As competências e habilidades presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são diretrizes que têm como principal objetivo o desenvolvimento uniforme e pleno de todos os estudantes, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagens fundamentais e essenciais no âmbito educacional.
Certamente, é um dos documentos mais importantes e desafiadores da educação no país, que provocou transformações profundas na educação básica. Apresentando a abordagem de 10 conceitos gerais, esse conjunto de orientações procura consolidar o direito ao acesso à aprendizagem.
Compreender seus princípios é crucial para que as práticas sugeridas sejam aplicadas de forma eficiente no contexto pedagógico, dentro e fora da sala de aula. Desde a sua criação, em 2014, os currículos têm mudado e se adaptado, tanto no sistema público quanto no privado.
Vamos, então, conversar um pouquinho sobre o que são competências, habilidades e os conceitos-chave que norteiam toda a base curricular nacional?
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Competências e habilidades da BNCC: o que são?
Entender bem esses dois conceitos pode parecer um pouco desafiador, porém, por meio de um exemplo simples, podemos inferir, ainda que superficialmente, sobre do que se trata cada área para podermos nos preparar para trabalhar na aplicação adequada de cada uma delas.
Por exemplo, você já pegou carona com alguém que conseguia trocar as marchas e se orientar no trânsito, mas que não era um bom motorista? Ou, você ficou com uma sensação de não conseguir explicar por qual motivo essa pessoa não dirigia bem, já que ela conseguia realizar as funções básicas do veículo? Percebeu que algo faltava, mas não conseguia explicar exatamente o quê?
Basicamente, essa pessoa tem a habilidade de trocar as marchas, de usar os espelhos, mas ainda falta algo para ter a competência de ser um bom motorista. Se ela praticar suas habilidades constantemente, pedir dicas a amigos e ler sobre o assunto, muito provavelmente chegará ao seu objetivo.
Resumindo bem a diferença entre um conceito e outro, seria o seguinte: a competência é mais subjetiva e pessoal, enquanto a habilidade é algo mais prático e tangível. Dessa forma, é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.
Nesse assunto, uma referência que temos é Philippe Perrenoud, doutor em Sociologia e Antropologia e professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra.
Em uma entrevista concedida durante uma de suas visitas ao Brasil, o estudioso falou sobre suas considerações acerca da educação brasileira, como a posição em que o país se encontra no ranking educacional mundial devido aos inúmeros desafios presentes no cenário nacional.
Competências gerais da BNCC: conceito e prática
Quando consideramos as 10 competências gerais da BNCC, os profissionais da educação precisam se certificar de que elas cheguem à sala de aula.
E, para que isso aconteça, primeiramente, é necessário entender o que cada uma delas postula, para daí, então, traçar estratégias eficazes. Com base nas premissas estudadas, a equipe pedagógica pode agir de forma mais precisa, garantindo que as ações propostas sejam implementadas e que os alunos pratiquem as habilidades que os levarão aos resultados esperados.
Um bom exemplo é como abordar a noção geral número nove, que trata de empatia e cooperação. Para os professores, fica bastante abstrato e complexo se perguntar: “como se ensina empatia?”
No entanto, ao tornar o questionamento mais amplo, como “Quais habilidades posso abordar com meus alunos para que eles desenvolvam empatia?”, o trabalho se torna mais fácil e alcançável.
De forma resumida, as habilidades são os degraus que nos levam à construção das competências e devem ser trabalhadas ao longo da trajetória dos alunos na educação básica, permeando vários componentes curriculares. O documento elaborado pelo Ministério da Educação postula as seguintes áreas:
- conhecimento;
- pensamento crítico, científico e criativo;
- repertório cultural;
- comunicação;
- cultura digital;
- trabalho e projeto de vida;
- argumentação;
- autoconhecimento e autocuidado;
- empatia e cooperação;
- responsabilidade e cidadania.
Para ler depois: Novo Ensino Médio e BNCC: os desafios da vez para a educação.
Explorando as 10 Competências Gerais da BNCC: Uma Lista Essencial
Conhecimento
A competência do conhecimento envolve a compreensão e aplicação de conceitos interdisciplinares, permitindo que os alunos façam conexões significativas entre diferentes áreas do conhecimento.
Pensamento Crítico, Científico e Criativo
Desenvolver essa competência capacita os alunos a analisar informações de maneira crítica, propor soluções inovadoras e abordar problemas complexos de maneira sistemática.
Repertório Cultural
Esta competência visa promover o entendimento da diversidade cultural, histórica e social, enriquecendo a perspectiva dos alunos sobre o mundo ao seu redor.
Comunicação
A habilidade de comunicar-se de forma clara e eficaz, tanto oralmente quanto por escrito, é fundamental para todas as áreas da vida.
Cultura Digital
Nesta era digital, a competência digital é crucial, capacitando os alunos a usar a tecnologia de maneira responsável e criativa.
Trabalho e Projeto de Vida
Preparar os alunos para planejar e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais é o foco dessa competência.
Argumentação
A capacidade de articular argumentos sólidos e fundamentados é uma habilidade valiosa em debates e na tomada de decisões informadas.
Autoconhecimento e Autocuidado
Promover o autoconhecimento e a saúde emocional é essencial para o bem-estar dos alunos.
