Saltar para o conteúdo

Como a cultura pode desenvolver o aluno bilíngue?

Aumento da concentração e do raciocínio, manutenção da saúde cerebral, desenvolvimento de habilidades acadêmicas e melhores oportunidades no mercado de trabalho — essas são apenas algumas das inúmeras vantagens da educação bilíngue.

Além desses benefícios, o ensino bilíngue também é capaz de desenvolver habilidades de relacionamento intercultural muito importantes para o século XXI. Isso porque, o acesso a outro idioma, mais especificamente ao inglês, permite o aluno conhecer e se envolver social e culturalmente com outros povos e suas realidades.

O resultado é um aluno mais empático, que compreende melhor a diversidade cultural que existe no mundo e que está mais hábil para se relacionar com o outro.

No entanto, para que estas habilidades sejam de fato desenvolvidas, é importante que o aluno esteja inserido em um contexto de ensino bilíngue que vá além dos aspectos estruturais e funcionais da língua e abra espaço para discussões sobre como a realidade cultural que ocupamos influencia a maneira como pensamos, agimos e comunicamos.

É preciso, então, que o ensino-aprendizagem da língua esteja associado aos aspectos culturais daqueles que a utilizam.

Por exemplo, ao abordar maneiras de utilizar a língua de forma educada ou gentil não basta ensinar palavras e expressões isoladamente. É preciso levar o aluno a refletir sobre como o uso desse vocabulário relaciona-se as demais características dos falantes, suas atitudes e comportamentos. Em especial, como a forma de falar do outro se compara a sua e o que isso gera acerca de reflexões sobre si mesmo.

Portanto, o ensino bilíngue que adota uma abordagem que incentiva o diálogo entre culturas é capaz de criar um ambiente favorável para que o aluno conheça melhor sua própria cultura e a cultura do outro. Nesta abordagem, o aluno aprende a aceitar, respeitar e vivenciar as diferenças, deixando de lado preconceitos e estereótipos que podem vir a atrapalhar sua comunicação.

Converse com um dos nossos consultores!

Mas então como explorar a cultura na sala de aula bilíngue?

Para que a educação bilíngue desperte no aluno atitudes de tolerância e compreensão do outro, é preciso que o professor explore a cultura de maneira crítica. Dentre outras práticas, o professor deve levar o aluno a:

  • • Pensar criticamente sobre as diferenças e semelhanças entre as culturas e diferentes grupos humanos, e reconhecer que, assim como ele, o outro pensa e age de maneira culturalmente condicionada;
  • • Ampliar o entendimento da própria cultura a partir da comparação e da análise de outra(s) cultura(s) e, assim, fortalecer suas raízes culturais;
  • • Questionar as generalizações que são feitas sobre a cultura do outro, fugindo dos estereótipos reproduzidos pelo senso comum, e entendendo que a heterogeneidade é uma característica inerente às culturas, inclusive à sua própria;
  • • Desnaturalizar sua visão de mundo e seu modo de organização de vida a partir da apreciação do outro;
  • • Desenvolver atitudes de tolerância em relação a outros povos e culturas pensando em alternativas para lidar com situações/conflitos interculturais;
  • • Despertar sua consciência para a responsabilidade social que possui enquanto cidadão global.

O que diz a Base Nacional Comum Curricular?

A educação bilíngue dentro dessa perspectiva intercultural não deve almejar que o aluno chegue a um patamar de conhecimento ideal e total sobre a cultura alvo e local. O objetivo deve ser o desenvolvimento de habilidades para lidar com tantos outros contatos interculturais que vier a ter.

Se consultarmos as competências gerais da BNCC, veremos que o documento está perfeitamente alinhado com o tema. Nele está descrito a importância da escola na valorização das diversas manifestações artísticas e culturais, aumentando o repertório cultural do aluno, e na promoção do respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Assim, ao trazer a cultura para a sala de aula bilíngue, contribuímos para a formação educacional cidadã de nossos alunos, preparando-os para lidar com o mundo e com as pessoas do mundo, através de uma postura mais crítica, compreensiva e libertadora.

Autor: Rafael Miranda

Saiba mais sobre os programas Edify!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

educacao_bilingue_aulas_ingles

Carga horária: entenda por que educação bilíngue não é só aumentar as aulas de inglês

Muitas vezes, quando pensamos em educação bilíngue, a primeira imagem que nos vem à mente é a de crianças frequentando aulas de inglês por mais tempo do que o comum. No entanto, é fundamental entender…

tecnologia educacional

Tecnologia Educacional: o que é, importância e exemplos

A tecnologia educacional está presente em tarefas básicas do nosso dia a dia escolar, como na utilização da internet para pesquisas ou tablets para desenhar algo. Além disso, ela pode ser usada como ferramenta para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!