Saltar para o conteúdo
clil educacao infantil

Como implementar a metodologia CLIL na educação infantil?

Você já ouviu falar da CLIL: Content and Language Integrated Learning? Pois fique com essa sigla na cabeça, pois é sobre CLIL que vamos falar neste post!

Traduzindo: a Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem é uma forma de aprender o idioma considerando o contexto em que a situação comunicacional está inserida.

Isso quer dizer que as habilidades linguísticas são convidadas a aparecer e a se desenvolver dependendo do perfil do aluno, dos assuntos que ele encontra em seu cotidiano e em suas necessidades de comunicação.

Não há “lição” forçada, com vocabulários aleatórios e sem sentido para o aluno, em que ele tem que decorar verbos entre outras práticas apenas conteudísticas que não consideram o uso natural e social da língua. Parece diferente e efetivo, não é mesmo?

Neste post, vamos entender mais sobre a metodologia CLIL e como o Edify pode ajudar a integrá-la na sua escola! Vamos lá?

Saiba mais sobre os programas Edify!

Estratégias para implementar o método CLIL na rotina escolar!

O Edify entende que o método CLIL contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas pelos alunos que estão na fase escolar – que, por sua vez, são exigidas pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, na Educação Infantil.

Isso porque, com essa metodologia, os professores de inglês ensinam conteúdos de outras disciplinas usando a língua inglesa, para que os alunos tenham a aquisição desse conhecimento como meio de chegar até o conteúdo, de forma processual, e não como um fim.

É exatamente nesse caminho que as nossas soluções bilíngues caminham quando são implementadas em uma escola. Quer entender melhor como o CLIL funciona? Vamos lá!

Conheça os pilares da metodologia CLIL

O aprendizado integrado de conteúdo e idioma é uma abordagem na qual a aquisição de uma ou mais línguas se dá de forma conjunta com o contexto do aluno. Podemos sintetizar os pilares da CLIL – essa integração dual de ensino e aprendizagem de língua e conteúdo – em três tópicos:

  • Integrar a linguagem com as habilidades receptivas, ou seja, leitura e compreensão auditiva, e com as habilidades produtivas, também chamadas de expressivas, que consideram a fala e a escrita.
  • Aulas voltadas para o desenvolvimento do pensamento em língua inglesa, e não apenas focadas na classificação estrutural da língua.
  • O contexto e o estilo do aluno que guiam as aulas! Fazendo com que esse momento de aula, e, principalmente, o uso da língua sejam de fato significativos para ele e não algo a ser decorado sem finalidade em sua vida prática.

Capacite o corpo docente e os profissionais de apoio!

Para que a implementação da CLIL ocorra de forma plena, o corpo diretivo escolar precisa promover a capacitação de professores e da equipe pedagógica, instruindo-os sobre a metodologia.

Sendo assim, reúna professores e equipe pedagógica para uma imersão mais detalhada. Afinal, estamos falando de um ensino integrado de língua inglesa para a educação infantil com um perfil inovador.

E, para que professores e equipe pedagógica consigam transmitir conhecimento por meio do CLIL, mais do que entender o método, eles precisam participar ativamente do processo, contribuindo com seus conhecimentos prévios e favorecendo os sentimentos de pertencimento, de coletividade e de responsabilidade dentro da escola.

Já consegue imaginar essa realidade na sua escola? Com os programas de educação bilíngue do Edify, isso é totalmente possível, visto que nossos mentores especialistas acompanham os profissionais da sua escola não apenas na implantação do projeto, mas em todo o período da parceria.

Elabore um planejamento para a transição

Assim que a sua equipe estiver a par da implementação, eles serão verdadeiros protagonistas dessa nova prática escolar e poderão colaborar com a transição de um formato de ensino para outro!

Pois, na metodologia CLIL, assim como o aluno é um participante ativo, apresentando seu contexto, o professor precisa estar apto a escolher temáticas que representam suas turmas e que compreenda as demandas particulares de seus alunos, colaborando, assim, para o planejamento dessa mudança no ambiente escolar.

Por isso, contar com um programa bilíngue estruturado para acompanhar esse professor é fundamental, afinal, ele também precisa ter o suporte necessário para atuar na educação bilíngue. Confira nossa próxima dica para entender melhor!

Conte com um parceiro especializado!

O Edify Education é um parceiro especializado que, entre outras possibilidades, oferece o programa bilíngue Essential, totalmente pautado na base teórica e voltado para as práticas da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning).

O programa Essential tem como abordagem pedagógica o CLIL, cujo objetivo é desenvolver a linguagem e a aprendizagem dos conteúdos disciplinares de maneira integrada. Tal abordagem propõe que deixemos de fragmentar linguagem e conteúdo, passando a integrá-los, de forma que o ensino de um sirva à aprendizagem do outro.

No programa, os alunos podem aprofundar-se, em inglês, em tópicos que foram trabalhados previamente em outras disciplinas, assim desenvolvendo domínio linguístico ao mesmo tempo em que ampliam seu conhecimento sobre o mundo.

O Essential é de fácil implementação e concentra-se na multidisciplinaridade. Isso quer dizer que pode ser implementado junto a diferentes disciplinas da educação infantil, como um tema que norteia o planejamento pedagógico.

Além disso, visa um desenvolvimento linguístico que abrange o Ensino Infantil e Fundamental e que, mesmo sendo voltado para o ensino básico, capacita o aluno a, futuramente, atingir o nível linguístico B1 no Quadro Comum Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Mas o Essential não é voltado apenas para os alunos! Ele é dos nossos programas estruturados e completos para colaborar na transição de uma escola de ensino tradicional para uma escola com perfil de ensino bilíngue e, por isso, oferece treinamento para professores, materiais didáticos e acompanhamento pedagógico. Ou seja, o Edify auxilia gestores, coordenadores e toda a equipe pedagógica nessa transição.

Quer entender mais sobre? Se aprofunde nessa temática!

Diante do que foi apresentado, deu para compreender sobre o que é o Content and Language Integrated Learning (CLIL) e sobre algumas estratégias de implementação na educação infantil?

Se quiser saber mais, temos um e-book com um passo a passo mais aprofundado sobre o programa CLIL. Acesse e boa leitura!

Clique no banner abaixo para falar com um dos nossos consultores e saiba mais sobre uma possível parceria entre nós e a sua instituição!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

Por que aprender inglês é importante

Por que aprender inglês (na escola) é tão importante?

Aprender Inglês é fundamental, pois se trata do idioma mais falado no mundo¹. Sua importância se revela especialmente no mercado de trabalho, na cultura e na economia. Hoje, a formação de cidadãos plurais e com senso crítico…

dia do folclore

Dia do Folclore: Como Comemorar na Escola

O Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, é uma data que nos convida a mergulhar nas tradições, lendas, mitos e costumes que fazem parte da identidade cultural de um povo. No Brasil, o…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!