“O mercado está em constante mutação!”
Você já deve ter ouvido e, mais do que isso, compreendido a veracidade dessa afirmativa na prática! Tudo tem mudado com uma velocidade vertiginosa e se não nos adequarmos às transformações, ficamos para trás rapidamente.
Essa máxima vale ainda mais para o setor da educação, uma vez que trata-se de um ramo essencial, porém com concorrência acirrada. No entanto, a partir da adoção de boas estratégias de marketing é possível impulsionar os negócios e atrair novos alunos.
Pensando nisso, nós, do Edify, compilamos 16 medidas que podem ser tomadas pela sua instituição e garantir sucesso no processo de captação de novos estudantes. Continue lendo o post para conferir cada uma delas!
1. Qualidade na prestação de serviço educacional
Antes de tudo, de nada adianta investir em estratégias de Marketing se o seu serviço não for de qualidade! Por isso, o primeiro passo é centrar a preocupação na excelência do ensino oferecido pela sua instituição. O missão é: venda o melhor serviço na melhor qualidade!
Digamos que uma boa parte do trajeto em busca de novos clientes já será percorrido com a entrega primorosa e qualificada de materiais de apoio pedagógico, uma equipe técnica habilidosa e preparada e a estruturação de um corpo docente competente.
2. Programas bilíngues
E como mencionado anteriormente, na disputa apertada no setor da educação, contar com um diferencial é o que proporcionará notoriedade na área. Para tanto, implantar programas bilíngues é uma excelente e necessária medida a ser tomada!
A base linguística sólida aliada ao desenvolvimento emocional, de habilidades para o futuro e à metodologias ativas como CLIL, são componentes que agregam valor ao serviço prestado pela instituição e podem ser instituídos por meio dos programas to create, Essential, to hack e Novo Ensino Médio do Edify. Acesse nosso site para saber mais sobre eles.
3. Investimento em Marketing Digital
Philip Kotler: esse é o nome do homem que é considerado “o pai do Marketing”. Kotler avalia que o cenário econômico é moldado por duas forças que são muito poderosas, a globalização e a tecnologia. E é bem neste ponto que o Marketing entra em cena!
“O marketing é o principal responsável por alcançar um crescimento lucrativo para a empresa. Ele é responsável por identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer estratégias para alcançar a excelência, quando não dominância, em seus mercados-alvo” (KOTLER, 2021).
Daí a relevância em investir no Marketing. Por isso, tenha uma pessoa específica ou um setor próprio – a considerar a dimensão da sua empresa – que trace apenas os planos de marketing e coloque-os em ação.
Confira também o nosso conteúdo sobre algumas ferramentas de marketing para a captação de alunos.
4. Experiência do cliente
A partir do marketing, será possível dedicar esforços em todos os elementos abaixo, a começar pelo tipo de experiência do usuário.
E o que significa tudo isso, afinal? Significa sempre levar em consideração como os alunos e os seus familiares estão vivenciando o conjunto completo de serviços prestados pela sua instituição.
Significa conhecer mais sobre persona e público-alvo e, assim, estabelecer o perfil ideal de alunos que a sua empresa deseja atrair para ter assertividade em todas as demais ações.
Também é importante conhecer bem o funil de vendas para compreender a jornada de cada aluno. Outras práticas válidas são: identificar melhorias e mudanças na estrutura física e técnica, incentivar a cultura de feedback e sempre medir o nível de satisfação dos clientes.
5. Canais de comunicação
Explore o máximo que conseguir, sempre de forma natural e responsável, a variedade de canais de comunicação que estão disponíveis. Ou seja, marque presença em todos os meios de comunicação digitais existentes.
Comece pelo site institucional, passe pelo blog e chegue nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik-Tok, Twitter, Whatsapp, Youtube e outros.
A intenção é: viabilizar a divulgação da sua empresa por meio de uma comunicação humanizada, criativa e eficaz. Além disso, estar presente em todos estes canais é aumentar o alcance da sua instituição, chegando sempre no seu público-alvo por meio de formatos diferenciados.
6. Imagem da instituição
Para que a comunicação não apenas ocorra, mas flua de modo autêntico e, assim, gere conexão e conversões posteriores, é necessário trabalhar a maneira pela qual a sua empresa deseja ser vista no mercado.
Por isso, estude Branding e aplique os ensinamentos desse ramo no cotidiano da sua marca. Defina propósitos, valores e missão e esteja atento aos fatores externos como a concorrência, a política e o mercado, entendendo como a sua escola se portará em relação a esses setores.
7. Design e identidade visual
Pode parecer bobo, mas esses também são fatores que devem ser levados em consideração para a captação de clientes!
As pessoas têm apego à experiência visual. Por isso, trabalhe muito bem o design e a identidade visual da sua instituição, estabelecendo um alinhamento com os valores, os propósitos e a missão que foram definidos.
Uma excelente dica é: desenvolva uma Big Idea para a sua empresa e explore isso junto com a produção visual, não apenas no espaço digital, mas também no ambiente físico.
8. Conteúdos relevantes e criativos
Estando presente nas redes sociais e trabalhando a imagem e a individualidade visual da sua instituição, é hora de proporcionar valor!
