Observar, questionar, levantar hipóteses, concluir, fazer julgamentos, assimilar valores e construir conhecimento é a forma pela qual a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entende que a criança deve interagir com o mundo físico e social mediante diferentes campos de experiência.
Esses fundamentos estão alinhados de forma harmônica com a base pedagógica do programa bilíngue Edify, que se organiza no desenvolvimento de projetos. O inglês não é visto apenas como um componente curricular, mas como um meio de ajudar o aluno a construir conhecimento mediante a resolução de problemas em situações em que são usadas ferramentas cognitivas, múltiplas fontes de informação e conhecimento de outras disciplinas.
Os projetos, ao funcionarem como uma ponte entre experiências na sala de aula e os fenômenos na vida real, exigem um engajamento ativo do aluno e promovem a integração entre as diferentes disciplinas, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e colaboração, habilidades indispensáveis para uma ampla compreensão das inúmeras fontes de informação veiculadas nos dias de hoje.
O programa bilíngue Edify apresenta uma proposta arrojada e inovadora com módulos de conhecimento criados para permitir ao aluno vivenciar experiências. Além do desenvolvimento da base linguística e de projetos, as crianças experimentam laboratórios temáticos através da língua inglesa como, por exemplo, Power of Play, Drama, Creative Writing, Maker, Thinking the future, Storytelling, Creativity, Innovation, Global Citizenship, Media Literacy, Leadership and Talent, Entrepreneurship e Public Speaking.
Cada um desses conhecimentos é adaptado para os diferentes segmentos.
BNCC e ensino bilíngue: como os módulos estão relacionados?
Drama (Fundamental 1 – 1º e 2º anos)
Vivenciar o aprendizado de inglês por meio da dramatização promove criatividade, autoconfiança, concentração, liderança e cooperação, facilitando a expressão oral e corporal. Incentiva a criança a tomar decisões, participar e orientar suas próprias experiências de aprendizagem. Estabelece-se, assim, uma ligação com as competências de comunicação, argumentação, empatia e cooperação apresentadas na BNCC.
Creative Writing (Fundamental 1 – 3º e 4º anos)
Criatividade, autonomia, autoria, inspiração, motivação e curiosidade são os pilares da escrita criativa, que compreende uma série de atividades que ajudam os alunos a escrever de forma mais livre e original. Mediante a compreensão das bases culturais presentes em diferentes histórias e a construção de personagens, promove-se o pensamento crítico e criativo e a valorização de repertórios culturais diversificados, que são itens relevantes na BNCC.
Innovation (Fundamental 2 – 7º ano)
Fomenta a experiência prática, levando os alunos a uma jornada para entender a importância da inovação. Ao aplicar os conceitos de inovação, os alunos experimentam, avaliam opções e testam hipóteses para identificar possíveis soluções.
Estimula-se a capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais, bem como a avaliação realista das conseqüências de várias ações e uma consideração do bem-estar de si mesmo e dos outros. Tais elementos alinham-se com as competências de autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, trabalho e projeto de vida estabelecidas na BNCC.
Todos os projetos envolvem a prática da língua inglesa e contam com avaliações do professor e do próprio aluno, sempre com orientação da equipe Edify.
Autor: Andreia Fernandes
Conte-nos o que achou sobre o texto!
Escrever comentário