Saltar para o conteúdo
com_quantos_anos_pode_fazer_intercambio

Com quantos anos pode fazer intercâmbio? Tire todas suas dúvidas!

Intercâmbio cultural é mais do que apenas uma oportunidade para aprender um novo idioma ou explorar uma nova cultura; é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal que pode moldar o futuro de uma pessoa de maneiras inimagináveis. Se você está se perguntando com quantos anos é possível embarcar nesta aventura, vamos esclarecer tudo para você.

Conteúdo do Post

Qual a idade ideal?

Em termos gerais, a idade mínima para fazer intercâmbio sem a companhia de um responsável legal costuma ser em torno dos 16 anos. No entanto, esse limite pode variar dependendo do programa de intercâmbio e do país de destino. Existem opções específicas para adolescentes mais jovens, entre 12 e 15 anos, que permitem uma experiência supervisionada e adaptada à faixa etária, como o Férias Teens, ou até mesmo o programa de intercâmbio Em Família, que algumas escolas já aceitam alunos a partir dos 5 anos de idade.

Mas, por onde começar?

Agora, você pode estar se perguntando: por que não começar a se preparar para o intercâmbio desde cedo? Aqui é onde os programas bilíngues nas escolas entram em cena. Esses programas oferecem uma imersão no idioma estrangeiro desde os primeiros anos escolares, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas sólidas e se familiarizem com a cultura do país associado ao idioma.

Imagine uma criança aprendendo inglês desde os primeiros anos de escola. À medida que ela avança nos estudos, sua proficiência no idioma se aprimora, tornando-a cada vez mais preparada para uma futura experiência de intercâmbio. Além do aspecto linguístico, os programas bilíngues também desenvolvem habilidades de comunicação, pensamento crítico e adaptabilidade — todos essenciais para uma experiência intercultural bem-sucedida.

High School: um programa completo

Um dos programas mais interessantes para adolescentes é o High School. Nele, os jovens de 13 a 18 anos podem fazer parte de uma escola internacional e viver como um jovem local! Este é um dos programas mais completos, pois abrange tanto o âmbito acadêmico, como linguístico e social — perfeito para colocar em prática tudo o que aprendeu aqui no Brasil.

Esteja preparado(a)

Então, para responder à pergunta “com quantos anos pode fazer intercâmbio?”, a idade é apenas uma parte da equação. O mais importante é estar preparado emocional, linguística e culturalmente para aproveitar ao máximo essa oportunidade única. E começar cedo, por meio do ensino bilíngue nas escolas, pode ser o passo inicial para garantir uma experiência de intercâmbio gratificante e enriquecedora no futuro.

Portanto, se você tem o desejo de explorar o mundo, aprender novos idiomas e vivenciar culturas diferentes, lembre-se de que nunca é cedo demais para começar essa jornada. E os programas bilíngues nas escolas estão aqui para ajudá-lo a dar os primeiros passos rumo a um futuro repleto de experiências incríveis e aprendizado contínuo.

Fique por dentro dos principais assuntos da educação!

Assine nossa newsletter!

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…