisão e outros meios tradicionais de publicidade.

12. Campanha de matrícula

Os períodos de matrícula são um dos mais importantes para o setor escolar. Exatamente por isso, é importante trabalhar muito bem a ideia central, os materiais visuais, a estratégia de ação e o planejamento de como será feita a divulgação dessa temporada.

Neste momento, será essencial explorar a imagem, os valores e propósitos, a missão, o conteúdo, o tráfego orgânico e pago e contar com a ajuda da equipe técnica e dos próprios alunos para que a divulgação seja energética e, claro, coerente.

Aproveite para saber mais sobre o assunto, baixando o nosso E-book sobre campanha escolar!

13. Faça parcerias de qualidade

Não deixe de considerar as parcerias com outras instituições, empresas e pessoas que tenham alinhamento com a sua atividade!

Além de promover ações diferentes para o seu público, considerando que é possível trabalhar com imensas possibilidades de iniciativas digitais, há um campo de disseminação do seu serviço ainda maior.

Existe, sobretudo, a possibilidade de promover um intercâmbio de clientes entre os parceiros e aproximar-se de mais um público que pode produzir novos clientes para o seu negócio.

14. Prova social

Tem melhor captação de alunos do que a realizada, mesmo que indiretamente, pelos próprios alunos?! São eles as autoridades máximas e os maiores exemplos de validação do seu serviço.

Nesse sentido, selecione casos de sucesso e produza materiais contando a experiência de estudantes que já são clientes a fim de gerar prova social e captar outros alunos.

Aqui, vai uma dica importante: grave vídeos de estudantes relatando a vivência pessoal na escola e publique nas redes sociais e no site – sempre com a autorização de uso da imagem –, bem como com a preparação de textos com as falas deles e divulgue nos canais de comunicação.

15. Engajamento social

Esteja por dentro da ambiência social, ambiental e econômica, em especial, aquelas que enfocam a realidade local na qual a sua instituição está inserida.

É por meio de ações de solidariedade que a sua empresa fortalecerá os propósitos e valores estabelecidos, mostrando com exemplos práticos o impacto social que gera.

Isso contribuirá tanto para agregar valor à sua marca quanto para conectar afeto com os clientes e potenciais alunos.

16. Serviço personalizado e afetuoso

Por último, uma estratégia de Marketing que poderá render ótimos frutos é prestar o seu serviço de modo 100% personalizado, ou seja, lidando com cada cliente de forma específica e afetuosa.

Para tanto, uma excelente ação é presentear seus alunos com lembranças como mimos variados e objetos que auxiliem nos estudos como livros, agendas e outros itens escolares e incentive que eles registrem e postem nas redes, o que ajudará significativamente.

Bem, agora você tem em mãos 16 dicas valiosas e, ao mesmo, complementares para colocar em prática. São estratégias que abrangem vários nichos do Marketing e focam na qualidade da prestação de serviço. E a melhor parte: servirão como molas propulsoras para que a sua instituição de ensino capte cada vez mais alunos qualificados.

Esperamos você nos próximos conteúdos e não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber semanalmente notícias, insights e dados sobre educação. Até mais!

Referências:

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercado. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2021.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

captacao_de_alunos

Captação de alunos: ferramentas de marketing para escolas

O cenário da educação vem enfrentando diversas mudanças, assim como outros segmentos do mercado (não precisamos repetir aquela história batida da maior empresa de transporte de passageiros do mundo não possuir veículos em sua frota,…

parceria_de_negocios

Parceria de Negócios: Qual a Opinião dos Parceiros do Edify

No mundo empresarial, uma parceria de negócios bem-sucedida vai muito além de uma simples transação comercial; envolve confiança mútua, comprometimento e uma visão compartilhada de sucesso. No caso do Edify, uma empresa focada em soluções…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!