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desenho de uma criança sentada em cima de livros conversando com uma mulher.

CLIL: o que é? Saiba mais sobre o Ensino Integrado de Conteúdos e Língua

CLIL, ou Content and Language Integrated Learning (em português, traduzido como Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), é uma abordagem educacional que tem foco dual, objetivando o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem dos conteúdos disciplinares de maneira integrada. Proposta em 1994 na Finlândia por um time de pesquisadores liderado pelo Professor David Marsh, PhD, tal abordagem vem ganhando força, principalmente no cenário da educação bilíngue, devido à sua conhecida eficácia, já amplamente comprovada por estudos científicos.

Tal abordagem propõe que deixemos de fragmentar linguagem e conteúdo, passando a integrá-los, de forma que o ensino de um sirva à aprendizagem do outro. Com isso, CLIL nos convida a pensar qual papel a linguagem tem no aprendizado de conteúdos disciplinares, bem como a considerar a importância do contexto e do significado (em lugar de forma, apenas) no ensino de línguas. Finalmente, CLIL nos convida a pensar a importância da transdisciplinaridade na educação.

A educação por meio da transdisciplinaridade e da integração de conteúdo e linguagem oportuniza a formação dos estudantes enquanto sujeitos criativos e críticos, capazes de estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento para entender fenômenos complexos e com competências além das linguísticas para inserir-se em contextos diversos. Atualmente, com o ensino bilíngue como parte da rotina escolar, entender sobre CLIL se tornou indispensável.

Continue a leitura e aprenda como essa abordagem pode transformar a prática pedagógica de forma revolucionária.

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O que é a abordagem CLIL: conceito e prática integrada

Com bases sólidas em teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, tais quais a Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky e o Construtivismo de Jean Piaget, bem como em teorias da área da Linguística, a exemplo da Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Holliday, CLIL foi proposta enquanto abordagem em 1994 a partir de pesquisas científicas nos contextos Europeu e Canadense. Desde então, a abordagem vem ganhando cada vez mais popularidade – inicialmente na Europa e, posteriormente, na Ásia e América Latina.

CLIL é pautada em diferentes pressupostos, dentre os quais as noções de que a linguagem é a base de toda aprendizagem; de que o repertório e as habilidades que um aluno desenvolve devem ser construídos ativamente a partir de seu conhecimento prévio; de que cada aluno é único em sua individualidade; de que competências são desenvolvidas em uso; de que a linguagem é específica a um contexto.

Assim, CLIL prevê o uso da linguagem, e principalmente da língua adicional, como ferramenta para construção de significados e desenvolvimento de competências. Assim, a língua adicional (LA) funciona como meio para a aprendizagem. Ao mesmo tempo, através do próprio uso da LA, aliado ao seu ensino explícito nos contextos das diferentes disciplinas, a aprendizagem da LA é também fim, uma vez que CLIL tem como parte de seu objetivo o desenvolvimento da linguagem.

Assim, o conteúdo e a linguagem se interseccionam na medida em que são integrados. Com isso, por meio de um processo integrado de ensino-aprendizagem, os alunos são expostos a conteúdos e disciplinas do currículo escolar através de outro idioma, a exemplo da Língua Inglesa, engajando-se em experiências que promovem constante desenvolvimento dos dois focos.

Aqui no Edify, implementamos CLIL em um dos nossos programas, o Essential. Através dele, os alunos podem aprofundar-se, em inglês, em tópicos que foram trabalhados previamente em outras disciplinas, assim desenvolvendo domínio linguístico ao tempo em que ampliam seu conhecimento sobre o mundo. Tudo isso, é claro, através de uma prática pedagógica pautada na experiência individualizada, na construção ativa de conhecimento e na prática diária de uso da língua.

Vantagens do método interdisciplinar CLIL

Os benefícios da implementação de uma abordagem que integra diferentes áreas são inúmeros, segundo indicam os especialistas. Alguns dos fatores positivos que valem a pena destacar são:

  • exposição a contextos diversos de uso da linguagem através das diferentes disciplinas;
  • aprimoramento das habilidades de uso da linguagem e de comunicação;
  • aprofundamento de conhecimentos das outras áreas, a exemplo da geografia, matemática, ou artes;
  • maior engajamento do aluno, motivado por um senso de relevância da aprendizagem;
  • preparação para a internacionalização com a ampliação do repertório linguístico do estudante;
  • maior motivação e a confiança no uso da língua adicional e nos conhecimentos das outras áreas;
  • maior consciência em relação às semelhanças e diferenças entre língua materna e língua adicional

Essas são apenas algumas das vantagens da implementação de CLIL que, ao oportunizar o estudo contextualizado de uma LA e a aprendizagem das diferentes áreas de conhecimento, contribui para o objetivo mais preponderante da educação bilíngue, que é formar sujeitos capazes de utilizar diferentes línguas e conhecimentos para navegar um mundo não somente linguisticamente e culturalmente diverso, mas também em constante mudança, adaptando-se a cada situação e contexto de formas apropriadas.

Cursos CLIL para professores: formação continuada

Escolas que se interessam por implementar CLIL precisam ter um corpo docente preparado para atuar a partir dessa nova perspectiva. Entende-se como necessário que os professores tenham conhecimentos linguísticos, mas que também estejam aptos e abertos a avaliar e expandir suas próprias habilidades e conhecimento sobre os outros temas explorados em sala de aula, sem perder visão do mais importante: que o professor CLIL é um expert, acima de tudo, em ensino-aprendizagem.

Por conta disso, a formação de profissionais qualificados se faz altamente necessária, já que a interdisciplinaridade e integração demandam domínio de mais do que o uso da linguagem. O ensino a partir de uma perspectiva CLIL exige profissionais preparados para lidar com as demandas específicas da aprendizagem através do uso da LA.

Oferecer aos docentes a formação necessária para atuar no contexto CLIL é fundamental e esta deve ser feita por meio de instituições de referência. Aqui na Edify, trabalhamos com as melhores fontes com o intuito de oferecer experiências e recursos que impulsionem tanto alunos quanto a equipe pedagógica na construção de um aprendizado edificante. Continue explorando o nosso blog e caminhe conosco na construção de novas formas de aprender e ensinar por meio de uma educação bilíngue inovadora.

Referências Bibliográficas

BANDOLI, GMD; DETOGNE, K. P.; LUQUETTI, ECF. Funcionalismo e ensino de língua: por uma educação linguística. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, v. 11, p. 1-10, 2014.

BJÖRKENHEIM, Maria. The future of Nordic education: CLIL and curriculum analysis of Finnish and Swedish basic education. Unpublished master’s thesis, University of Oulu). Disponível em: <http://urn.fi/URN:NBN:fi:oulu-201504301438>. Acesso em: 04/2022.

DE ZAROBE, Y. Ruiz. Which language competencies benefit from CLIL? An insight into applied linguistics research. Content and Foreign Language Intgrated Learning, Contributions to Multilingualism in European Contexts. Bern: Peter Lang, p. 129-153, 2011.

KLIMOVA, Blanka Frydrychova. CLIL and the teaching of foreign languages. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 47, p. 572-576, 2012.

LAURÉN, Christer; HOVILA, Arja. Varhain monikieliseksi: kielenoppimisen teoriaa ja käytäntöä. Finn Lectura, 2008.

LENNEBERG, E. Biological foundations of language. Nova Iorque: John Wiley, 1967.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; COLE, Michael. Mind in society: Development of higher psychological processes. Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Thought and Language. Cambridge MA: MIT Press, 1962. (texto original publicado em russo, 1934).

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