Saltar para o conteúdo
como escolher a escola do seu filho

Como escolher a melhor escola para seu filho?

Você já parou para pensar quantos anos passamos na escola e quão profunda é a influência desses anos em nossa vida adulta, tanto no que concerne ao profissional quanto aos nossos relacionamentos pessoais e inteligência socioemocional? É por causa dessa reflexão que quando conversamos sobre educação com as famílias, o que mais ouvimos é: como escolher a escola do meu filho?

Há muitos fatores para levarmos em consideração, desde metodologias e filosofia da escola até o ambiente escolar, para que ele seja um em que a criança se sinta feliz e confortável para se desenvolver e aprender. 

O que considerar na escolha da escola?

Além das necessidades e crenças da família, também é importante conhecer os temas atuais da educação para ser capaz de reconhecê-los na escola e fazer perguntas assertivas durante as visitas de prospecção.

Existem inúmeros fatores a serem considerados quando se busca a melhor escola para o seu filho: observar o espaço físico e a estrutura do local, entender quais são as atividades realizadas ao longo do dia, saber como funciona a alimentação, entre outros aspectos, são passos fundamentais e que discutiremos melhor a seguir.

Entretanto, antes de pensarmos na parte prática dessa procura, é essencial entendermos que a relação família-escola vai muito além de uma relação entre cliente e prestador de serviços.

Diferente de qualquer outra relação, quando deixamos nossos filhos sob os cuidados da equipe pedagógica de uma instituição, estamos confiando àquelas pessoas o ser que mais amamos no mundo.

São muitos os anseios (e, também alguns receios) que os pais depositam sobre os filhos: queremos que se desenvolvam não só cognitivamente, mas também física e emocionalmente; queremos que façam amigos; queremos que se tornem pessoas de bem, que obtenham sucesso profissional e que, acima de tudo, sejam felizes; queremos, resumidamente, ter a certeza de que todas as nossas escolhas contribuíram para que os nossos anseios se realizem e possamos ter, um dia, a sensação de dever cumprido.

Saiba mais sobre os programas Edify!

A parceria família-escola é essencial

De forma consciente ou inconsciente, sabemos que a nossa missão de educar é compartilhada com a escola. Embora a rotina nos confunda e, muitas vezes, deixemos mais latente a relação entre cliente e prestador de serviços (ora, se é natural que eu possa negociar preços, parece também natural que eu possa negociar notas no boletim e até decisões pedagógicas), é imprescindível lembrar que a escola não é só o local onde nossos filhos passam a maior parte do seu tempo.

Definitivamente, a escola não é só um local. Sendo assim, não existe outra forma de fazer com que essa relação funcione a não ser que ela seja mutuamente pautada no diálogo, no respeito, na empatia e, acima de tudo, na confiança.

Dessa maneira, quando for escolher a melhor escola para o seu filho, leve em consideração todos os aspectos práticos que apresentaremos a seguir, mas sem uma busca obcecada por perfeição.

Lembre-se de priorizar as relações humanas, observe como as pessoas praticam o acolhimento nesse local e tente estabelecer uma relação de absoluta confiança com as pessoas que cuidarão do ser que você ama mais do que a si mesmo.

O que é importante saber antes de escolher a escola que formará seu filho?

1. Observe o ambiente

Quando visitar escolas, observe o ambiente e a dinâmica entre as pessoas. Elas cumprimentam umas às outras nos corredores? Tem um semblante alegre? Parecem ativas e participativas? Desde a portaria até a diretoria, é importante que todos os funcionários estejam satisfeitos com seu trabalho e felizes por estar ali.

Observe também se as mesas estão organizadas, se as instalações estão limpas e se o espaço é adequado para o número de crianças que a escola se propõe a colocar em cada sala. Essas salas devem ser arejadas e bem iluminadas, além de terem espaço suficiente entre as mesas para que o aluno sente e se movimente confortavelmente. 

2. Procure ver produções dos alunos

Se quando você entra na escola, sente-se como se tivesse entrado em um hospital, mau sinal. As paredes de uma escola devem estar cheias de trabalhos e exposições dos alunos, e ao caminhar pelos corredores você deve ser capaz de sentir a vida pulsando lá dentro. Uma escola que valoriza o aluno e dá voz a ele inclui suas produções na própria decoração, sentindo orgulho em tornar seu aprendizado visível através da documentação pedagógica.