Nesse sentido, invista em Branded Content e produza conteúdo de extrema qualidade, de maneira criteriosa e, simultaneamente, criativa.
Fale sobre os temas que circundam a sua área e mostre como você entende do que está falando e como pode ajudar aqueles que precisam do seu serviço. Isso vai gerar a criação de vínculos, bem como oportunizar propagação e visibilidade para a sua empresa.
Consequentemente, pessoas serão tocadas e depois atraídas por meio desses conteúdos de valor, seja um membro da família ou até mesmo o próprio potencial aluno, desaguando na captação de novos clientes.
9. Iniciativas e divulgações de ações da instituição
Uma estratégia de sucesso é unir bons e velhos enredos com as ações digitais e aqui vale explorar festas e datas comemorativas como dia das mães, dos pais, da família, dos amigos, do estudante, Páscoa, Natal, Halloween, festividades juninas e outras tantas.
Ao mesmo tempo, convém investir na forte divulgação dessas iniciativas tanto no meio digital quanto no famoso boca a boca. Isso vai movimentar a instituição e gerar propagação das ações, da imagem e do sistema organizacional da sua escola, impactando diretamente na conversão de novos alunos.
Entenda mais sobre como os eventos escolares podem ser um diferencial para a sua escola!
10. Tráfego orgânico e pago
O combo do sucesso de toda e qualquer empresa é uma dose de tráfego pago e outra de orgânico. Com a ajuda desses mecanismos, será possível divulgar todo tipo de conteúdo e viabilizar a comunicação da empresa com os clientes.
Assim, foque em tráfego pago e SEO e conte com profissionais capacitados para executar as atribuições de cada um desses ramos do Marketing Digital. isso ajudará a levar os seus serviços e o conteúdo produzido ainda mais longe, ampliando o alcance e alavancando a captação de alunos.
11. Divulgação em rádios, revistas e outros meios
Fazer bom uso das ferramentas do Marketing Digital também representa aproveitá-las em outros espaços. Lembre-se: é preciso estar em todos os ecossistemas possíveis, sejam eles digitais ou não.
Por isso, pegue as premissas do Marketing e aplique-as na divulgação em rádios, revistas, canais de televisão e outros meios tradicionais de publicidade.
12. Campanha de matrícula
Os períodos de matrícula são um dos mais importantes para o setor escolar. Exatamente por isso, é importante trabalhar muito bem a ideia central, os materiais visuais, a estratégia de ação e o planejamento de como será feita a divulgação dessa temporada.
Neste momento, será essencial explorar a imagem, os valores e propósitos, a missão, o conteúdo, o tráfego orgânico e pago e contar com a ajuda da equipe técnica e dos próprios alunos para que a divulgação seja energética e, claro, coerente.
Aproveite para saber mais sobre o assunto, baixando o nosso E-book sobre campanha escolar!
13. Faça parcerias de qualidade
Não deixe de considerar as parcerias com outras instituições, empresas e pessoas que tenham alinhamento com a sua atividade!
Além de promover ações diferentes para o seu público, considerando que é possível trabalhar com imensas possibilidades de iniciativas digitais, há um campo de disseminação do seu serviço ainda maior.
Existe, sobretudo, a possibilidade de promover um intercâmbio de clientes entre os parceiros e aproximar-se de mais um público que pode produzir novos clientes para o seu negócio.
14. Prova social
Tem melhor captação de alunos do que a realizada, mesmo que indiretamente, pelos próprios alunos?! São eles as autoridades máximas e os maiores exemplos de validação do seu serviço.
Nesse sentido, selecione casos de sucesso e produza materiais contando a experiência de estudantes que já são clientes a fim de gerar prova social e captar outros alunos.
Aqui, vai uma dica importante: grave vídeos de estudantes relatando a vivência pessoal na escola e publique nas redes sociais e no site – sempre com a autorização de uso da imagem –, bem como com a preparação de textos com as falas deles e divulgue nos canais de comunicação.
15. Engajamento social
Esteja por dentro da ambiência social, ambiental e econômica, em especial, aquelas que enfocam a realidade local na qual a sua instituição está inserida.
É por meio de ações de solidariedade que a sua empresa fortalecerá os propósitos e valores estabelecidos, mostrando com exemplos práticos o impacto social que gera.
Isso contribuirá tanto para agregar valor à sua marca quanto para conectar afeto com os clientes e potenciais alunos.
16. Serviço personalizado e afetuoso
Por último, uma estratégia de Marketing que poderá render ótimos frutos é prestar o seu serviço de modo 100% personalizado, ou seja, lidando com cada cliente de forma específica e afetuosa.
Para tanto, uma excelente ação é presentear seus alunos com lembranças como mimos variados e objetos que auxiliem nos estudos como livros, agendas e outros itens escolares e incentive que eles registrem e postem nas redes, o que ajudará significativamente.
Bem, agora você tem em mãos 16 dicas valiosas e, ao mesmo, complementares para colocar em prática. São estratégias que abrangem vários nichos do Marketing e focam na qualidade da prestação de serviço. E a melhor parte: servirão como molas propulsoras para que a sua instituição de ensino capte cada vez mais alunos qualificados.
Esperamos você nos próximos conteúdos e não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber semanalmente notícias, insights e dados sobre educação. Até mais!
Referências:
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercado. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2021.
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