No Edify, consideramos nossos alunos em sua integralidade. Sendo assim, nossas soluções acadêmicas priorizam uma aprendizagem personalizada, significativa e colaborativa que promova motivação, engajamento, autonomia e sensação de progresso. A avaliação educacional é parte constituinte do processo de ensino e aprendizagem e baseia-se em premissas que norteiam nossas práticas.
O que é avaliação educacional?
A avaliação educacional se refere a coleta de evidências sobre o atingimento de objetivos de aprendizagem. Em outras palavras, queremos saber se nossos alunos estão progredindo nos desafios e tarefas a que são expostos.
Avaliação é o processo sistemático de mensurar e analisar dados coletados sobre os conhecimentos, habilidades e competências de alunos, a fim de melhorar a aprendizagem e impactar seu progresso.
Qual a relação entre a avaliação e o processo de ensino-aprendizagem?
Partimos do princípio que a avaliação, o ensino e a aprendizagem estão intrinsecamente interligados. Ao definirmos novos currículos e objetivos de aprendizagem, o pensar sobre as melhores formas de mensurar o atingimento desses marcos deve acontecer em conjunto, assim como os materiais e práticas pedagógicas que irão apoiar os professores no trabalho dessas competências com seus alunos.
Qual o papel da avaliação somativa e formativa?
A avaliação somativa informa sobre o desempenho dos alunos através de escores e notas. Geralmente acontece no final de uma unidade, período ou ano letivo para checar o aprendizado após o ensino. É a avaliação do aprendizado e tende a ser desenhada com as características de validação.
Já a avaliação formativa é pensada para apoiar professores e alunos. É detalhada, específica e proporciona feedback descritivo e qualitativo com relação ao atingimento de critérios e rubricas. Checa a aprendizagem de forma contínua para determinar os próximos passos. É a avaliação para o aprendizado.
Acreditamos que a avaliação contínua, incluindo tarefas de natureza somativa e formativa, é essencial para apoiar a aprendizagem e promover a sensação de progresso.
O que devemos avaliar?
Com a introdução das competências e habilidades da BNCC, os currículos mudaram, assim como o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação também precisou acompanhar essas mudanças. Consequentemente, focamos em conhecimentos e conteúdos, mas também avaliamos habilidades e competências, incluindo competências do século 21, através de tarefas e projetos com rubricas específicas.
Sempre que possível, é importante proporcionarmos tarefas avaliativas que ofereçam escolha, deem voz aos nossos alunos e que reflitam interações autênticas e relevantes. A preparação para um evento avaliativo oferece aos alunos motivação objetiva para aprimorarem seus conhecimentos. Queremos que nossos alunos sintam que a avaliação é um processo significativo e relevante.
Como devemos escolher nossos instrumentos para uma avaliação educacional eficaz?
Os instrumentos avaliativos que utilizamos podem ter propósitos e formatos diferentes mas necessitam estar alinhados com os objetivos de aprendizagem, práticas de sala de aula e serem adequados ao contexto educacional.
A Pandemia corroborou a premissa que provas formais não são a única oportunidade de avaliação. Criamos tantas outras possibilidades para avaliação, com ferramentas online, engajando alunos e gerando dados em tempo real. As tarefas avaliativas devem proporcionar oportunidades de aprendizagem, através do desenvolvimento de habilidades específicas e também para a produção de conteúdo relevante. Dentre algumas possibilidades de instrumentos avaliativos, destacamos:
- atividades diagnósticas e formulários online;
- questionários & quizzes;
- projetos colaborativos;
- portfólios digitais;
- blogs & artigos;
- relatórios & reflexões;
- apresentações orais & depoimentos;
- podcasts
- tutoriais & video aulas.
Qual a importância dos dados coletados para alunos, professores e escolas?
Os resultados de avaliações educacionais proporcionam informações valiosas sobre o progresso dos nossos alunos. Através dos dados coletados, devemos refletir sobre a eficácia de nossos métodos de ensino, estratégias de aprendizado que desenvolvemos em sala de aula e modificar nossas práticas, decidir e gerar ações futuras.
Feedback construtivo é uma poderosa estratégia na jornada de aprendizagem pois proporciona reflexão e personalização, impactando positivamente os níveis de desempenho escolar. Ao darmos feedback de forma personalizada, conseguimos descrever pontos onde nossos alunos se destacam e sugerir ações para o aprimoramento de áreas específicas. Também é muito importante que nossos alunos reflitam sobre suas próprias estratégias de aprendizado e como podem modificá-las, para evoluir em seu progresso.
Como podemos sistematizar a participação de alunos no processo avaliativo?
As práticas de autoavaliação e avaliação em pares geram responsabilidade, autonomia, colaboração e reflexão crítica. Em seu livro “Developing Assessment Capable Visible Learners”, Frey, Hattie e Fisher retornam à noção de tornar o aprendizado visível. Alunos que se destacam são capazes de articular o que estão aprendendo e a razão, falar sobre suas estratégias de aprendizagem, articular seus próximos passos e utilizar estratégias de autorregulação. Além disso, almejam objetivos de excelência. Querem se tornar competentes em seus objetivos de aprendizagem. Também apoiam o aprendizado de seus colegas e valorizam o feedback.
Por fim, queremos que nossos alunos tenham um papel ativo na avaliação de sua evolução. Para que possam refletir de forma eficaz, é essencial que estejam familiarizados com rubricas de avaliação e técnicas de feedback aos seus pares para que esses sejam momentos de crescimento mútuo e de colaboração.
E quais são as suas crenças e práticas em avaliação educacional?
Estamos atualmente desenvolvendo um projeto de letramento em avaliação de línguas e gostaríamos de ouvir sobre as suas práticas avaliativas. Clique aqui e participe de nossa pesquisa!
Para saber mais sobre como o Edify pode ajudar a sua escola a desenvolver as melhores práticas em avaliação educacional, assista ao vídeo abaixo.
Autor: Cristiane Corsetti
Referências bibliográficas:
Coombe, Christine. An A to Z of Second Language Assessment: How Language Teachers Understand Assessment Concepts. London, UK: British Council. 2018. Disponível em <https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/a_to_z_glossary_final.pdf>. Acesso em 30/10/2019
Frey, Nancy; Hattie, John; Fisher, Douglas. Developing Assessment-Capable Visible Learners, Grades K-12: Maximizing Skill, Will and Thrill. Conwin. 2018.
Quevedo-Camargo, Gladys. Avaliação online: um guia para professores. Letraria 2021. Disponível em <https://www.letraria.net/wp-content/uploads/2021/07/Avaliacao-online-um-guia-para-professores-ONLINE-Letraria.pdf> Acesso em 04/08/2021.
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