Saltar para o conteúdo
autonomia infantil

O que significa desenvolver a autonomia na Educação Infantil?

Promover a autonomia na educação infantil significa fazer com que as crianças saibam que possuem controle sobre si mesmas e sobre as escolhas que podem fazer. Das atividades em que participam até como brincam e interagem com os colegas, a autonomia desempenha um papel em tudo o que uma criança faz na sala de aula.

Assim como o ensino de inglês traz diversos benefícios para as crianças desde cedo, aprender a ser independente é uma habilidade fundamental quando elas estão na idade pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, pois as ensina como se comportar mais tarde na vida, à medida que crescem e assumem maiores responsabilidades.

Saiba mais sobre os programas Edify!

Por que a autonomia deve ser incentivada?

À medida que as crianças se tornam mais independentes, elas exploram o mundo por conta própria e descobrem como se expressar. Também começam a entender como suas escolhas e como suas ações influenciam os resultados, além de compreender também o que eles têm e o que não têm controle.

A autonomia deve ser incentivada desde a educação infantil para ajudar as crianças a desenvolverem um senso de identidade!

A seguir listamos aspectos importantes para desenvolver a autonomia em uma criança:

1. Faz com que ela sinta que tem algum controle da sua vida

Embora não se possa esperar que as crianças tenham o controle total de todos os aspectos de suas vidas, elas precisam sentir que possuem propriedade em certa medida para que possam construir a autoconfiança.

2. Aumenta a autoestima da criança

Quando uma criança sente que está no controle e pode fazer suas próprias escolhas, isso também aumenta sua autoestima. Além disso, conseguir efetuar algo por conta própria promove uma sensação de realização.

3. Estimula o desenvolvimento cognitivo

Quando uma criança realiza suas próprias escolhas, ela aprende que consegue solucionar problemas. E mais, fazer escolhas significativas é parte essencial do desenvolvimento cognitivo, que melhora à medida que as crianças pensam nas escolhas que lhes são apresentadas.

Conheça, agora, algumas atividades que também promovem o desenvolvimento cognitivo pré-escolar.

Como incentivar uma criança a ser autônoma?

Incentivar a autonomia na educação infantil é essencial para a maturidade e a confiança pessoal da criança. À medida que educadores e pais proporcionam mais independência, as crianças podem aprender com suas ações, lutas e sucessos. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais você pode começar a incentivar a autonomia na sala de aula de inglês:

1. Ofereça opções de escolha

Permitir que as crianças façam suas próprias escolhas é o primeiro passo para estimular a autonomia. Quando possível, configure um ambiente onde muitas opções estejam disponíveis. Por exemplo, deixe que as crianças decidam de qual atividade querem participar e se querem fazê-lo com um grupo ou brincar de forma independente.

2. Respeite suas opiniões

Ao ouvir as ideias e opiniões das crianças estamos ajudando a desenvolver senso de autonomia. Respeitar as opiniões das crianças em idade pré-escolar demonstra que elas realmente importam para o mundo ao seu redor. Também os ajuda a entender que os adultos reconhecem e respeitam suas habilidades.

3. Dê responsabilidades

Ofereça às crianças responsabilidades reais. As tarefas devem ser um pouco desafiadoras para ajudá-las a desenvolver perseverança. Experiências como preparar um lanche a partir de uma receita, organizar os brinquedos e materiais escolares e praticar a jardinagem são excelentes tarefas para atribuir às crianças para ajudá-las a sentir que estão desempenhando uma responsabilidade “adulta”.

Ao abraçar as opiniões das crianças e permitir que elas tomem decisões independentes podem ajudá-las a desenvolver um senso de autonomia, aumentar a autoestima e estimular o desenvolvimento cognitivo.

Construir essa independência ajuda as crianças a terem um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Além disso, ajudará a lidar com mais responsabilidades à medida que crescem.

Uma solução para escolas: investir em um programa educacional em inglês!

Contar com um programa educacional bilíngue completo e que ofereça o suporte necessário durante todo o processo educacional é um caminho seguro e eficiente para promover uma educação inovadora, uma vez que as aulas em inglês também são excelentes oportunidades para estimular a autonomia dos alunos.

O Edify oferece o programa Essential focado em atividades multidisciplinares, justamente para desenvolver as potencialidades cognitivas das crianças e, consequentemente, proporcionar mais autonomia para elas atuarem como protagonistas do seu próprio aprendizado.

Com a aplicação das atividades do nosso programa, os alunos terão uma base linguística de inglês e colocarão o aprendizado em prática por meio de aulas CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem).

Nessa abordagem, os estudantes aprendem com a integração de conteúdo e linguagem que oferece a oportunidade de trabalharem a capacidade criativa e o pensamento crítico por meio de revisões de temas já aprendidos em outras disciplinas.

Dentro dos nossos programas também oferecemos atividades que estimulam o desenvolvimento socioemocional das crianças. Nas aulas de inglês, aplicamos metodologias de ensino cujo objetivo é estimular as competências e habilidades que valorizam o fator cognitivo.

Dessa forma, nosso método de aprendizagem utilizado no ensino bilíngue ajuda a formar alunos capazes de gerenciar suas emoções de forma autônoma e saudável. Clique no banner abaixo e receba mais informações sobre nossas soluções educacionais em inglês!

Diferencie a sua escola!

Aproveite e leia também:

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

combate_ao_bullying

Combate ao bullying: 5 atividades para as aulas de inglês

A cada ano, pessoas ao redor do mundo se unem para reforçar a importância de uma luta diária: o combate ao bullying, incentivando a empatia e fortalecendo os laços de afeto. Substantivo da língua inglesa,…

dia_internacional_das_mulheres

Dia Internacional das Mulheres: 8 Ideias Para as Aulas de Inglês

O Dia Internacional das Mulheres é uma celebração global que reconhece as conquistas e a luta contínua das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Essa data, comemorada em 8 de março, oferece uma oportunidade…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!