Saltar para o conteúdo
Edify novo ensino medio

Como sua escola está se preparando para o Novo Ensino Médio?

É fato que toda escola precisa se preparar para o futuro, oferecendo um modelo de ensino-aprendizagem atualizado, inovador e eficaz para seus alunos. Afinal, a concorrência para entrar nas universidades está cada vez maior e os responsáveis estão buscando sempre as melhores escolas para seus filhos.

Conheça as novas soluções do Edify e tenha um programa bilíngue como um grande diferencial para o Novo Ensino Médio no currículo escolar da sua instituição. Nós oferecemos uma solução moderna e atuamos na implementação de um programa completo para o bilinguismo acontecer na sua escola!

A reforma de ensino: como funciona o Novo Ensino Médio?

Segundo o MEC, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para uma mudança estrutural no Ensino Médio. A nova norma estabeleceu que até 2024, a carga horária mínima do estudante na escola deverá passar de 800 para 1.000 horas anuais.

Além disso, também foi definida uma nova organização curricular mais flexível, que contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que disponibiliza diferentes possibilidades de escolha aos estudantes por meio dos itinerários formativos. Assim, os alunos receberão tanto a formação técnica e profissional, quanto a formação curricular equivalente ao ensino básico.

A reforma do Ensino Médio é um movimento de evolução, que tem o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais eficiente para as novas gerações de alunos. Para isso, foi construída com base nos seguintes pontos:

  • Aprendizagem significativa para os estudantes;
  • Currículo flexível;
  • Carga horária de mais 3.000 horas;
  • Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.

Como deve funcionar o Novo Ensino Médio?

O modelo de ensino do Novo Ensino Médio já está em vigor para os alunos do primeiro ano. Até 2024, o formato deve ser implementado em todas as instituições de ensino do território nacional que ofereçam esse nível de escolaridade.

Como vimos, a mudança visa aumentar a carga horária dos três anos de Ensino Médio de 2.400 horas para 3.000 horas. Deste total, 1.800 são destinadas às disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular e 1.200 para os itinerários formativos. Cada escola deverá ofertar, ao menos, uma opção de formação complementar para os alunos, que poderão escolher entre:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências;
  • Humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Aproveite e leia também: Entenda o que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A solução do Edify para a Formação Geral Básica

Sabemos que o inglês é uma habilidade essencial para o futuro dos seus alunos. Por isso, criamos a solução ideal para sua escola se adequar da melhor forma ao Novo Ensino Médio!

Para a Formação Geral Básica, nossa solução oferece:

  • Coleção de livros alinhada à BNCC e com preparação para o ENEM;
  • Plataforma EAD multinível, para te ajudar a lidar com o desnivelamento de alunos;
  • Foco em desenvolvimento das competências e habilidades específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias;
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura por meio de atividades com diversos gêneros textuais e temas que abrangem todas as áreas de conhecimento.

Para ler depois: Como elaborar os Itinerários Formativos com a ajuda de um programa bilíngue.

Premium: para os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Os itinerários formativos são a grande novidade da reforma. Trata-se de um conjunto de componentes curriculares que a escola deve oferecer, visando o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o futuro dos alunos.

Para os itinerários formativos, a solução Premium oferece os seguintes benefícios:

  • Diferentes oficinas temáticas para desenvolver autonomia, repertório cultural e educação midiática;
  • Os estudantes podem optar pela trilha do seu interesse para aprofundar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades para sua formação;
  • Trilhas complementares em inglês que preparam os alunos para os desafios do futuro;
  • Metodologias Ativas: Abordagem Project Based Learning e Flipped Learning;
  • Desenvolvimento da habilidade de “aprender a aprender”, o Lifelong Learning.

Não deixe de conferir: Premium do Edify Education: ensino bilíngue de qualidade!

Como funciona a implementação das soluções Edify para o Novo Ensino Médio?

Quando você escolhe os programas Edify para sua escola, nosso trabalho está apenas começando. Confira o passo a passo e como estamos presentes em todas as etapas:

1. Bem-vindo

Reunião para apresentar como é o processo de implementação e para conhecimento dos materiais de divulgação com mídias online e offline.

2. Diagnóstico dos docentes

Sondagem do nível linguístico de inglês e formação dos professores.

3. Entrega do material didático

Pedidos realizados no portal Edify e entrega dos materiais na instituição de ensino.

4. Divulgação para famílias

Comunicações e ações de Marketing para divulgar o programa de ensino do Edify para as famílias de todos os alunos.

5. Treinamento inicial

Iniciamos os treinamentos dos nossos programas bilíngues para a equipe pedagógica e corpo docente.

E, então, gestor(a) escolar, preparado(a) para adaptar sua escola para o Novo Ensino Médio, com uma proposta de ensino bilíngue inovadora? Conte com o Edify Education! Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores para obter mais informações sobre nossos programas:

Diferencie a sua escola!

Referências:

Ministério da Educação. Novo Ensino Médio – perguntas e respostas. Gov.br. Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso em: 20 sep. 2022.

Portal da Indústria. Novo Ensino Médio 2022: entenda tudo que muda. Disponível em: <https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/novo-ensino-medio/>. Acesso em: 20 sep. 2022.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!