3. Investigue a valorização do professor

Escola boa valoriza professor, ponto final. Antes de agendar uma visita, procure descobrir se os professores são bem pagos e, no dia da visita, questione a direção sobre como se dá a formação continuada desses profissionais. Peça para conhecer os professores que lecionarão para seu filho e também observe o semblante deles. Eles parecem bem-dispostos? Parecem felizes e engajados com as atividades da escola?

4. Questione a escola sobre políticas de inclusão

Mesmo que seu filho não tenha uma deficiência ou necessidades educacionais especiais, questione a escola sobre suas políticas de inclusão. Por lei, nenhuma escola pode rejeitar uma criança por causa de suas necessidades, mas infelizmente ainda há muitas que dificultam o processo de matrícula desses alunos para que os pais acabem procurando outra instituição.

Fazer isso é um enorme sinal de que a escola não está preparada para aceitar as pessoas como elas são e valorizar a diversidade, fomentando um ambiente em que todos possam desenvolver seus talentos. É um sinal de que a escola pode não aceitar variações e só ver um modelo de aluno como pessoa de sucesso.

Ou seja, independente de necessidades especiais ou não, em um ambiente assim as individualidades de seu filho possivelmente não serão aceitas e a escola não está preparada para lidar com elas, provavelmente rotulando-o como um fracasso se por qualquer motivo ele não se encaixar no padrão estabelecido pela escola como normal. Para mais informações sobre inclusão na educação, recomendamos a Turma do Jiló

5. Questione a escola sobre a alimentação

Como as crianças passam bastante tempo na escola, algumas durante o dia inteiro, é crucial aprender mais sobre a alimentação que elas receberão. Peça para conhecer a cantina ou o restaurante e verifique se as instalações estão bem higienizadas. Observe também se as pessoas que trabalham lá estão vestidas de acordo com as orientações sanitárias e procure verificar como os alimentos são produzidos e armazenados. Revise o cardápio e busque por opções nutritivas e saudáveis, mesmo que seja apenas no lanche da manhã.

6. Questione a escola sobre suas metodologias

Para que estamos aprendendo isso se não vamos usar nunca? Estou exausto de ficar sentado copiando o dia inteiro. A gente não pode nem abrir a boca que já leva xingão. 

Lembra dessas frases? Quando aluno, você certamente as ouviu ou falou, não é mesmo? A boa notícia é que a educação mudou, e hoje é esperado que a criança seja o centro de seu aprendizado, sem mais aulas maçantes e sem sentido, mas colocando a mão na massa para aplicar o conteúdo a soluções reais e de fato vivenciar a experiência de resolver problemas usando o que aprende.

Assim, seremos capazes de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pelas Nações Unidas (ONU) até 2030. Desenvolver as habilidades e competências necessárias para ser um cidadão do século XXI é, inclusive, uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e esse plano de aprendizagem está detalhado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, questione sobre as formas como a escola garantirá o desenvolvimento holístico de seu filho.

Além disso, segundo a UNESCO, toda a criança tem direito aos 4 pilares da Educação, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Questione a escola sobre como suas metodologias permitem esse aprendizado e, posteriormente, envolva-se com os projetos propostos para garantir a participação da família na formação da criança.         

7. Procure uma escola com programa bilíngue

Você lembra de quando estava na escola e questionava como era possível termos aulas de inglês por tantos anos e não sair de lá sabendo a língua fluentemente, enquanto que em outros países isso era perfeitamente possível? Hoje, seu filho pode sair da escola sabendo inglês sem que você tenha que buscar cursos extras e pensar na logística de levá-lo e buscá-lo. Para isso, procure uma escola que conte com um programa bilíngue

Estar em um programa bilíngue é muito mais do que fazer um curso de inglês, já que o aluno adquire a língua de forma muito mais natural e imersa, garantindo um aprendizado mais profundo e efetivo, que se reflete em todo seu processo cognitivo.

No Edify, além de trabalharmos com tudo isso, ainda oferecemos os exames de proficiência de Cambridge durante a vida escolar do aluno que abre portas para ele em todo o mundo.

Para saber mais sobre como o Edify pode te ajudar nessa missão de transformar a sua escola, clique no banner abaixo!

Autor: Marcela Nesello

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!