Empatia e Cooperação
Essa competência incentiva os alunos a entenderem e respeitarem as perspectivas dos outros, colaborando de maneira eficaz.
Responsabilidade e Cidadania
Os alunos são incentivados a se tornarem cidadãos responsáveis, engajados em questões sociais e ambientais.
Por meio da aplicação dinâmica de cada item acima, pode-se esperar que a escola tenha múltiplos benefícios, como o trabalho com habilidades socioemocionais, algo importante no desenvolvimento de cidadãos ativos e participantes da sociedade. E como garantir que haja uma aplicação concreta e efetiva do que é proposto?
Metodologias ativas no contexto educacional
Abordagem baseada em projetos, design thinking, gamificação, sala de aula invertida e mais. Esses termos têm se tornado cada vez mais populares e presentes na prática pedagógica de muitas instituições. Tal inclusão está sendo adotada por um bom motivo, os resultados obtidos são excelentes.
A instituição de metodologias ativas permite que os alunos trabalhem com grande parte do conteúdo instituído (quando não todo), possibilitando estudos plurais, completos e dinâmicos durante toda a trajetória escolar.
No que tange ao ensino de língua inglesa, as adaptações feitas pelas escolas incluem a adoção de ferramentas que abordem modos ativos de trabalhar os conceitos gramaticais, linguísticos e sociais. Um exemplo disso são os nossos programas que colocam os alunos como os protagonistas do seu percurso de aprendizagem.
Aproveite e leia também: Metodologias ativas, BNCC e inovação em sala de aula.
A Avaliação Formativa como Ferramenta de Desenvolvimento das Competências da BNCC
Além da abordagem pedagógica, a avaliação desempenha um papel crucial no desenvolvimento das competências da BNCC. A avaliação formativa, em contraste com a avaliação somativa tradicional, enfatiza o acompanhamento contínuo do progresso dos alunos e fornece feedback específico para orientar a aprendizagem.
Ao adotar essa abordagem, os educadores podem identificar lacunas no desenvolvimento das competências, ajustar suas estratégias de ensino e oferecer intervenções personalizadas. A avaliação formativa não apenas mede o conhecimento adquirido, mas também promove a autorreflexão, a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo das habilidades socioemocionais dos alunos, alinhando-se ao cerne da BNCC, que é o desenvolvimento integral dos estudantes.
Aprofundando a Parceria com Edify: Rumo a uma Educação Transformadora
O Edify oferece programas educacionais bilíngues que não apenas cumprem as diretrizes da BNCC, mas também se concentram no desenvolvimento integral dos alunos. Com metodologias modernas e apoio contínuo, as escolas podem se tornar agentes de mudança na educação, capacitando os alunos para o sucesso em um mundo diversificado e desafiador.
Introduzir os conceitos e premissas da BNCC no ensino de Língua Inglesa colabora para o foco da função social e política do inglês, favorecendo uma educação linguística consciente, crítica e voltada para a interculturalidade. Esse trabalho insere os estudantes no contexto globalizado e plural, dando ferramentas de engajamento e participação que contribuem para a interação e mobilidade em diversas situações e contextos.
Integrando a BNCC no Ensino de Língua Inglesa
A BNCC não se limita a disciplinas específicas, e sua aplicação pode ser observada até mesmo no ensino de línguas estrangeiras, como o inglês. Através da introdução de abordagens ativas e programas educacionais bilíngues, as escolas podem promover o desenvolvimento linguístico e socioemocional dos alunos, alinhando-se às diretrizes da BNCC.
Fomentando o Futuro da Educação com a BNCC
A BNCC desafia educadores a moldar o futuro da educação, capacitando os alunos com as competências e habilidades necessárias para enfrentar um mundo em constante evolução. Ao adotar abordagens inovadoras, como metodologias ativas e programas educacionais bilíngues, as escolas podem garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também se tornem cidadãos comprometidos e resilientes.
Construção da autonomia na Educação Básica
Como sociedade e nação, adotar um documento como a base nacional comum curricular é mais uma estratégia na busca pela construção e desenvolvimento da autonomia dos nossos alunos, a fim de que a escola seja um ambiente de experiências de vida.
Por ser dividido e propor competências e habilidades no Ensino Fundamental, Médio e até mesmo no Infantil, as escolas têm acesso a práticas diversificadas e contextualizadas.
É dessa forma que garantiremos a formação de indivíduos que sejam cidadãos ativos e seres humanos que gozam de saúde física e mental, sendo capazes de triunfar na diversidade e atuar como agentes de melhora social para todos.
Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como inserir e instrumentalizar sua escola para atuar de acordo com as abordagens mais atuais e efetivas no contexto educacional brasileiro, aproveite e leia nosso e-book: BNCC e Educação Bilíngue!
Aliás, com os programas bilíngues do Edify, a sua escola pode se transformar em uma instituição bilíngue com uma proposta educacional inovadora com metodologias modernas e suporte durante toda a parceria.
A proposta educacional focada no bilinguismo também contribui ativamente para o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e nossos mentores podem dar todo o direcionamento necessário para a equipe pedagógica do seu colégio.
Para saber mais sobre as nossas soluções para sua escola, leia o post em que contamos mais sobre cada um dos nossos programas. Ou, se preferir, clique no banner abaixo para falar com um dos nossos consultores e saber mais a respeito de uma possível parceria!
Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017.
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